quinta-feira, janeiro 03, 2008

Ao terceiro dia de 2008!

Todos comemoramos o Natal e passagem de ano como pudemos e entendemos.

Hoje ao dar uma volta pelos blogues que leio fiquei completamente gelada.

Tirando um ou outro onde começaram o ano com posts mais optimistas a maioria optou por ser um autêntico barril de crude onde o negativismo atingiu o pico mais alto.
Raramente oiço os telejornais porque leio as noticias online, mas pelo que li nos blogues...pensei...influências do impacto da caixinha mágica.

Falar do assunto, dizer de sua justiça, opinar com realismo é uma coisa, porque nem eu ponho a cabeça enterrada na areia mas tornarem-se em "adivinhos do futuro" pelo negativismo é o afundar completo de uma Nação.

Eu não sou adivinha e perante o aumento do custo de vida, as contestações do fecho de muitas unidades de saúde, a condução que se faz nas estradas, leio primeiro, oiço quem está dentro do convento porque só eles é que sabem a missa que vai lá dentro, aguardo, procuro e executo medidas de poupança, de contestação, mas sem lamechices e negativismo. Preservo a minha liberdade e aguento o que a maioria elegeu democraticamente.

Qualquer medida implementada é logo contestada sem sequer se saber a causa-efeito!
Já houve pequenos ajustes às novas lei do Código Civil e Penal, alguém falou disso? alguma televisão informou? li numa mínima noticia dentro de um jornalão para não darem tanto nas vistas!

É certo que o que para mim não é urgente, para outro pode ser, mas a maioria usa e abusa das urgências hospitalares e dos SAP por coisas que poderiam resolver em qualquer farmácia ou meios que estão ao dispor 24 horas por dia.
Depois é um local onde deveria imperar o "silêncio" e por vezes parece uma capoeira de galinhas e patos. Doentes? não falam, mas muitos (os tais abusivos) mais os familiares e acompanhantes até futebol discutem.
Há quase dez anos ou mais, faço mais quinze quilómetros e sei que sou bem atendida!
Refilam porque esperam uma, duas ou mais horas, sem entenderem que há uma triagem, sem compreenderem que ser médico, enfermeiro ou auxiliar numa urgência não é nada fácil e voltam a refilar ou por vezes partem o que encontram à frente.
Mas esperam horas e horas, à chuva e ao frio pelos festivais de fogo de artificio nunca mais de apenas quinze minutos, pagos e bem pagos por todos nós mas cujo dinheiro gasto deveria ser empregue em tantas outras coisas bem mais precisas.

Se a GNR ou PSP actua é a caça à multa...e nas estradas, bem à moda portuguesa o que aconteceu? Ao volante valeu tudo: excesso de álcool, drogas, sem cinto de segurança, falar ao telemóvel, seguro/inspecção/luzes/triângulo/colete - zero, sem carta de condução...e a burra sou eu! Tenham dó!!!!

Realmente o povo português é um povo embalado pelo fado...Ohhhh Maneliiiii que me deixaste e Mariaaaaaa onde está a chouriça?, a vida é uma mEEErrrDDDda...ohhhhh tempooooo voltaaaa p'ra trásssss!!!!
Como convém cinzentos só para outros, pegam em folhetos e já estudam os pacotes de planos de férias para os próximos cento e quarenta e tal feriados que irão gozar. Maldivas? não...Punta Cana...ou melhor Brasil!!!

Atenta ao que me rodeia, hoje aderi a novos pacotes de poupança na luz, gás, televisão, internet e só sei que pouparei 25€ por mês. Também já fumo 1/3 do que fumava e assim fiz o meu balanço para 2008, cujo saldo será POSITIVO!!!

AVISO:
Há nova legislação para o velho "Selo do Carro", agora é no MÊS em que se comprou o automóvel...e mais uma vez foi positivo(gargalhadas) em vez de o comprar em Maio/Junho farei apenas em Dezembro!

Animem-se por favor porque quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga!

O FUTURO? aguardarei, vivendo um dia de cada vez fazendo o que posso por mim, pelos meus e por quem se aproximar de mim.

16 Comments:

Blogger luis manuel said...

