terça-feira, junho 10, 2008

Camionistas!







Os camionistas estão em "luta ou greve" por uma causa mais que justa!
Mas está a decorrer o futebol! E que tal foi a primeira ronda?
Quem regressou e está a regressar de um fim de semana prolongado esvaziou as bombas de gasolina. A Dª. Galp, sabidona e precavendo-se aumentou à meia noite mais um centimo que com o que se passou hoje arrecadou mais uns milhões!
Mas quem vai ganhar? Portugal ou a República Checa?
Hoje é dia de Camões e Cavaco Silva já sem gasolina referiu como sendo da Raça? Que Raça? só se for de "camelos"! Mas no entanto incentiva portugueses a serem «exigentes e rigorosos».
Mas não faz mal, temos a selecção bem instalada, Scolarri já falou e está tudo nos conformes!
E nos conformes há bombas a zero e supermercados quase a zero! Irá haver açambarcamentos de produtos alimentares, tal como vi e senti na crise de 80 a 86 e depois dezenas de quilos de arroz nos contentores devido ao malvado gorgulho.Por falar em gorgulho, li agora mesmo que Mário Lino irá reunir-se com quem de direito, mas acho que com aqueles de olhos de boga, uma boca sempre cheia de cuspe ou dentes cariados, perante o poderio dos camionistas irá dizer que "jamé" "jamé" ficará no governo!
Mas não há problema nenhum, sabe sempre bem um cozido à portuguesa feito com bolas (não são essas meu amigo), amanhã o país vai esquecer e após a vitória de Portugal por 20-1, irá festejar pelas ruas de vidros abertos, ar condicionado, aceleras, mão na buzina e sem saber bem porquê, o carro parará com a luzinha acesa: está na total reserva! Pois é tinha-se esquecido!

Sócrates apela ao bom senso dos patrões, que pela primeira vez numa greve vejo a união entre patrões e empregados - tendo estes os dias pagos!
Também diz que não irá mudar uma vírgula e já o estou a ver andar de bicicleta ou a fazer corrida vestidinho de fato de treino a caminho do seu gabinete. Ou talvez não, por ter um depósito de combustível dentro de casa!
Coitado do "mecinho" é desta que vai às urgências de burro!

e por último os camionistas dos vários países (que cada vez são mais) só levantarão a greve quando "o governo ceder", porque apesar de por cá

(...)A ANTRAM ser uma entidade de utilidade pública que está a negociar com o Governo vários dossiers, tem reuniões marcadas para a próxima semana (...)

partilha da mesma cartilha e anda a passo de caracol! Os dossiers deveriam ter sido para "ontem", mas estiveram na Suiça a comer "chicolates"!

Precavida como sou já tenho ao largo um "pitroleiro com milhares de barris de crude comprados a um preço bom"...mas quem dá mais? quem? então chuta mais 50 dólares por barril!

Recordo que o Chile hoje é o país que é...graças aos camionistas!

O povo começou a sair à rua e ironia das ironias:

"Muitas vezes a melhor defesa é o ataque. Decifrem!"*
*Palavras de Scolari

E eu já decifrei:
- Sei que o governo não irá baixar o preço dos combustíveis mas já deveriam ter posto "tectos" e pedir a reavaliação da legalidade dos aumentos.
- Sei que os portugueses deverão mudar os seus "hábitos" a todos os níveis e todos juntos fazerem, por exemplo, o que a Junta de Freguesia tem feito na Ericeira a nível do aproveitamento dos óleos caseiros.
- Sei que 99,9% dos Presidentes da Câmara estão mais preocupados com o futebol e programas televisivos (Sintra é um deles) do que lutarem, despacharem e fazerem o que lhes compete. Respeito-os apenas e tão só por terem sidos eleitos pelo povo.
- Sei que os subsídios europeus para um novo aeroporto e TGV são estritamente para estes fins, mas os nossos representantes porque não lutam para serem aplicados em investimentos mais necessários?
- Sei que agora decorre o Euro 2008, depois serão as férias e os portugueses só irão saber a verdadeira "crise" lá para Setembro ou Outubro!

Mas não sei onde está o governo, os partidos da oposição, o Presidente da República, as autoridades porque num país democrático o silêncio por parte de todos é "assustador"!

13 Comments:

Blogger Fábula said...

não me sinto propriamente solidária com os camionistas... :P

mas confirmo, mais uma vez, que é o petróleo que manda no mundo. estamos dependentes. há crise. estamos todos tramados. o futuro próximo não é muito risonho. alternativas precisam-se!

11/6/08 12:02  
Blogger Maria Oliveira said...

Claro que a maior defesa é o ataque!
É preciso a greve dos camionistas para se verem as injustiças praticadas?
Sem combustível não há nada e as cidades e vilas ficam cativas, sem produtos! Não deveria ser necessário fazer greve. Infelizmente só diálogo não parece ser suficiente!

Lamento as mortes dos dois camionistas atropelados em Portugal e Espanha!

Abraço

11/6/08 12:38  
Blogger wind said...

