sábado, junho 23, 2007

Vasculhando o MEU Sotão...

Uma prenda da Wind que tanto gostei:



















Em diversos lançamentos de livros de poesia, fui conhecendo pessoas que escreviam por aqui. Surpreendi algumas com uma lembrança das muitas que faço ao longo do ano e dias depois foram elas que me supreenderam. Duas delas:

Conheci a Fatyly
Há uns dias, por aí.
Brinquei-lhe no coração;
Logo me fez um poema,
De bordado e alfazema,
Tendo a amizade por tema
Com linhas de algodão…

Nestes laços e afectos
Nossos últimos trajectos,
Se cruzaram no caminho…
Gostei de a conhecer
Quero com ela manter,
Perfumes de rosmaninho.

Esta é minha permuta
Ao seu crochet e labuta,
Que evolui numa agulha…
Tiro da alma e caneta
Medidos por ampulheta,
Sons de pomba ,quando arrulha.

25/09/06
Mavilde Lobo Costa


À minha querida amiga Fatyly com muita admiração e carinho:

FALAR DE TI!...

Falar de ti, minha amiga poetisa
É desvendar mistérios da Natureza
É ir mais longe é sentir a beleza
Dum coração forte/suave que desliza.

Amiga, que me ofereceste um belo poema
Foi o mais lindo presente que recebi
É de algodão doce, porque veio de ti
E renda azul, forte, de beleza suprema

Pode não ser de cambraia nem de cetim
Mas com o teu toque parece um jardim
Com lindos malmequeres nele desenhados

Tem cogumelos, feito desenho de criança
Lembrando a maré brava que em ti descansa
D’emoção eu calo… Tenho os olhos molhados

Benilde Fontinha (2005)

Este também guardo com carinho, para além de ser de uma grande poetisa o que eu considero "popular", os nossos filhos cresceram juntos porque somos vizinhas e amigas há quase 30 anos

Fatyly

Um cravo amarelo tenho aqui
que apanhei no meu quintal,
para oferecer a Fatyly
poeta e amiga deste canal

Amigos assim
fazem parte da nossa vida,
a amiga Fatyly
é uma jóia ... querida

A todos estende a mão
com uma prova de carinho,
tem um grande coração
aqui lhe deixo um beijinho

Obrigado Fatyly
por seres minha vizinha
gosto muito de ti
e sou tua amiguinha.

Maria Custódia Pereira (Bia)

Mas...há surpresas/empatias/amizades que ficam para sempre, mesmo quando um oceano nos separa e esta é uma relíquia:

Duas solteironas tinham uma farmácia.
Um dia entra um homem e pede uma camisinha. Uma das mulheres pega a camisinha pequena.
- Não, é pequena, diz o homem.
Ela tenta um tamanho maior.
- Não, creio que ainda é pequeno.
A "moça" vai tentando até pegar a maior que tem no estoque.
Mas o cliente disse que não, que era pequeno.
Então a mulher grita:- Fatylyyyyyyyyyyyy! Este senhor precisa de uma camisinha ainda maior e não temos nada no estoque. O que eu ofereço?
E Fatyly responde: Casa, comida, roupa lavada e metade da farmácia!
O homem se assustou e disse: Nada disto senhoras, eu sou agricultor quero camisinhas maiores, para livrar os pipinos de uma praga.

Terê - 2003

7 Comments:

Blogger mfc said...

São liiiindos estes versos!

23/6/07 23:20  
Blogger Toze said...

Continua a vasculhar o teu sotão :)

24/6/07 00:04  
Anonymous Anónimo said...

É verdade minha amiga
fiquei deveras admirada,
com o que tu rapariga
tens na mala, guardada.

Poesia tão antiga
que deu cor à tua vida,
pareces uma formiga
mas uma formiga crescida.

Já estraguei a mioleira
que nem consigo rimar,
e assim desta maneira
eu vou ter que terminar.

Beijos para ti e amigos
que te costumam visitar,
e também prós mais antigos
que estão agora a regressar.

beijinho
Bia

24/6/07 00:18  
Blogger wind said...

Ai Fatyly mal abri a página e vi a foto fiquei surpresa e tenho de escrever algo.
entrei para o teu cantinho ainda não tinha blog, porque andei 8/9 meses só a comentar.
Tu foste a 1º pessoa onde vi poemas e comecei a descobrir depois por mim aqueles que não conhecia.
Ainda me lembro das brincadeiras com a Terê:)
Muitas beijocas e resto de bom domingo:)*

24/6/07 12:30  
Blogger Fatyly said...

mfc
obrigado e tenho tantos que me ofereceram:)))

lb
são de facto surpresas bem agradáveis nestes anos que ando por aqui.

tozé
Também já por lá andaste:))) e sabes que imprimi quase tudo para um dia recordar quando este PC pifar, ou não me autorizarem a ter um no lar LOLL

biazocas
foste tu que me deste a casa com sotão e mil e uma entradas, que mantenho, mas neste apartamento de uma assoalha gigante construído pela Wind...é mais fácil e vou trazendo algumas recordações.
Falei-te deste post quando fomos tomar um café e hoje pela manhã dei de caras com este teu poema. Eu não digo? és fantástica vizinha e amiga:))))

Wind
Começaste esse teu gosto lá no meu cantinho e foi daquela simplicidade que nasceu o teu blogue fantástico? Olha outra surpresa bem agradável.
As conversas com a Terê eram de chorar a rir, mas ela também deixou os sites, mantendo o seu, e colaborando num ou noutro como grande poetisa que é.

Obrigado a todos e beijocas sonolentas

24/6/07 22:36  
Anonymous Anónimo said...

Que coisa linda!

bem podes vasculhar mais.

25/6/07 19:07  
Blogger Fatyly said...

ok marta irei fazer:)))

25/6/07 19:51  

Enviar um comentário

<< Home