sábado, junho 21, 2008

RODA em torno de PAULA e do seu filho JOÃO

A minha filhota Cris enviou-me um email e por saber que é VERDADE apelo a todos que façamos uma roda em torno de Paula e do seu filho para que de uma vez por todas seja feita UMA MERDA DE UMA RAMPA num prédio de hipócritas, num país de hipócritas e no meio de tanta hipocrisia se for preciso vou eu mesma com meia dúzia de pedreiros e faço a rampa e AI DAQUELE QUE A BOTAR ABAIXO. BRINCAMOS?????

O email de Paula dirigido à "responsável do prédio":

Decidi colocar no YouTube um vídeo demonstrativo de um problema com que me deparo há já alguns anos no meu prédio, a ausência de uma rampa de acessibilidade.
Contactei as instituições competentes (Secretariado de Reabilitação,Primeiro-Ministro, Presidente da República, etc.), inclusivamente os meios de comunicação social que o divulgaram, porém, o problema mantém-se, mesmo após a Câmara Municipal de Braga ter notificado o condomínio do prédio, em 2005, para que num prazo de 10 dias construíssem a rampa exigida por lei.
Saturada de promessas atrás de promessas, constantemente "sem vislumbrar uma luz no fundo do túnel" e cansada de ouvir respostas como: "A rampa vai ser um mamarracho" e "Aqui a lei não entra", resolvi tornar público este problema, para mostrar como a observância da lei não é para todos e, como, por exemplo, razões puramente estéticas (apontadas pelas pessoas que se colocam contra a construção da rampa) podem afectar a vida das pessoas, independentemente da injustiça e da falta de bom senso que isso possa representar.

Este é o link do vídeo (...)

Eu Fatyly deixo o vídeo:


onde poderá ver o prédio* e o que significa quando o meu filho João, portador da doença de Batten, necessita de se deslocar à clínica (no prédio ao lado)para uma consulta ou exame.
Grata pela atenção
Paula Mendes
paulamendes@mail.telepac.pt
--
* situado na R. Prof. Machado Vilela 140-5ºc dto
4715-045 BRAGA


.......................

Dou-me por feliz quando resolvo um problema entre milhares e este ACREDITO QUE SERÁ MAIS UM A SER RESOLVIDO A BREVE PRAZO!

28 Comments:

Blogger mfc said...

CLARO QUE VAMOS TODOS FAZER MUITA FORÇA.

MAS NESTE PAÍS NADA ME ADMIRA!

21/6/08 19:29  
Blogger wind said...

Já o coloquei no webclub.
Beijocas

21/6/08 19:50  
Blogger Odele Souza said...

Fatyly,
Vi o filme do You Tube duas vezes. Também acabei de receber o e-mail da Cris. Dá-me vontade de falar um palavrão. O que é isso?! Como assim, o condomínio ainda não construiu a rampa necessária ao João?! Por questão de estética?! Que atitude mais feia a desse condomínio. Isto sim, é feio. Bora lá Fatyly, vamos fazer barulho, bater panela, gritar, "botar a boca no trombone" como se diz.
A construção dessa rampa para João, é urgente, é pra ontem!.
Sugiro Fatyly, fazermos contato com os blogs de Portugal para que mais e mais pessoas entrem na "RODA em torno de Paula e de seu filho JOÃO"

Que vergonha!!!.

Um abraço pra ti minha querida.

21/6/08 19:55  
Blogger Fatyly said...

mfc
a mim também não mas já enviei montões de emails e o que me mais me tira do sério é "os vizinhos dizerem que tiram a estética do prédio"?????? São esses seres humanos que só olham para o seu umbigo que na volta andam por ai a dizerem que são "solidários".

Wind
já lá vou ver:)

Odele
De tanto refilar e apelar eu já consegui resolver problemas parecidos mas em edificios públicos e até que o nosso Centro de Saúde tivesse mais duas cadeiras de rodas para transporte dos doentes da âmbulância para o Centro e sabes porquê? porque estavam duas estragadas, todo o mundo comentava e ninguém fez nada. Eu já deve ser bem conhecida mos emails e quem ajudou foi a nossa Junta e Cãmara.

Obrigado e vamos ajudar esta mãe.

Beijocas

21/6/08 20:21  
Blogger . intemporal . said...

