sexta-feira, janeiro 26, 2007

26 de Janeiro de 1951

Decorria o mês de Janeiro, último da chegada de mais um rebento.O calor era imenso, como era imensa a sua barriga que mal podia andar.Depois das lides habituais e com a sua nova companhia, descansava numa cadeira à sombra da mangueira.No colo um cesto cheio de maçãs que habitualmente comia durante a sua gestação.Passou um avião e de olhos postos no céu, pensava se o seu marido chegaria a tempo de estar presente na hora em que o seu segundo filho ou filha cumprimentaria o mundo.A sua lavadeira, conhecedora do assunto, abeirando-se e pondo a mão curtida sobre a sua barriga, numa carícia disse-lhe: tá quase e acredite que vão ser dois.Tu não me digas isso, porque assustada já estou eu!!!!Tenha calma menina, porque os deuses vão estar do seu lado e eu, mais a MR e a Dª. Carmo parteira vamos ajudar a senhora.Era linda, muito linda e duas lágrimas cairam dos seus não menos lindos olhos verdes acastanhados.Pegando na sua filha com 2 anos, entrou em casa!Sentou-se de novo na máquina de costura e voltou a pegar na agulha e linha, um dos seus ganha pão!

Os dias foram decorrendo normalmente preenchidos por muito trabalho, longas caminhadas na entrega das suas costuras e tratando da sua filha.
Estafada deitou-se e adormeceu, mas por diversas vezes acordou num incómodo constante.
Na madrugada do dia 26 de Janeiro de 1951, sexta-feira, pelas dores que sentia, sabia que tinha chegado a hora.
Calmamente abriu a persiana e o sol já nascia no horizonte no seu aviso africano de que seria mais um dia de grande calor! Sem hora certa, também o seu marido chegaria de viagem.
Sentou-se na cama a sentir a brisa matinal e o pontapear cada vez mais forte do seu bébé.
Olhou para a mesinha de cabeceira. Pegou nos dois bilhetes para a grande estreia do toureiro Diamantino Viseu e aceitou com resignação o facto de que não poder ir. A sua filha ainda dormia com a MR.
Foi ao quarto da lavadeira e mediante os sinais mais que visivéis, pediu-lhe que fosse chamar a sua grande amiga TZ e a DªCarmo parteira, é para já minha senhora e atando melhor o lenço na cabeça (gesto que fazia quando ficava nervosa) foi num pé e veio no outro, no seu sonoro e gestual “ai ué mãmã, ai uéee” .
Preparou o quarto com a MR, pondo tudo a geito e entrou em trabalho de parto às 7h e 30, rodeada pelas referidas amigas eternas.
Depois de uma longa espera e muito sofrimento, pelas 14h e 30, nasceu uma menina e outro, que pelo massa morta e disforme num aglomerado de carne, cabelos e ossos não deu para perceber o sexo, mas eram gémeos. De imediato foi chamado um médico enquanto tratavam da “gordinha” com quase 5kg que depois de lavadinha e perfumada, num chambrinho feito pela jovem mãe, adormeceu ao seu peito. O médico confirmou que de facto eram gémeos falsos, mas que tinha havido um bloqueio no cordão umbilical o que originou o “seu não progresso”, mas que quer a mãe nos seus 20 anos, quer a “gordinha” estavam de perfeita saúde.
Ah “mia siôha” como é linda e sabi? vai ser uma lutadora então não viu “os bagunça onde era virveu nos nove luas”? Tadinha e pondo um ar sério no seu rosto preto, tocando a “gordinha” com aquelas mãos curtidas, balbuciou no seu dialecto...rservsftrtsrtsttt...as preces aos seus deuses, terminando com um sorriso tão lindo e meigo. Agora “discansii tá”?
Repousava quando o seu marido chegou pelas 16 horas, indo direitinho ao quarto, mas com a frustracção estampada no rosto (outra menina?), saudou-as efusivamente e deu um beijo às duas. Com mil pedidos de desculpas tão esfarrapadas mas acatadas com um sorriso, pelas 16 horas lá foi ele com uns amigos a caminho da dita tourada, todo bonito e penteado com brilhantina, porque de facto era um homem com muito charme.
A bela jovem de olhos castanhos esverdeados ficou com as suas meninas e as visitas constantes de toda a vizinhança.
Anoitecia e pelas 18h,30 o seu marido regressou! Trazia na mão um enorme ramo de malmequeres! Abeirou-se dela, beijou-a e disse: ofereço-te com carinho o que encontrei em cima do carro! Pegou de novo na “gordinha” que dormia longe, bem longe da luta interior de uma jovem, que mal ele saiu do quarto, mandou a TZ pôr o ramo no caixote do lixo.
Ao ver passar o ramo pela sala onde se encontrava a jantar...nada disse, porque sabia que não tinha procedido correctamente.
Uma ano depois em Março de 1952 nasceu o primeiro rapaz e assim foi por mais duas vezes, num total de cinco filhos.
Entre altos e baixos, foram felizes, muito felizes porque de facto o amor entre os dois era imenso, como foi imensa a luta árdua que tiveram para criar a sua prol.