Ao terceiro dia... há quem pense assim. E bem, creio eu.
Não será alheio o facto de estar "numa simples cubata" - a simplicidade do olhar sobre o essencial, e aquilo que é recebido serem "sorrisos" - a melhor forma de encarar os outros.
Por isso o convite "encosta-te a mim" e a determinação em colocar o saldo positivo.
Por isso o afastar do "negativismo".
Todos queremos melhor e mais saúde, como também o queremos para a educação. E para o emprego, para o desenvolvimento. E até para a carteira...!
Gostei de "...leio primeiro, oiço quem está dentro do convento porque só eles é que sabem a missa que vai lá dentro, ..."
Claro que o que dá notícia é mais falado, por agora.
Realmente os ajustes... podem não nos deixar ficar por eles...
Um bom retrato, sujeito como qualquer um a diferentes opiniões. Mas, tão próximo da realidade, que não é preciso esperar pela triagem para o compreender.
Um abraço e Bom Ano.
Bom Mesmo !!!

4/1/08 00:18  
Blogger Boop said...

;)
Eu nem tenho navegado por aí...
Mas o que acho mais piada nos principios de ano - piada mesmo - são as previsões dos astros para o novo ano... ele é um atrás do outro a tentar prever um futuro que sirva a todos e toque cada um em particular...
(mas confesso que não tenho paciência para muito!)

Eheheh

Mas este ano nem disso vi...

4/1/08 10:30  
Blogger wind said...

Fatyly pela 1ª vez estou em algumas coisas em desacordo contigo.
Os aumentos vão ser muitos e grandes e não temos ordenados que façam face à inflação.
E mais não escrevo senão fazia aqui um "testamento" político e já me afastei disso.
Só acabo a dizer que este governo é uma ditadura, não presta e apesar das pessoas terem votado neme (eu própria e fui enganada), vamos cada vez mais para o abismo!
Beijocas*

4/1/08 12:44  
Blogger peciscas said...

Tens razão em muito do que dizes, mas a questão é que por vezes, querem passar do 8 para o 80...
Fico contente com essa redução de dois terços numa parte das tuas despesas. Agora, só falta em mísero terçozito...

4/1/08 18:03  
Blogger Francis said...

... e o homem do Café chamou a GNR porque um cliente não quis apagar o cigarro. O cliente foi-se embora e o homem é que foi multado :-)))

Não. Não píada. É mesmo a sério!

Kiss, Kiss!

4/1/08 18:55  
Blogger mfc said...

Mas é que isto não está mesmo para sorrisos!

4/1/08 18:58  
Blogger Lúcia said...

xi, melheri, até te sai fumo pelos olhos.
concordo contigo, na maioria das coisas que dizes.

4/1/08 19:20  
Blogger Mad said...

Olá! Passei a correr para te desejar um excelente 2008!

4/1/08 19:56  
Blogger Fatyly said...

Luis Manuel
Para além de um país de reformados e desempregados, somos também um país de conformados e há tanta forma de matar moscas.

Boop
eu não perco tempo com os astrólogos e afins, mas tenho imensa pena dos fragilizados que são "papados" por esses vendilhões.

Wind
Este governo é o que todos sabemos. Não sou formada em política, sou formada sim na política doméstica. Claro que virão mais aumentos, mas que fazer?...olha um exemplo plausível: os moradores de uma zona aqui bem perto protestou juntamente com a Junta de Freguesia sobre os cabos de muita alta tensão. Venceram e as obras já estão em curso. Pois bem...rapidamente do norte a sul...a REN está à rasca com os prejuízos por terem que enterrar os cabos ameançando que tinham que aumentar de forma a ressarcirem-se. Levaram nas orelhas e não podem aumentar por isso.
Combustíveis: não vejo redução nenhuma em termos de automóveis na estrada. Que tal se milhares e milhares fizessem o que fazem lá fora: andar a pé, transportes públicos ou de bicicleta? Se evitassem as multas na condução e sobretudo no estacionamento? não daria isso para terem mais algum ao fim do mês? e o governo perdia milhares de euros que arrecada por dia.
Já estamos no abismo mas o governo sabe que somos muito conformados e atinadinhos. Até um dia né?:)

Peciscas
Querem e conseguem pelo que já falei anteriomente

Francis
Eu li a notícia e e pensei: eu não pagava nem que fosse presa. O mal está precisamente no "medo" perante uma autoridade. São esses pequenos grãos de areia que fazem andar a máquina maquiavélica do governo em extorquir dinheiro aos cidadãos.