Epá, até me custa a acreditar que isto possa acontecer. Lamentável esta situação. Então os prédios são construídos para as pessoas ou terão de ser as pessoas a sujeitarem-se a viver sem a possibilidade de qualquer acessibilidade quando precisam de se deslocar, para tratarem da sua saúde e para poderem fazer a sua vida?
Tornarei este caso num escândalo público tão breve quanto possível, felizmente trabalho numa instituição com muitos millhares de funcionários e segunda-feira tudo farei para que esta situação chegue ao conhecimento de muitos, para que algo se faça.
O ódio, nasce da revolta. Ficar parado, não irei ficar.
Beijinho

21/6/08 20:32  
Blogger sideny said...

mas que raio de vizinhos sao aqueles?
nao lhes doi ver o sofrimento daquela mae para sair com filho.
a mae que mande fazer a bendita rampa.
e o resto do predio que se lixe, para nao dizer outra coisa.
insensiveis aqueles vizinhos.
bej

21/6/08 21:10  
Blogger Fatyly said...

Paulo
Mas acontece e fazes bem em divulgar porque quantos mais souberem, mais os vizinhos se humanizam quanto mais não seja "pela vergonha de ficarem a ser conhecidos pelo YouTube"!

Sidney
São os vizinhos (talvez nem todos) que na volta são os primeiros a dizerem que são solidários com o que se passa lá fora, entram em campanhas e tudo...mas pouco ou nada fazem por quem mora perto deles.

Não sei se poderá fazer, porque as leis neste país são fáceis de serem publicadas e dificeis de ser aplicadas.

Julgo e não tenho a certeza do que irei dizer porque nunca tive casa própria: mas este problema terá que ser resolvido apenas e tão só pelo condomínio, uma vez que já há um despacho favorável e condenatório da câmara municipal datado de 2005. Para tal terá que haver a maioria no sim.

Que gentinha meu Deus!!!

Obrigado a todos!

Beijos

21/6/08 22:12  
Blogger Odele Souza said...

Fatyly,

Fiz uma chamada para este teu post nos meus dois blogs. Tomara que o condomínio faça de uma vez a rampa, nem que seja mesmo por vergonha de ver o caso no You Tube. Acho que se deve divulgar o endereço do prédio de forma a mostrar onde vivem esses insensíveis vizinhos de Paula e João. Vamos incomodá-los Fatyly!.

Um beijo.

21/6/08 22:27  
Blogger Fatyly said...

Odele
Ai vamos, vamos e como vês por uma porcaria de uma rampa.
O endereço esta no fim do meu post e a negrito para que se veja bem melhor!

Vou agora lá ver:)

Um beijo para ti, filhote e à nossa Flávia

21/6/08 22:31  
Blogger xistosa, josé torres said...

ALTO !!! ALTO !!!

Não adianta barafustar!

Não sei se quando o prédio foi VISTORIADO, já estava em vigor a Lei as Acessibilidades, (penso que não), mas o que penso não interessa.
Se estava em vigor, houve corruptos que vistoriaram o edifício!!!!
Se não estavam ... a pessoa com um deficiente, não ia morar para lá!

QUE FIQUE BEM CLARO !!!
EU NÃO DEFENDO OS GREGOS E TROIANOS !!!
SOU PELA JUSTIÇA!

Vamos partir do princípio que o prédio está legalmente vistoriado.

Neste caso, SÓ A ASSEMBLEIA DE CONDÓMINOS, tem poderes para deliberar obras no prédio, dentro das leis em vigor.

MAIS NINGUÉM PODE OBRIGAR A NADA!

Já viram o que era morarem numa moradia e o vizinho queixar-se, sei lá, que o telhado não tinha a inclinação regulamentar, ou que não gostava das janelas.

A Câmara não pode intervir na propriedade privada.
ESTÁVAMOS FEITOS AO BIFE, SE TAL FOSSE POSSÍVEL !!!

A Câmara tem o dever de construir uma rampa no passeio e reservar um local de estacionamento, devidamente sinalizado.
SÓ ISSO !!!!!!!

Os moradores, aliás, proprietários ou seus representantes é que têm o poder.
Nem a Paula pode executar a obra a expensas suas ...
É assim e por muito cruel que parece ser, tem mesmo que ser assim.

Já enviei um e-mail à Paula, disponibilizando-me para o que for necessário.

