quinta-feira, março 01, 2007

Eleitores fantasmas...

Um em cada onze portugueses é eleitor-fantasma

É a mais pura verdade!

Quando o meu pai e o meu ex-marido morreram, dei baixa na Junta de Freguesia e por vários anos foram fantasmas nos cadernos eleitorais.

No referendo de 1998, na mesa de voto, devidamente documentada, confirmei que já tinham morrido e que pela sua morte dei a respectiva baixa e qual a razão de ainda constarem nos cadernos eleitorais? Tem que ir à Junta. Fui...e nova confirmação documental.

Nas legislativas de 2005, ainda constavam e armei tamanha barraca na mesa de voto, dizendo que a abstenção seria sempre fraudulenta para gáudio de muitos.

Neste referendo de Fevereiro, finalmente já não constavam.

Pelos vistos só mesmo na mesa de voto, porque a nível de Juntas de Freguesias continua-se a trabalhar tão mal!

Falo apenas de 2 mas pelo artigo, entre mortos e ausentes são milhares.

A maioria dos portugueses minimamente interessados não pergunta se os familiares A ou B ainda constam nos cadernos eleitorais.

Poderão fazê-lo desde que saibam o nº. de Eleitor como é óbvio e se o fizerem talvez fiquem tão surpreendidos como eu fiquei.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quando o meu pai faleceu, eu também dei baixa na Junta de Freguesia... Nas seguintes eleições, lembrei-me de verificar o assunto - tinha sido retirado! Senão havia peixarada!!!

1/3/07 22:01  
Blogger wind said...

É incrível como isso acontece!
Beijocas*

2/3/07 11:06  
Blogger robina said...

Por acaso nunca me tinha lembrado disso.

2/3/07 11:50  
Blogger BlueShell said...

ainda bem que falas nisso porque eu sou muito descuidadda e não costumo confirmar essas coisas..

Olha...não chores. Olha a beleza da natureza, revigora tua alma...crê em ti...e não chores.
...mas se tiveres de chorar acredita que outros choram também...
Um beijo
BShell

2/3/07 12:23  
Blogger Elipse said...

olha que isso é coisa de que não costumamos lembrar-nos...
é claro que há serviços pagos para fazerem esses e outros trabalhos... mas de facto interessa muitas vezes que os números sejam diferentes do real e o volume de abstencionistas é uma coisa que interessa a muitos que seja grande.
bem lembrado: vou saber se o meu pai ainda consta das listas!

2/3/07 13:37  
Blogger psique said...

se acontece...
e a " eficiencia " do sistema.

2/3/07 13:47  
Blogger Fatyly said...

Obrigado a todos. Há de facto serviços pagos para tal e a "eficiência" do sistema tem falhas gravissimas, mas não devemos cruzar os braços e a bem ou a mal façamos nós as rectificações devidas.
Como referi a minha Junta de Freguesia trabalhava mal.
A barraca que dei na mesa de votos nas legislativas de 2005 nem vos passa pela cabeça. É certo que quem está na mesa recebe os cadernos eleitorais já feitos e mediante a minha conversa bem irritada, todos que estavam atrás de mim, fizeram a pesquisa e foi tremenda a confusão, pois constavam mais mortos!!!! Mas contaram para a abstenção e isso é um dado adquirido.

Tenho outro caso do mais ridiculo que há com a Junta que hei-de escrever.
Beijos

2/3/07 17:50  
Blogger António said...

Querida Fatyly!
Não tomes o todo pela parte.
Há muitas Juntas de Fregusesia que são muito cuidadosas com a manutenção dos Cadernos Eleitorais em dia.

Beijinhos

3/3/07 14:10  

Enviar um comentário

<< Home