quarta-feira, janeiro 16, 2008

Moção de Censura

Nos países que adoptam o sistema parlamentarista de governo, a moção de censura (ou moção de desconfiança) é uma proposta parlamentar apresentada pela oposição com o propósito de derrotar ou constranger o governo. A moção é aprovada ou rejeitada por meio de votação (voto de censura ou voto de desconfiança).(Wikipédia)

Começo por vos dizer que nunca fui ao parlamento ouvir um debate. Mas para poder criticar o quer que seja, preciso ver e ouvir.
Hoje estive durante três horas a ouvir pela TV, o debate sobre a Moção de
Censura - Bloco de Esquerda contesta ratificação parlamentar ao Tratado de Lisboa.

Como seria óbvio foi rejeitada.

Não sei o que consta no Tratado de Lisboa e cozinhado por cozinhado, na minha opinião não deveria haver referendo porque lá iriam mais uns milhões de euros em campanhas de promessas nunca cumpridas e sobretudo pouco elucidativas, onde a abstenção bateria o recorde.
Pelo que tenho lido, a questão seria apenas "ractificado pelo parlamento ou por referendo"? Mas referendado seria "sim ou não" ao Tratado? Mas afinal quais são as rectificações?

Posto isto...

Público? uma meia dúzia de pessoas.

Foram três horas de um ataque serrado à governação de Sócrates que subscrevi e até apelidado por "Sócrates-o quebra promessas" mas do Tratado de Lisboa pouco falaram, e afinal qual foi a utilidade de toda aquela palhaçada?
O Tratado de Lisboa com os 27 estados membros da UE trata apenas a porcaria que impera na governação que temos tido? ou deveriam falar da ligação da mesma ao tratado?

NÃO PERCEBI NADA!

No entanto constactei o seguinte:

Imaginem uma sala de aula bem problemática, onde o professor enquanto fala da matéria, atende-se o telemóvel, levantam-se, viram-se para trás, riem-se, dizem-se segredos, lê-se papéis, apupam, de costas voltadas falam à gargalhada, saem e entram da sala e incrível...até adormecem, num desrespeito total.

Jaime Gama apagadissimo e mal se percebia...tem a palavra o Sr. deputado X. Sr.deputado termine o discurso...
Depois imensas cadeiras vazias, possivelmente ficaram em casa com gripe, foram fumar ou fazer xixi.
Havia alguns deputados com a maior postura (primaram os novos e dois velhos bem conhecidos), atentos ao discurso, mas a maioria com uma postura deprimente e até insultuosa. Não sei se é sempre assim mas fiquei com um testemunho pouco educativo.
Em termos comportamentais, a minha nota seria "ZERO com expulsão", nomeadamente a Sócrates que segredava com o "cara de pinóquio" do seu lado direito. Teixeira dos Santos ao segredar a Sócrates quase se deitou sobre as costas de Luís Amado e este por sua vez passou o tempo todo a bater com a caneta no tampo - que sorte ser de marca porque se fosse a minha bic tinha-se desfeito em mil pedaços - de cotovelo no dito e com a cara apoiada na mão. Uma pose enfastiada de quem está ali por estar, já que na cauda da Europa ninguém nos vê.

Depois veio a cereja em cima do bolo: A VOTAÇÃO.

Reparei que todos os lugares estavam ocupados e alguns fizeram-no a correr - afinal onde estiveram durante as três horas?
Jaime Gama explicou como proceder com o cartão electrónico, mas então quem nos representa já não deveria saber? Na volta ainda estão a frequentar "as novas oportunidades".
O certo é que o sistema electrónico não funcionou e depois de duas tentativas os dados estatísticos lá apareceram no placard, mas mesmo assim com erros e Jaime Gama completamente atordoado: os votos do CDS foram trocados com os PC.

Meus senhores e minhas senhoras afinal estive a ver uma peça teatral condizente com a governação deste país:

A Bela e o Monstro.

A Bela - é a sala que já visitei mas vazia.

O Monstro - todo aquele pessoal que mama à custa do povo português.

11 Comments:

Blogger Divinius said...

PROCURA O EQUILIBRÍO NOS TEUS OLHOS...
:)

16/1/08 21:05  
Blogger mfc said...

O mais giro foi a votação!

16/1/08 23:46  
Blogger xistosa, josé torres said...

Por esta descrição, eu estive lá ...
Houve tempos ... em que se dizia houveram ... (mas só os snobs - que ao populacho era mesmo houve, até que apareceu a deusa do PS ..., palavra que me esqueci do nome, figura esbelta, casada, ah! Edite Estrela e a todos ensinou como se falava português!!!)

É este o espectaCÚlo que dão os nossos maiorais.
Como vamos reagir?
De mão dada e a cantar um "réquiem"???

Brandos costumes dos herdeiros de Camões ...

O outro, tinha razão quando escreveu "As Farpas" ...

17/1/08 01:48  
Blogger wind said...

Admiras-te?
Mas é sempre assim, eles não fazem nenhum e ganham muito!
Também vi no telejornal a votação e desatei-me a rir, pois tais erros são inconcebíveis.
Beijocas*

17/1/08 09:22  
Anonymous Anónimo said...