Mfc
oh rapaz não me digas que vão taxar o sorriso:)

Lúcia
Olha que até parece que me conseguiste ver, mas é que fico desvairada pelo negativismo e passividade de um povo de conformados mas tão lamechas e chorões. Chiça que é por demais.

Mad
Obrigada garota linda:)


Por experiência própria repito um provérbio: Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe e indo pela segunda não devemos perder as esperanças em melhores dias e levantarmo-nos do comodismo.

Beijocas a todos

4/1/08 21:34  
Anonymous Anónimo said...

Beijos para ti Mulher valente!

É mesmo assim, a vida vive-se um dia de cada vez.


beijocas

4/1/08 23:40  
Blogger Odele Souza said...

Fatyly,
É mesmo, muito pessimismo por aí. E há que se ter esperança, não é mesmo? Se não podemos ter esperança nos governantes que a tenhamos em nós mesmos.

Um abraço.

5/1/08 01:02  
Blogger xistosa, josé torres said...

Não sou negativista de escrita.
Sou-o de actos.
Reformei-me em Fevereiro de 1996.
Com todos os aumentos do PS, do PSD, depois PS, voltou o PSD, e assim sucessivamente, sei que neste momento, a última pensão que recebi, era inferior, em 102 euros, ao que auferia e, 96.
Tenho motivos para me orgulhar da cambada de incompetentes que me têm esbrugado escabrosamente, (não só a mim, como é lógico), sendo que a treta ou a meta dos 3 % de nenhures, vai ser um estandarte até ás eleições.
Se outros as ganharem, talvez até fiquemos pior ... quem não é nada e promete muito ...
Cala-te que já chega!

Que aja, falta-lhe o "h", é que ia escrever ajaezar as bestas, para continuarem a ajambrar orçamentos de mesquinhos ...
Pobre povo português que não corre com estes, (dos dois lados da barricada), trapaceiros!!!

5/1/08 03:23  
Blogger xistosa, josé torres said...

(As "Famílias" reuniram-se e deliberaram, de mútuo acordo).

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
A mãe não é certamente
e o pai não bate assim.

Foi assim, que se alterou o Código Civil e Penal ... mansamente, na paranóica e meramente hipotética e longínqua hipótese, de algum dos coitaditos, do processo da Casa Pia, irem a julgamento ... só serão acusados de 1, UM, crime ...

Talvez até já tenham cumprido a pena e tenham que ser indemnizados, por excesso de prisão.
Já não falando da reputação e do direito ao bom nome dum grandessíssimo FDP.

5/1/08 03:31  
Blogger Fatyly said...

Marta
mas é que tem que se viver dessa forma e olha à tua volta...o que vês? lentamente e com os alardes ou alarmes televisivos a depressão vai-se instalando neste país de conformados.
Se quizermos somos todos VALENTES e OPTIMISTAS.

Xistosa
Ser-se negativista de actos é ser-se optimista de gestos...julgo eu de que...porque dizermos da nossa justiça, aprender com os erros, não andar atrás da carneirada, não dizer sim a tudo e em sede própria - SEM MEDOS - assinar o livro de reclamações, denunciar...é de facto a posição que todos deveriam ser. Muitos e eu conheço alguns, barafustam, limpam-lhe a reforma, mas em campanhas, visitas ou inaugurações lá estão eles a bater palmas.
Não falo dos processos mediáticos porque até à sentença todos são inocentes. Estou atenta, muito atenta e depois sim, então darei a minha opinião. Para já o que eu digo e já "assinei o livro de reclamações" usa-se e abusa-se de recursos judiciais (podem) mas quer a 1ª. instância, Tribunal da Relação e o Supremo deveriam ser mais...cèleres.
Quase sempre protegem-se os arguidos (não vá o povo fazer das dele) mas as vitimas por vezes são totalmente esquecidas.

Os impostos vão baixar em 2009, senão for antes, porque o PS quer manter as cadeirinhas ocupadas.

Batem leve, levemente
Como quem por mim
não vou, não sou certamente
de quem governa assim.

Não perco a esperança
o sorriso ninguém me tira
luto com perseverança
o meu olhar tem outra mira!

5/1/08 10:59  
Blogger Fatyly said...

Beijocas e obrigado pela vossa presença:)

5/1/08 10:59  
Blogger Fatyly said...

Odele
Dizes uma grande verdade e és uma lição de vida. Admiro-te profundamente!

Um enorme beijo

5/1/08 11:00  

Enviar um comentário

<< Home