Posso colocar no meu blog as ou a foto ... mas a sorte dela é que um dos "SACANAS", (desculpem o termo, dos condóminos adoeça e necessite duma cadeira de rodas ...

É tudo ... e não é pouco!

É nestes momentos que se vê quem vai à missa todos os domingos e passa a semana a chutar nos outros ...
MALDITA HUMANIDADE !!!

21/6/08 23:00  
Blogger PreDatado said...

Eu não sei se a Câmara de Braga tem ou não poder para obrigar a construir uma rampa. Pelo post fiquei com a ideia que se a Câmara fez a intimação terá base legal para o fazer. Mas não tenho formação jurídica para o afirmar. A verdade é que o Estado, quando lhe vão ao bolso como no caso do não pagamento do IMI, tem um meio de retaliação como o não reembolso do IRS (cf. comunicação social de 18-06-2008), mas como a intimação que a Câmara fez para a construção da rampa nos 10 dias subsquentes não mexe no bolso do Estado provavelmente não houve nem haverá intervenção nenhuma do mesmo.
Ora assim e estando obviamente perante de um bando (ou manada, ou alcateia, sei lá) de animais, vulgo condomíno de Paula Mendes, haveria que haver uma acção conjunta da Direcção Geral da Veterinária, da ASAE, do Delegado de Saúde e de outras entidades afim, provavelmente também da Sociedade Portuguesa de PSsiquiatria (porque pode haver eventualmente alguém de raça humana entre eles) para ver se são animais em bom estado de saúde ou se deverão ser levados para abate. Como dizia alguém num comentário supra sugiro que esta inspecção se faça à saída da missa de Domingo.

21/6/08 23:14  
Blogger Fatyly said...

Xistosa
Claro que sim, mas se leres no email da Paula que transcrevi:

"mesmo após a Câmara Municipal de Braga ter notificado o condomínio do prédio, em 2005, para que num prazo de 10 dias construíssem a rampa exigida por lei."

Não sei muito das leis do condomínio, vou sabendo apenas pela minha mãe e pelas minhas filhas e no prédio da minha mãe com vinte e tal anos, foi feita uma rampa mas COM O ACORDO DE TODOS OS CONDÓMINOS, ou MELHOR DIZENDO PELA MAIORIA porque houve um ou dois que não queriam. Tudo por um senhor ter-lhe sido amputadas as pernas. Já faleceu e a rampa que ocupa o espaço de uma cadeira de rodas lá continua...e ironia do destino, hoje é a mulher de um dos que era contra que a utiliza.

Concordo contigo MALDITA HUMANIDADE, mas acrescento...nem todos!!!!

Beijinhos rapaz

21/6/08 23:16  
Blogger Fatyly said...

PreDatado
Percebo de algumas coisas, mas conforme disse ao Xistosa acho que a Câmara para ter notificado em 2005 é porque tinha poderes para tal.

Quanto à vizinhança /condóminos, não sei se serão todos, mas pelo menos a maioria deve ser contra porque caso contrário já existia a dita rampa.
Lê o meu comentário anterior e verás...cá se fazem cá se pagam.

Um beijo

21/6/08 23:21  
Blogger peciscas said...

Também recebi o mail da Cris.
Não sei de leis mas acredito naquilo que o Xistosa refere.
Mas, indepemdentemente disso, acho que, para lá da divulgação do caso, poderemos mandar cartas para a administração do condomínio (está aí o endereço) para pressionar e mostrar que a Paula não está só.
Se calhar, um comtactozito com a SIC ou TVI também ajudaria.
Infelizmente, vivemos num país em que só aquilo que aparece na "praça pública" é que tem hipóteses de poder ser resolvido.
De qualquer modo, já enviei um e-mail à Paula, a demonstrar solidariedade.

21/6/08 23:36  
Blogger addiragram said...

Se a insensibilidade já atingiu esta dimensão, só resta colocar à porta de
cada condómino a questão: E SE FOSSE CONSIGO? A guerra psicológica, às vezes, resulta.

22/6/08 00:00  
Blogger Fatyly said...

Peciscas
Tens razão meu amigo e já que a maioria dos vizinhos, porque em questão de condomínio vence sempre a maioria, é contra o que eu acho de uma tremenda crueldade sobretudo porque devem conhecer o João e na volta dão palmadinhas nas costas e depois embargam a questão.