Excelente post! Subscrevo totalmente o que escreveste e muito bem:)
Beijocas

11/6/08 13:22  
Blogger Carla said...

pois amiga não se pode sempre enfiar a cabeça na areia como a avestruz...chega uma altura em que é necessário dizer BASTA...não sei se essa altura já chegou, mas sei que finalmente começa um lento despertar, as pessoas sentem que a sua qualidade de vida diminui drasticamente em troca de nada e isso não gera felicidade, nem bem-estar!
Não se pode continuar a ignorar direitos elementares (de alguns e apenas de alguns!) sem se dar nada em troca!
Mais uma vez um racicínio fabuloso o teu

beijos grandes amiga

11/6/08 13:44  
Blogger mfc said...

Portugal deve ganhar aos Checos, mas eu preferia que os camionistas ganhassem!

11/6/08 16:15  
Blogger PreDatado said...

"...onde está o governo, os partidos da oposição, o Presidente da República..." e eu também?

estamos a ver a bola, claro.

Portugal!Portugal!Portugal!

(Vou ser sincero, estes meus três vivas a Portugal são apenas e exclusivamente para o futebol, qualquer que seja o resultado de hoje; porque dos outros, ninguém mais o merece)

11/6/08 16:32  
Blogger Fatyly said...

Fábula
eu estou, excepto nos excessos que se cometem, embora não acredite que tenham sido provocados por eles, mas por outros que concordando ou não, pela calada da noite aproveitam-se da situação como incendiar e furar pneus, mas não dão a cara! Somos dependentes do petróleo mas há muito que os governos deveriam apostar nas alternativas. Mais vale tarde...do que nunca!

Paula
Todos vemos as "injustiças" e andamos numa de come e cala, acomodados, conformados e a força motriz dos camionistas mostraram que, com esta greve/luta/posição ou outro nome qualquer conseguem paralisar um país e mostraram ao governo ou governos que o povo querendo faz e mais nada! Agora pergunto onde está a governação que pelo menos não assegurou os serviços mínimos? Apanhados de surpresa? e agora afirmam que na lei portuguesa o look-auto é proibido e que vão ver os actos ilicitos? Não, não e não, os camionistas e o povo não estão a fazer uma batalha nem guerra civil e desde o 25 de Abril é a primeira vez que o povo dá mostras de estar farto!
Também lamento as mortes!

Wind
Obrigado:)

Mfc
Oxalá que ganhe, pelo menos muitos ficarão felizes, mas estou lado a lado contigo e oxalá que os camionistas ganhem. Agora houve a junção dos agricultores...numa bola de neve!

PreDatado
estavam distraídos por o ameaço de sexta feira ao bloqueio total à cidade do Porto era mais que evidente que "ou vai ou racha".
Claro que podem ver, vibrar e lutar pela bola, pela equipe portuguesa porque uma coisa que aprendi no antes e depois...é respeitar a liberdade dos outros.

Aguardo o desenrolar desta luta, que na minha posição de defesa já é o maior
CARTÃO VERMELHO alguma vez apresentado A ESTE GOVERNO e à UE!

Beijos

11/6/08 17:33  
Blogger Fatyly said...

Deixo aqui os meus parabéns à nossa Selecção Nacional de Futebol por ter ganho. Só ouvi e vi o nosso hino nacional, mas ainda estou a ouvir os festejos "buzinais" e o habitual empacotamento de carros na rotunda de sempre:)
Sei que até já me apelidaram de anti-portuguesa porque não pus na varanda a bandeira (coisas de vizinhas heheheheh) mas não o sou, apenas não gosto de futebol!

Julgo que há novidades sobre o bloqueio, isso sim é algo que me preocupa e espero que tudo decorra bem e sem mais feridos.

Hoje vou ver o telejornal!

11/6/08 19:53  
Blogger wind said...

Tens razão, o silêncio é assustador, só comentamos nos blogs e nem todos.
Parece que as pessoas não se unem para nada, refilam, mas não agem.
Era precisa uma nova força polítoca ou um líder que movimentasse massas, porque parece que sózinhas as pessoas não conseguem.
Consegue-se pontualmente em casos de manifestações, mas não passa disso, manifestações!
Beijocas

11/6/08 21:23  
Blogger xistosa, josé torres said...

Do alto desta TRIBUNA, ouvi o último grito de revolta.
Nem esses comentadorzecos, que papagueiam, conforme a gaiola a que pertencem, conseguem despertar esta bruta massa humana que vai ter que pagar aos camionistas e aos pescadores, aos armadores e outros ... todas as crises.
Ou de onde pensam que o dinheiro vai aparecer?

Mas desde que haja futebol e cervela engarrafa ou enlatada, a vida está ganha ...
O "pitról" é secundário, importante mesmo é manter uma boa apar~encia e lavar os dentes todos os dias ...

Maldito país de pulhas!!!

12/6/08 00:13  
Blogger Fatyly said...

Wind
tens razão mas já chegaram "a bom porto" eheheh e mesmo numa sociedade tão dividida o certo é que despertou as mentes adormecidas.

Xistosa
gostei do teu grito de guerra, mas já o disse, os portugueses só vão começar a pensar seriamente depois do Euro e das férias.
Hoje quero ver o circo na AR:)

Beijocas

12/6/08 08:40  
Anonymous Anónimo said...

Acabei mesmo agora de escrever o post de amanhã sobre o assunto.

Um outro olhar, mas que vai dar no mesmo.

beijo lindona

12/6/08 17:59  
Blogger Fatyly said...

Minucha
terminou em bem mas uma vez mais irá beneficiar apenas os grandes e mais nada.

12/6/08 19:19  

Enviar um comentário

<< Home