Uma verdadeira delícia. Não vi, mas tenho a certeza que a tua descrição dessa realidade é certamente superior a essa amarga realidade.
Carla

17/1/08 14:04  
Blogger Francis said...

Disseste tudo.

Mas pensa... a Assembleia sempre servem para qualquer coisa...

Faz-nos rir :-)))

17/1/08 16:12  
Blogger peciscas said...

Desta vez, não estive até ao fim, por falta de pachorra.
Mas, quando a TVCabo tinha o canal Parlamento (parece que acabaram com ele: será para o pessoal não assistir diariamente às palhaçadas que relatas ?)tive oportunidade de comprovar o que dizes.
Neste caso da ratificação, pessoalmente, estou-me nas tintas sobre a questão de haver ou não referendo. Se calhar, estou como tu:um referendo sobre uma matéria que ninguém conhece (pelos vistos nem a maioria dos deputados e mesmo governentes sabe o que diz o dito cujo Tratado de Lisboa) seria uma hipocrisia cara.
No entanto, estes políticos que dão o dito por não dito, fazendo dos outros parvos ou anormais, enjoa-me e enoja-me.

17/1/08 19:33  
Blogger Fatyly said...

mfc
eu fiquei de boca aberta e nem imaginas o tempão que estiveram para acertar a coisa LOL

Xistosa
devo dizer-te que a Edite Estrela foi a melhor presidente de câmara que tive. Embargou e destruiu uma série de monos de betão e o Seara que gosta mais de futebol e aparecer na TV toca de despachar tudo favoravelmente e é o que se vê. Ficaria aqui a noite:) e uma vez mais não deslargues a mão, porque a lei da bala não nos leva a lado nenhum.

Wind
Eu nunca tinha visto e fiquei com as ideias claras e meias aparvalhadas. Como é óbvio há políticos e políticos mas lá iria falar do chefão deste belo cozinhado a quem lhe estendem o tapete vermelho, o sô Marocas e não me apetece:) Quanto ao erro...o pobre Jaime Gama mais parecia uma barata tonta LOL

Carla
Não considero amarga realidade, tiro e olho sempre pelo lado positivo porque apesar dos pesares vamos tendo paz e comida, não chego ao rosbife compro mais barato e com umas marteladas fica que nem rosbife. Agora o povo português deveria pronunciar-se mais ou por email ou até nos locais próprios, mas não é apenas no futebol que gritam e se manifestam.
O amrgo que eu vi foi o PSD a fazer-se ao poleiro para 2009 e será que o povo português os irão eleger? Eu não sou de nenhum partido e acho que se deveria haver um governo com os "crâneos" de todos os partidos, porque há políticos valiosos...

Francis
acho que ali só se vota, porque já se leva tudo cozinhado. E tantos deputados para quê?

Peciscas
O que me agoniou foi os discursos do Sócrates onde dizia muito convicto, mais ou menos isto: que o povo português sabe, quer e gosta da sua governação. Quem votou no PS deve estar mais que arrependido...mas estou como tu...enjoa-me e enoja-me certos políticos caducos, gastos e nabos.

Quanto ao canal da TVCabo nunca o vi e nem sabia que tinha acabado. Dos 50 só vejo apenas dez e é pena não haver pacotes só com os que vejo:)

Beijocas e vamos arribar porque querem derrotar-nos pelo pessimismo mas pelo menos a mim isso nunca o farão.

17/1/08 20:24  
Blogger xistosa, josé torres said...

Se for uma repetição do que já escrevi ...

Foi uma grande autarca, tudo debaixo de olho e não se deixou levar.

Este é mais rápido a assinar, é só colocar-lhe à frente o expediente e lá vai.
Não digo que seja "sujo", mas é mais libertário ...

Eu costumo dizer que só os outros é que têm defeitos ... nós, (eu), somos a virtude!

17/1/08 23:38  
Anonymous Anónimo said...

Querida fatyly!!
na minha modesta opinião que não sou ninguém...é que todos estes senhores passam a vida a rir de todos nós, o Zé Povinho!!O que tu viste na TV e que se passa todos os dias...é a prova real do respeito que esses senhores têm pelo seu país e pela sua gente!!!Porque o mais grave para mim..nem é o facto de um professor estar a dar aulas e ter a turma inteira a borrifar-se literalmente para ele...porque aí é desrespeitar apenas uma pessoa e o prejuízo acaba por ser só de quem não esteve atento!!! Agora aqueles senhores "cospem"(desculpa a expressão) todos os dias na nossa bandeira...na nossa Pátria...e em todos nós Portugueses...e isso para mim é tão tão grave que não tem sequer explicação!!!Esquecem-se quem os pôs lá no poleiro...mas o mais incrível é que quando chega a hora da verdade é o Zé Povinho que se esquece de atitudes como aquelas que tu viste e que sucedem diáriamente!!
Há coisas fantásticas, não há??
Um beijo minha querida!!
Cleo

18/1/08 00:33  
Blogger Fatyly said...

Xistosa e Cleo
têm razão mas acredito que tudo irá mudar num futuro promissor e ser como sou dá para dizer "há coisas fantásticas, não há?":)))))))))))

Beijocas

18/1/08 08:07  

Enviar um comentário

<< Home