A maioria das "aberrações desta sociedade" só mesmo através do impacto televisivo.

Mas acredito que os pais do João e ele próprio verão o assunto resolvido em três tempos.

Addiragram
Mas é isso mesmo e oh se resulta.
Isto realmente não cabe na cabeça de ninguém...por estética???? eh pá até me dá vómitos saber da existência de certas penssoas que em vez de miolos têm toquinha de galinha.

Dói-me muito porque tenho uma sobrinha linda que tem parelesia cerebral, é quase autónoma mas ao longo destes 23 anos sei bem o que a minha irmã e cunhado têm sofrido com coisas e conotações "aberrantes" que nem te passa pela cabeça e só mesmo à estalada.

Obrigado e ácredito que tudo vai acabar em bem.

Beijocas

22/6/08 08:48  
Blogger addiragram said...

Procurei a lei-Deixo-a aqui.Acho que é possível recorrer a ela.

http://www.lerparaver.com/node/444

22/6/08 10:56  
Blogger Isabel Filipe said...

acho que se deve contactar a TVI ... eles acabam sempre for fazer qualquer coisa ...

o mail da Julia Pinheiro é

casos.julia@tvi.pt

se for preciso aluguma "ajudinha" monetária conta comigo ....


beijinhos

22/6/08 13:30  
Blogger Fatyly said...

Addiragram
Obrigado:)

Isabel
obrigado pelo email, vou enviar e já mandei imensos para outros sectores.
Podes mandar também:)

Quanto à ajuda monetária não necessito e garanto-te que se for preciso não faltarão pedreiros que numa de voluntariado irão fazer a maldita rampa.

Beijos e obrigado

22/6/08 20:50  
Anonymous Anónimo said...

boa noite amiga, mas aqui o problema por o que me dá a entender, conheço alguma coisa em braga e o predio me é familiar, (salvo seja), o problema é o local, as tias e os tias jamais aceitam a rampa, é um zona chic da cidade logo, a maioria dos que lá vivem, isso só acontece aos outros,e eu não acredito que se vá resolver,

mas deviam pensar que , " para os outros, os outros somos nós"

beijinhos e santa noite


Fernando

23/6/08 00:18  
Blogger Fatyly said...

Fernando
Apesar de já não ir a Braga há mais de 15 anos não faço a mínima ideia da zona, mas chic ou não, tens razão no que dizes...julgam que só acontece aos outros.

Um beijo rapaz e obrigado

23/6/08 08:45  
Blogger Odele Souza said...

Passando por aqui amiga para ver a quantas anda esta rampa. Enviar e-mails para a Julia Pinheiro é uma excelente idéia, pois tanto aí como aqui sabemos que o que é mostrado na televisão recebe mais atenção. Estou copiando o e-mail da Julia e enviando uma mensagem também aqui do Brasil. É importante mostrar o link do vídeo do You Tube. Que cenas!

Tomara Fatyly que o e-mail chegue às mãos de quem faça algo, pois por aqui, envio muitos e-mails às redações de revistas e emissoraas de TV, para mostrar o absurdo do caso de Flavia, mas nem resposta recebo. Mas hoje é segunda-feira, e com o ânimo renovado vamos todos juntos tentar conseguir que se faça de uma vez por todas a rampa para João.

Abraço.

23/6/08 16:50  
Blogger Fatyly said...

Odele
É muito importante que cada um faça a sua parte e que todos juntos faça emergir o efeito desejado.

Também de cá e pela minha parte as caixas de correio electrónico do Brasil ficam cheias sobre o caso de Flávia. Não importa se tem resposta, o interessa é dar a conhecer e o certo é que a roda de Flávia já é imensamente grande o que espero que a do João também seja e também resolvido.

