quarta-feira, novembro 08, 2006

Marcas Profundas: Quem é Deus? - Têre Penhabe
















Deus é um ser todo poderoso criador do céu e da terra.
Nunca me esquecerei dessa definição. E nem da professora, gritando-a aos berros, no auge de uma crise de histeria, provavelmente provocada pela sua virgindade aos 40 anos. Tudo que eu sabia de Deus, é que eu precisava decorar a primeira pergunta do catecismo, porque senão ninguém me deixaria fazer a primeira comunhão, e eu iria queimar no fogo do inferno para sempre. Das outras, eu podia errar algumas, mas essa...NÃOOO!!!
Nunca entendi porque deixavam aquela mulher catequizar, se é que se pode chamar de catequizar, aquelas ameaças e impropérios todos que ela se incumbia de meter na cabeça de um punhado de crianças. Eu estremecia dos pés à cabeça, toda vez que alguém abria a porta da casa paroquial... com certeza eu achava que era Deus, que tinha vindo fazer a segunda voz.
Acordava à noite chorando de medo, pelos pesadelos que tinha. Pouco me lembro deles, mas sei que alguém ameaçava de me mandar para o inferno, e eu via as labaredas devorando tudo, inclusive a professora. Chegou o dia da prova final. Para minha grande alegria, haveriam várias pessoas para proceder a prova oral. Por obra e graça de algum anjo que me assistia lá no céu, fui sorteada e graças a Deus, foi o Padre Ivo, quem me fez as perguntas. Eu acertei todas, claro, porque varei noites e noites em cima daquele catecismo decorando até as vírgulas.
Mas enquanto ele falava, complementando o que estava decorado, sua voz doce era como uma carícia no coração. E eu pensava com meus botões: "pôxa, se Deus é assim, dá até pra encarar. Mas e aqueles berros todos??? Aquele Deus-fúria que a professora disse que manda a gente para o inferno...onde foi parar??? Eu hein? Que fique lá para onde foi..." A essa altura eu batia na boca para ser redimida do pecado, e o padre, se percebeu algo errado, colocou na conta da displicência normal das crianças.
Finalmente chegou o dia da primeira comunhão!!!
Disseram pra gente chegar às 7:30 hs, para ensaiar os cânticos antes, mas às 5:30 da madrugada eu já estava prontinha, querendo ir. Minha mãe não deixou, mas às 6:00 hs, não teve quem me segurasse.
Eu precisava chegar logo e ficar livre daquilo tudo logo de uma vez.
Arrepiava-me a idéia de que poderiam perguntar tudo de novo, se eu chegasse atrasada. Se existe a margem da loucura, eu estava nela, só que os meus inocentes seis anos, não me permitiam perceber isso. Às 11:30 hs da manhã, eu estava livre do inferno para sempre! Acho que poucas vezes ao longo da vida, senti tanta emoção e alívio, como naquele dia, naquela hora...
E hoje ainda, quando olho para a fotografia da minha primeira comunhão, é impossível eu não ouvir aqueles gritos horríveis daquela catequista idiota, que provavelmente nunca descobriu quem era Deus.
Eu só descobri mais tarde, muito mais tarde, e foi a melhor descoberta que eu tive em minha vida. Depois disso, ficou fácil ser feliz!

Terê Penhabe (07.07.2004_11:35 hs)

...aos da minha geração, quem não passou por isto?
Daí eu ter sido catequista (6 anos)revolucionei o catecismo
e era conhecida como catequista Baden Powell. Começava com 20
e terminava o ano com perto de 100 garotos!

7 Comments:

Blogger mfc said...

Também fui educado desse modo.
Hoje sou agnóstico... e tranquilo!

8/11/06 15:28  
Blogger wind said...

Excelente poema/conto da Terê:)
Felizmente já não fui educada assim.
Fiz a 1ª comunhão obrigada pela minha mãe, mas os padres e a catequista eram porreiros:)
Não percebi de quem é a parte em negrito, se é da Terê ou da Faty
ly:)
beijos para as duas***

8/11/06 16:05  
Blogger Toze said...

Olha Tyly, eu acho que só fui baptizado, estive sempre doente, sem tempo para comunhões !

Estou a ver que se perdeu uma excelente Padra, ou será Padre !!!

8/11/06 16:17  
Blogger Fatyly said...

wind em baixo a negrito é meu e devia ter posto...arre que sou mesmo burra:):):)
mfc olha que eu sou semi-católica-nada praticante, estado também tranquilo e que me faz dar muito bem com agnósticos já que os meus também o são!
Finúfifi...foi o teu mal, nem imaginas o sabor das hóstias...são uma delícia:):):):) sobretudo com ovos moles:):) Tu padre? mal empregue oh gaijo:):)
Beijocas

8/11/06 18:26  
Blogger peciscas said...

Também eu fui aterrorizado por ideias desse tipo.
Lembro-me de um prof de Moral que nos descrevia a eternidade de um modo esmagador.
Dizia ele: imaginem um pombo que, de mil em mil anos, vem dar uma bicada no edifício do Liceu (era um grande edifício de granito).
Quando tudo isto estiver reduzido a pó, A ETERNIDADE AINDA NEM SEQUER COMEÇOU!
E nos, jovens adolescentes, com a consciência marcada pelos chamados "pecados da carna", ficávamos cilindramos, a pensar que iríamos arder para sempre nas brasas do definitivo churrasco.
Foi por essas e por outras, que acabei por me afastar de tudo isso.

8/11/06 19:52  
Blogger Fatyly said...

peciscas que horror!!!!
Estou convicta que embora mais modernas em todas as religiões continua a haver "o lado obscuro" de captar almas!

8/11/06 20:56  
Blogger ivamarle said...

eu precisaria de umas quantas páginas para dissertar sobre a minha aprendizagem do catecismo, mas não tenho tempo...
Lembro-me de um grupo de jovens que frequentei na catequese, que mais não servia do que para fumar umas cigarradas às escondidas, fazer uns Teatros engraçados e encetar os namoricos próprios da adolescência, e mais não digo...

9/11/06 15:17  

Enviar um comentário

<< Home