segunda-feira, janeiro 01, 2007

SonhoColorido!
















Quando se dorme todos sonhamos
defesa do nosso subsconsciente
de uns facilmente nos lembramos
de outros... nada temos ciente!

O engraçado desta questão
dos que me lembro são a cores
faz-me uma tremenda confusão
pois até as coisas têm sabores!

Nuns sonhos vejo-me a andar
pela minha terra vermelha
muitas saudades de a pisar
poder voar como uma abelha!

Como maboques, côcos e pitangas
trepando às arvores como fazia
maçãs-da-india, múcuas e mangas
oh... oh...que bem que me sabia!

O Mar é tão quente e azulado
àguas limpidas e transparentes
salto, mergulho, brinco e nado
num vaivém como párapentes!

Do norte ao sul de Angola
a paisagem é de rara beleza
matas e rios fazem uma bola
brinco com a sua leveza!

Coqueiros, palmeiras e embodeiros
fazem parte da sua grande vegetação
mas com a passagem de bombardeiros
já nada daquilo deve ter animação!

Petróleo, diamantes é p'ros de fora
enormes riquezas mal exploradas
o povo angolano ainda sofre e chora
tocando batuques nas suas matas!

Mas a terra vermelha aparece
superior a todas as agressões
o que tomba de novo cresce
a natureza cumprindo missões!

Terra tropical bela e linda
onde a ganância tudo desfez
e nós...pobres na berlinda
de quem quiz tudo de uma vez!

O meu sonho é tão colorido
o teu futuro há-de ser bom
protegendo um povo querido
mas já não verei o novo tom!


Fatyly

17 Comments:

Blogger wind said...

Querida Fatyly , excelente poema onde descreves tudo de uma forma genial!
Paabéns:)
É pena a tua terra estar como está:(
beijocas

1/1/07 20:50  
Anonymous Anónimo said...

Sonho muito e lembro-me de imensos sonhos,sorri,sonho a cores mas...para Angola não tenho sonhos,gostava que conseguissem construir e preservar a paz,lá há tudo o resto,Angola é linda!
Tenho algum receio de falar porque o discurso pode parecer paternalista e não é,de todo!eles saberão encontrar o caminho,o deles,estou certa!
Guardo o tempo de crescer nesse lugar no sítio das coisas boas de mim.
Devo muito do que sou a África,cresci e brinquei em Luanda,com meninos de todas as cores(era assim que escrevia nas minhas redacções)aprendi a tolerãncia ,a amizade,o valor dos gestos e do silêncio...a dança,a música,o mar,a poesia...
Vou-me proibir de comentar aqui,porque me lembro do quanto de bom senti e guardei e perco-me,desculpa.
Acho que gostar é isto,eu gosto da tua terra!
beijo
M

1/1/07 21:32  
Blogger Fatyly said...

Obrigado wind e de facto é pena e a pena tem sido longa.

anónimo M, obrigado. Não deixes de comentar, perde-te à vontade e não tens que pedir desculpa. De facto gostar, recordar o que foram as nossas raízes ou simplesmente pontos de passagem...nunca fez mal a ninguém, pelo contrário partilhando crescemos e aprendemos.
Força!

Beijos

1/1/07 22:42  
Anonymous Anónimo said...

:)
deve ser da ressaca

2/1/07 01:00  
Blogger Fatyly said...

candida obrigada pelo sorriso!

2/1/07 09:03  
Blogger Flor de Tília said...

Que o Novo Ano te traga muita alegria, paz, amor, saúde...
Beijinhos

2/1/07 10:16  
Anonymous Anónimo said...

Lindo este teu poema... como oso outros. Beijo

2/1/07 11:02  
Blogger jorge esteves said...

Encontrar nas primeiras letras do ano, sons e aromas que se me escapam do baú das memórias é tão supreendente quanto o Acaso que as trouxe...
Saí de Luanda, dou a volta a Nanbuangongo e do Negage vou de abalada até Lândana nos braços do Congo!
(...)um sonho colorido(...)
Afectuosamente

2/1/07 12:12  
Blogger Pong said...

Bom 2007 antes de mais. Bonito. Gostava de saber se a foto que está no teu profile foi tirada por ti ou está disponível em algum local. É que preciso de uma foto assim para um trabalho. Poderias me ajudar?

2/1/07 15:02  
Anonymous Anónimo said...

Que belo começo Fatyly!
Que continue sempre Bom!
Beijinhos

2/1/07 16:21  
Blogger Fatyly said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2/1/07 17:07  
Blogger Fatyly said...

Obrigado a todos e retribuo os votos de um bom ano sempre ladeado de lembranças e sonhos.

pong a foto não é minha, foi-me enviada há uns anos através de email e sem o autor! Já tentei descobri-lo mas não consegui.
Se precisas, pesquisa por "pegadas" no google, mas atenção aos direitos autorais, aliás deves saber isso melhor e muito mais do que eu:):):):)

Beijos a todos

2/1/07 17:07  
Blogger Boop said...

Belos sonhos...
:)

2/1/07 17:34  
Blogger Fatyly said...

Inês...e como diz o poeta...o sonho comanda a vida! beijoca

2/1/07 18:04  
Blogger António said...

Querida Fatyly!
Um poema de homenagem à terra que amas:
Angola!
Segundo tenho lido, ouvido e visto, parece que finalmente (e depois de uma terrível guerra civil) o país está no caminho do desenvolvimento.
E sabes quem está a apostar fortemente nisso?
A China!
Com segundas intenções, obviamente.

Obrigado pela tua visita e comentário.

Beijinhos

3/1/07 22:02  
Blogger Fatyly said...

Obrigado António e om os olhos em bico ou não o que interessa é que Angola vá para a frente:):):)

4/1/07 06:59  
Anonymous Anónimo said...

são os cheiros, as cores, o infinito, a beleza, a magia...tudo são lembranças remotas mas que não se apagam dentro de mim. Angola é mais do que um espaço físico é uma forma de vida e, por muito longa que seja a ausência (minha) e a presença (dela) em mim, a verdade é que nunca será esquecimento. Acho que gostava de a sentir novamente plena e como parte integrante de mim para conseguir reencontar a felicidade.
Obrigada por este poema em forma de querer e saudade.

5/1/07 10:32  

Enviar um comentário

<< Home