Casos diferentes, o da tua filha e a do João já que esta mãe apela apenas por uma rampa de acesso. Este mundo anda de pernas p'ro ar mas a gente vai repor no lugar:)

Um abraço apertadinho

23/6/08 18:09  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Mãezona, e Olá a todos.
Aquilo que vos posso dizer, e, falo, porque a Paulinha é mais do que minha irmã, é que este caso não é de agora. Já correu muita, mas muita tinta!
Trata-se duma zona muito "in" de facto, mas, mesmo no melhor pano, como todos sabem, cai a nódoa. Neste caso, não é uma, são uma catravasada de nódoas. É que aquilo que acontece é que são dois condomínios, entendem? Aquela zona (se repararem, subindo as escadas, virando à direita, é uma zona comercial e tem, para além disso, uma outra zona de escritórios e consultórios.
Ora, este condomínio apoiou, LOGO!, a construção da rampa.
Aqui, as nódoas fazem parte do condomínio da zona residencial, e, digo-vos, é cada um!...

Estive a falar com a Paulinha que, pediu, porque ficou emocionada com todo o empenho demonstrado por todos ,(eu sabia que todos eram uns Doces!) e está a responder, paulatinamente, a todos os que também enviaram mails para ela.
Ela é de facto, uma Mulher que não baixa os braços!
Pediu-me para dizer, também, que adorou a sugestão da addiragram e vai mesmo para a frente com ela!
Se há pessoa sensata é a Paula, acreditem, eu vivo ao lado dela há 40 anos, não há nada que não digamos uma à outra, e, sei, que algo que eu faça, ela subscreve por baixo, tal como o recíproco, entendem?

Quando ela começou a receber os mails, os vossos, a ir visitar os blogs (não comentou, pq o João ocupa-lhe mesmo todo o tempo, acreditem!) e foi a Aida, a irmã, outra Guerreira, e as filhas, ambas advogadas, que também aparecem no vídeo, que foram abrindo cada um dos vossos blogs, e lendo para a Paula.
Eu não pus no meu blog, porque foi mesmo ela que disse que não se prestava para aquele tipo de divulgação, por ser de poesia.
Vou por, tal como no caso da nossa Flávia, o vídeo, na barra lateral, isso vou, claro!

Quanto ao que se falou aqui da ida à televisão, ela foi contactada pela SIC, que queria ir ver o sítio, fazer o "levantamento de tudo.
O problema é que, a Paula, por tão íntegra, não quer (um dos consultórios é do médico que acompanha, aqui em Portugal) o João, e, a ele se deve, aquele "rapazola lindo" estar ainda entre nós, entendem?
Por isso é que isto está a ser feito com todo o cuidado, porque quando se mexe com câmaras, partidos políticos e inúmeros organismos, torna-se extremamente delicado.
Mas, que se vai conseguir, ai vai!
Então agora que foi por no Youtube, e, com a ajuda de todos Vós, as visitas dispararam, vamos ver, Amigos! Estou para ver a cara de "Cú" daqueles acéfalos dos vizinhos, quando virem o papel colado na porta.

Eu não a deixo, disse-lhe que contasse com o nosso apoio, e, claro, lá rolou mais uma lágrima, porque ela é uma paixão, e, disponibilizou-se logo para qualquer coisa que dela precisem.

Odele, Linda, falei-lhe no problema da Flávia, por causa da perda do tónus muscular e dos membros apresentarem um "atrofiamento". Ela vai enviar-te um mail, com uma sugestão que resulta e que é tão simples!
Só pede é que tenham paciência porque ela (tal como eu(não é sucinta) e quando escreve, "perde-se" a dar todas as explicações!

Quanto à ajuda monetária, ela sorriu. Achou lindo, comoveu-se, mas, Haja Deus que tem uma situação económica muito boa e o João é tratado em casa, com todos os aparelhos e máquinas, melhor, até do que na clínica.

Haja gente linda, como todas as Paulinhas, as Odeles, como todos nós e, aquela "bendita rampa" vai ser construída!

Depois, vamos todos festejar, Amigos, porque, como Algém disse, é a União que faz a Força, mas com a Amizade a abraçá-la, torna-a invencível!

Bem hajam e recebam, com todo o carinho, um abraço muito apertado da Paula.

Eu? Eu "babo-me" por tudo o que fizeram! Eu sabia que qualquer um de Vós não ficaria "quieto!

Um beijo, e, obrigada por terem divulgado o mail que vos enviei!
Eternamente grata e orgulhosa de vos conhecer,

Vossa,
Cris

PS:
Mãezona, eu Amo-te muito, sabias? Mas tanto, tanto, meu doce!
Vou encher-te de beijos, podes crer, vou ser ainda mais melguinha que as tuas netas, as minhas sobrinhas que eu adoro! Rssss!

