terça-feira, março 27, 2007

CAMPEONATO DO MUNDO DE NATAÇÃO Melbourne-Austrália

O meu desporto de eleição, porque fiz natação competitiva até aos meus 18/19 anos!
Daria tudo para estar em Melbourne.
Já perto das duas da manhã vi em directo as provas dos nossos nadadores.
Mas... estou a acompanhar em diferido porque não aguento noitadas e não tenho video!















Diogo Carvalho e Fernando Costa bateram hoje os recordes nacionais seniores e absolutos, respectivamente dos 200 metros mariposa e 800 metros livres, durante as eliminatórias do 12.º Campeonato do Mundo que está a decorrer em Melbourne, na Austrália.


Tenho pena que Ian Torpe (australiano) tenha deixado a competição o ano passado. Mas há talentos, muitos talentos...

..........................................










O sonho de Michael Phelps de conquistar oito medalhas de ouro nos Campeonatos do Mundo de natação não se concretizou: o americano "ficou-se" pelas sete, igualando assim a proeza do seu compatriota Mark Spitz.
Outro compatriota de Phelps, Ian Crocker, foi o responsável pelo "falhanço" do Kid de Baltimore, devido a uma falsa partida que desqualificou a estafeta americana de 4x100 metros estilos nas eliminatórias.Michael Phelps venceu as sete finais em que participou, um resultado ainda melhor do que o de Mark Spitz nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Phelps conquistou cinco títulos individuais em Melburne, enquanto Spitz só ganhou quatro.
A última final que Phelps conquistou foi a de 400 metros estilos, tendo retirado 2,02 segundos ao seu anterior recorde do mundo (4.08,26 minutos).
"Sabia que esta iria ser a prova mais dura. Sentia-me emocionalmente morto, fisicamente morto. E não esperava tirar dois segundos ao meu recorde", explicou Phelps.
Aos 21 anos, Phelps é o nadador com mais medalhas na história dos Mundiais (20) de natação. Ultrapassou também o australiano Ian Thorpe, já retirado, que venceu seis provas em Fukuoka, em 2001.
Em Melburne, Phelps foi o primeiro nos 200 livres, 100 e 200 mariposa, 200 e 400 estilos, individualmente, a que juntou os títulos colectivos das estafetas de 4x100 e 4x200 livres, integrado na equipa dos Estados Unidos.
O próximo objectivo de Phelps é agora conquistar, finalmente, as oito medalhas de ouro com que sonha nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.












No sector feminino, a australiana Lisbeth Lenton foi a grande triunfadora desta edição dos Mundiais.
Lisbeth Lenton conquistou cinco medalhas de ouro, nos 4x100 estilos, 4x100 livres, nos 50 e 100 livres e nos 100 mariposa.
A última medalha conquistada por Lisbeth Lenton foi a dos 50 livres, ontem, com tempo de 24,53 segundos.
No sector feminino, salienta-se o infortúnio da italiana Federica Pellegrini, que bateu o recorde do mundo de 200 livres nas meias-finais, mas não se sagrou campeã mundial.
Acabou por ficar no terceiro lugar e perdeu a sua marca mundial para a francesa Laure Manaudou.

Globalmente, foram estabelecidos 14 novos recordes mundiais (sete masculinos e outros tantos femininos) nesta edição dos Mundiais Melburne'2007"

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pratiquei dos 9 aos 16 e depois mais tarde, no fim dos vinte.

Agora o médico, já me deu duas vezes a declaração para a inscrição, ali no estádio nacional e nada...preguiça, muita.

27/3/07 13:43  
Anonymous Anónimo said...

migvic eu só não continuei porque a guerra foi eliminando tudo. Fiz dos 6 aos 18 anos. A piscina olimpica que tinhamos era sem cobertura e de água doce, mas os treinos bem duros, eram noutra junto ao mar e com água salgada. A diferença é notória!
Mas quem praticou natação, com o tempo dá mesmo essa "preguiça"! Tenho pena de que as águas das praias sejam tão geladas, mas sempre dou umas braçadas:):):)e de não ter uma piscina privada eheheheheh

As minhas netas andam com os pais e nem consigo ir ver devido à atmosfera sufocante do cloro!

Um abraço

27/3/07 22:41  
Blogger psique said...

também pratiquei dos 9 aos 14 anos ... e depois hidroginastica....
beijocas amiga.

28/3/07 11:02  
Blogger Lúcia said...

2 da matina???????????

gosto mais de ler e adormecer sem dar conta.

28/3/07 13:13  
Blogger wind said...

Eu mal sei nadar:)))
beijocas

28/3/07 14:33  
Anonymous Anónimo said...

Também gostava de estar em Melbourne - viajar é comigo! :-)

28/3/07 16:14  
Blogger Toze said...

Então trata de postar as tuas fotos em competição !

As tais dos 18 e 19 :)))

28/3/07 16:45  
Anonymous Anónimo said...

psique mais uma:):):)

lúcia deito-me sempre cedo, durmo 7/8 seguidas felizmente sem qualquer medicamento. Há duas coisas "boas" que me fazem abrir a pestana - um filme e desporto. Não consigo ler na cama. Aproximam-se as Olimpiadas de 2008 e se chegar lá, já tenho quem me empreste um video para gravar e poder ver sem perder pitada.

Wind se "mal sabes" já é muito bom:):):)

Tozé não tenho nenhuma e as provas inter-escolares nunca foram fotografadas, porque a ditadura era senhora e dona do que lhe convinha.
Mas deixa-me dizer-te que hoje ao abrir um jornal desportivo, faz-me lembrar os tempos da ditadura, o que prevalece? Como capa: o Cristiano torceu o pézinho, fulano pontapeou, etc, etc...e lá dentro um mini artigo referente a grandes feitos de outros atletas noutras modalidades.
Beijos

28/3/07 21:26  
Anonymous Anónimo said...

"...e lá dentro um mini artigo referente a grandes feitos de outros atletas noutras modalidades"

è verdade !

29/3/07 00:00  

Enviar um comentário

<< Home