quinta-feira, janeiro 31, 2008

Gosto de comer...

Todos os frutos tropicais (excepto banana, ananás e abacaxi) mas a papaia é a minha favorita









Quase toda a fruta mas no que toca a maçãs só da Bravo de Esmolfe, mas detesto o cheiro



















Todo o tipo de saladas, onde por vezes meto legumes que a maioria só os come cozidos














Batata doce - cozida, assada ou frita

















Beringela frita, assada, crua na salada. Não sabia que, lavada e cortada aos bocados com a respectiva casca, em infusão num litro de água de um dia para o outro, beber e para cada copo do líquido obtido pôr algumas gotas de meio limão é uma "mezinha" para baixar o colesterol (felizmente não tenho a mais).

17 Comments:

Blogger peciscas said...

Gosto de quase tudo.
Por exemplo, fiquei a gostar de papaia, quando vivi em Timor, onde era uma fruta tão barata e abundante como a banana.
E vou registar essa dica da beringela, pois, infelizmente, o meu "Castrol" tem um bocado a mania das grandezas...

31/1/08 18:59  
Blogger Fatyly said...

Peciscas
quem me falou disso foi a minha mãe, já que volta e meia lá vejo a dita beringela a nadar num litro de água. Ela faz durante uns dez dias e depois pára uns dias. Porquê mãe? oh filha porque também faz emagrecer e isso eu não quero:)

Na minha terra a papaia era a granel, quase dada e cá é um pequeno luxo:)
Banana como por causa do potássio, mas sinceramente não aprecio.
Agora aquelas grandonas e avermelhadas, a famosa banana macaco (outro luxo né?)...assadinhas no forno com açucar e canela hummmmmm ai qui bom

Beijocas

31/1/08 19:34  
Blogger wind said...

Eu então que não gosto nada de saladas e como pouca fruta.lololol.
Beijocas*

31/1/08 20:06  
Blogger Fatyly said...

Wind
e eu nado e afogo-me em saladas e fruta:) e não falei nas belas cenouras que vou roendo enquanto leio LOL

Beijocas

31/1/08 21:34  
Blogger xico.lf said...

Fatyly,
Cenouras (de preferência inteiras) na praia!
Gosto de quase toda a fruta, de saladas e de legumes (cozidos, nunca provei, acho, crus), e, também, de bananas, menos em Angola daquelas pequenas secas (banana-macaco?)!!
Lindas imagens!!
:))

1/2/08 01:26  
Blogger xistosa, josé torres said...

A gripe ou virose atacou-me as capacidades intelectuais.
Depois de escrever um longo testamento, enviei tudo para o lixo.

Vou tentar inventar.

Frutas, só não gosto das venenosas!
É claro que há as mais favoritas, um bom melão, meio fresco, com uma garrafa de espumante fresquinho, a meias com a minha mulher.
Neste caso é que adoro estatísticas.
Cada um come meio melão e bebe meia garrafa.
Talvez ela beba uma taça de espumante, mas o mais certo é que não chega a tanto ... o resto, para não se estragar ... guardo-o eu, "encorpando-o" ou "incorporando-o"!

Berinjelas e courgetes, é só lavar e cozinhar. Marcham com a casca.
A berinjela dá uma boa mézinha para o colesterol e para emagrecer.
Tenho o colesterol abaixo do normal, (pode não ser normal, mas eu também não o sou), mas conheço quem faz este "tratamento", mês sim, mês não e disse-me que nunca mais tomou o comprimido para o dito "castrol"

Saudades de quando vivi em Castelo Branco, havia maçãs e pêros.
Agora só há maçãs ...
Os pêros bravo de esmolfe, um conjunto tão harmonioso de aroma e sabor, (para mim), os pêros Golden, agora viraram maçãs, já não me recordo como chamavam aos pêros vermelhos, mas não eram "starking".
As maçãs, eram as Reinetas e... e...., não me recordo do nome dumas raiadas de branco e vermelho. Maçâs, não pêros.
De África, Angola, tenho saudades das mangas, não só por amadurecerem na árvore, como não tinham conmpetidoras á altura.
Nunca comi a manga brasileira, amadurecida na árvore, mas aquele amarelo alaranjado das africanas era uma tentação.
Papaia, mamão, se bem que este muitas vezes não fosse grande coisa.
As lichias no norte, bem como as anonas em Cabinda, amadurecidas na árvore e refrigeradas ...
Os campos de abacaxi, onde me sentava, pegava na faca de mato, cortava o cocuruto do abacaxi e descascava-o sem lhe colocar as mãos ... depois era só cortar o que ia comendo. Ficava a parte central no pé.

Já a batata doce não me seduz.

A mim, que costumo dizer, que o meu prato favorito é comer!

Saladas e verduras, todos os dias e sempre.

Uns nabos cozidos a acompanhar uma posta de peixe, com cebola cozida.

Mas não me coibo de cozinhar uns pés de porco ou só as pontas das orelhas e comer só com nabo e cenoura cozidos.

Estou a ficar com fome.