Obrigada, Querida!

Tua fiota,

Cris

23/6/08 19:39  
Anonymous Anónimo said...

Hoje 18 de Agosto a rampa de acesso ao predio começou a ser construida. Muito obrigada pelo apoio e pela divulgação do assunto e especial por todo o carinho que mostraram. Quando a rampa estiver pronta e em funcionamento farei um video e colocarei como video response no youtube.
Muito obrigado a todos
Paula Mendes

19/8/08 04:34  
Blogger Olinda Branco said...

Fui parar a este blog por acaso e só consigo dar os parabéns por a rampa já estar a ser construída (por esta altura já deve estar concluída). Desejo-vos muita sorte e força pois deu para perceber que esta foi mais uma luta entre muitas.
Beijinhos
olinda

26/8/08 17:41  
Anonymous Anónimo said...

tenho 4 filhos menores estando divorciada a 8 anos. Ja ultrapassamos dificeis obstaculos e mesmo nesses momentos de maior dificuldade nunca abandonei as minhas prioridades [os meus filhos e o meu emprego] sempre trabalhei.fui funcionaria numa escola durante 11 anos ate ao dia em que um dos membros do concelho executivo resolveu perseguir-me. Com ajuda de algumas consultas nos psicologos que me aconcelharavam a mudar de emprego aguentei 2 anos a ser mal tratada nessa escola.fui obrigada a abandonar o emprego.Desde de Outubro que estou desemprega.procurei ajuda numa escola profissional aqui de famalicao ACIF fui a varias consultas com o Doutor joao da escola que descobri agora,embora pelas conversas tanto das consultas como nas entrevistas que ele me enviava traziam- me a memoria os ultimos tempos da escola onde trabalhava , chegou mesmo a chacote ar com a minha afliçao ..Esta senhora esta a usar o seu poder para prejudicar a vida de uma mae desesperada.nao entendo como uma escola que recebe verbas do estado pode abusar desta maneira.a sociedade demonstra ou tenta demonstrar tanta preocupaçao com as crianças mas e tudo falso. Mesmo aqui em famalicao vao abrir alguns infantarios onde entreguei o meu curriculum expus o meu caso e as respostas sao sempre negativas, o facto de ter 4 filhos para sustentar nao e prioridade para a minha integraçao mas sim quem tem conhecimentos na camara municipal de vila nova de famalicao. Queria dizer que os meus filhos sao muito bons alunos e merecem ser felizes.preciso de ajuda .

2/7/09 16:01  
Anonymous sonia_guimaraes@live.ie said...

tenho 4 filhos menores estando divorciada a 8 anos. Ja ultrapassamos dificeis obstaculos e mesmo nesses momentos de maior dificuldade nunca abandonei as minhas prioridades [os meus filhos e o meu emprego] sempre trabalhei.fui funcionaria numa escola durante 11 anos ate ao dia em que um dos membros do concelho executivo resolveu perseguir-me. Com ajuda de algumas consultas nos psicologos que me aconcelharavam a mudar de emprego aguentei 2 anos a ser mal tratada nessa escola.fui obrigada a abandonar o emprego.Desde de Outubro que estou desemprega.procurei ajuda numa escola profissional aqui de famalicao ACIF fui a varias consultas com o Doutor joao da escola que descobri agora,embora pelas conversas tanto das consultas como nas entrevistas que ele me enviava traziam- me a memoria os ultimos tempos da escola onde trabalhava , chegou mesmo a chacote ar com a minha afliçao ..Esta senhora esta a usar o seu poder para prejudicar a vida de uma mae desesperada.nao entendo como uma escola que recebe verbas do estado pode abusar desta maneira.a sociedade demonstra ou tenta demonstrar tanta preocupaçao com as crianças mas e tudo falso. Mesmo aqui em famalicao vao abrir alguns infantarios onde entreguei o meu curriculum expus o meu caso e as respostas sao sempre negativas, o facto de ter 4 filhos para sustentar nao e prioridade para a minha integraçao mas sim quem tem conhecimentos na camara municipal de vila nova de famalicao. Queria dizer que os meus filhos sao muito bons alunos e merecem ser felizes.preciso de ajuda .



sonia_couto@live.ie

938168477

252110223

2/7/09 16:05  

Enviar um comentário

<< Home