Já vi que fez anos, eu já deixei de fazê-los, só os conto!
Os meus parabéns atrasados.
Se estiver vivo, para o ano vou esquecer-me ... é o que me sucede normalmente ...
Se sobrou daquele bolo, o chocolate pode ser para mim ... faço o sacrifício.
Boa noite.

1/2/08 04:20  
Blogger Fatyly said...

Xico
cenouras na praia?:)))))) ri à gargalhada:)
As tais bananas de Angola, as macaco eram bem grandes e só se comiam assadas na brasa. A vulgar, toda ela sarapintada é muito parecida com a da Madeira que raramente se vê nos super:)

Xistosa
Deixa lá rapaz não estás só nessa guerra da gripe tão pomposa que...ai que não me apetece fazer nada de nada:))))
O meu Castrol também é tão rafeiro como a dona e anda lá muito por baixo, aliás quase tudo:)
Fiz anos e podes ficar com o chocolate todinho porque é algo que de como apenas para subir a glicemia:)
É tão bom termos alguém do nosso lado com quem dividir as "delícias da mesa", eu divido com os pardais já que volta e meia voa um pedacinho para os telhados das garagens:)
O teu roteiro gastronómico abriu-me o apetite, melão, melancia e outras ias, ai ia, ia e vou tomar o mata bicho e surfar com a tábua de passar a ferro.
As melhoras!

Beijos e obrigado a todos

1/2/08 08:25  
Blogger Fábula said...

cuidado com as mezinhas... ou és daquelas que acha que o que não mata engorda? ;)

1/2/08 13:02  
Blogger Carla said...

Gosto de tudo o que tu gostas (herança de terras quentes) e, para além disso, ainda gosto das frutas que tu não gostas

1/2/08 15:44  
Blogger mfc said...

Não conhecia esta receita.

1/2/08 16:11  
Blogger Fatyly said...

Fábula
sou de facto do estilo o que não mata engorda, por exemplo são mais as vezes que como a fruta por lavar do que lavada. Compro uvas...quando chego a casa só tenho os paus que não mando pela janela do carro lolll
Não sou muito dada a mezinhas e não gosto de chá, apesar de ser de uma terra onde os produtos naturais eram e são utilizados assíduamente.

Carla
é de facto uma grande herança:)))

mfc
Nem eu e vejo há tanto tempo na casa da minha mãe. Quando via a beringela na taça pensava que era para fazer sopa até que um dia indaguei, ela explicou-me...e resulta mesmo. Já o meu pai bebia...agora sinceramente não sei o seu sabor:)

Beijocas

1/2/08 18:14  
Blogger Fatyly said...

mfc
o sabor do líquido resultante que fica acastanhado com o dito limão.

***

1/2/08 18:16  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui está uma bela dieta para uma grávida...e não só,claro!!:))))

Logo eu que nem sou esquisita e gosto de quase tudo!!Mas gostei de saber do permenor da beringela!Não me vou esquecer...vá-se lá saber se não posso vir a precisar!!

Bó linda!!:))) Tens um prémio para ti no blog da Bruna!! Mais um miminho dado com carinho aqui por mim!!!:) Vai lá buscá-lo aqui para a tua Cubata, vai??

Beijinhos grandes grandes!!
Cleo

1/2/08 18:54  
Blogger Fatyly said...

Cleo
Dieta? ou comer bem?:)

Já vi e agradeci. Irei buscá-lo, mas não consigo por na barra lateral os que já recebi e este. Apagam-se e visualiza-se apenas um quadradinho.

Mas depois do post de hoje irei publicá-lo:)

Beijocas e toma bem conta dos meus netos:)

1/2/08 20:28  
Blogger xico.lf said...

Fatyly,
Cazage, na picada entre a estrada Luso/Henrique de Carvalho e Vila Teixeira de Sousa, no sul da Lunda, 50/60 kms a norte do rio Cassai.
Depois de 24 anos a viver em Lisboa!!!
Depois de Cazage, Farol das Lagostas, a seguir a Luanda na estrada do Cacuaco por trás da Petrangol, acima da Fortaleza de São Pedro da Barra - a melhor vista da Baía de Luanda e do mar ...
:))

Cenouras grandes inteiras descascadas ou depiladas peladas ou ??? num tupperware com água fresca! Experimenta daqui a uns meses, depois diz-me!!!

3/2/08 02:53  
Blogger xico.lf said...

Eram as bananas que havia no mato em Cazage!
Para quem gosta de bananas, eu gosto, eram bastante más!
:(

3/2/08 02:56  
Blogger Fatyly said...

Xico
Ai que volta tão gostosa que deste...já vi que conheces bem a minha terra. Não me recordo dessas bananas:)
Quanto às cenouras, posso experimentar, mas talvez por ter sido habituada a comer a fruta ddirectamente da árvore, não gosto de fruta gelada. Nem quando vou para a praia, meto-a numa sacola térmica apenas para não se desfazerem com o calor.
Mas irei experimentar:) És servido? já comi duas e ainda tenho aqui uma:)

Beijocas

3/2/08 19:02  

Enviar um comentário

<< Home