A “gordinha” SOU EU, que hoje ao fazer 56 anos contei-vos uma história sucinta, mas real e simples, que ouvi vezes sem conta, mas que hoje ao dar a ler à minha mãe, sorriu e disse: não eram maçãs filha, eram mangas.

Que rica peça que saí ... hem??!!!!

FIM

20 Comments:

Blogger Elipse said...

Venho deixar um grande, grande beijo de parabéns a uma grande contadora de histórias.

26/1/07 00:47  
Blogger ivamarle said...

parabéns, Faty!!!!!! que continues a contar muitos anos e a deliciar-nos com as tuas estórias. Tem um dia feliz ;-)

26/1/07 10:20  
Blogger ivamarle said...

Já agora ofereço-te o vestido para a festa de hoje; eu bem me parecia que havia alguém que precisava de um...

26/1/07 10:21  
Blogger wind said...

Muitos parabéns Fatyly, felicidades e que continues a partilhar as tuas coisas connosco como tens feito:))))
És sã e por isso gosto muito de ti:)
Muitas beijocas*****

26/1/07 11:20  
Blogger Boop said...

Não tenho tempo para ler agora...
Mas deixo-te um beijo enorme de PARABÉNS!!!!!

... e volto depois...

26/1/07 12:25  
Blogger Mila said...

Ainda agora aqui cheguei e entro logo numa festa para a qual não fui convidada, mas não resisti .Li tudo.
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
*PARABÉNS*

26/1/07 13:19  
Blogger Lúcia said...

parabéns Fatyly , muitas felicidades e
continua com essa alegria de viver :)

26/1/07 13:56  
Blogger jorge esteves said...

Por acaso que o acaso me trouxe dá-se o caso de esta história ter um caso: por acaso não devia ter FIM...
E, nesse caso, já que começou a contar (tão bem) devia continuar...

26/1/07 16:39  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Fatyly
Um dia muito feliz.
Principalmente que o ano dos 56 seja muito bom, muito cheio de alegria, muito cheio de saúde, muito cheio de felicidade.
Beijinho grande.

26/1/07 18:09  
Blogger peciscas said...

Quem bem me soube ler essa história, tão bem contada, tão real e tão ternurenta.
E que bem me sabe, Amiga, deixar-te um carinhoso beijinho de parabéns e os meus votos que hoje e em todos os dias que se seguem, a vida tenha para ti o melhor dos sorrisos.

26/1/07 18:38  
Anonymous Anónimo said...

Meu Doce, minha Mãezona Mai Linda, um beijo cheiiiiiiiinho de jardins de flores para que as olhes e te lembres sempre, sempre, que és a mais doce das Mães e...tão minha.
Parabéns por hoje, e Mil Felicidades para sempre!
Mereces tudo e mais que eu tenha para te dar.
Toma lá um beijoooooooooooo muito lambuzado e mimento que hoje a bébé és tu!
Love u forever!

Tua filhota,
Cris

26/1/07 19:58  
Blogger Fatyly said...

Hoje não pude festejar como gosto, mas irei amanhã almoçar fora! Para que a filha e genro não faltassem ao trabalho, fiquei com minha neta mais velha por estar muito constipada (o factor pé ainda não esta a 100% pois vai levar meses).A outra foi para o colégio. Assim para além de lhes ter arrumado a casa, feito a papinha, passado a ferro, fui durante todo o dia um "fantasma malandreco" (aliás eu sou sempre os malandrecos e ela os certinhos) num teatro de imaginação que fiquei zonza:):):):):)
Depois de tarde, foi a vez do dominó com figuras, mas a safada não me perdoava nada porque haviam duas figuras tão semelhantes e eu não a via como deve ser, e dizia aiiii enganei-me, espera! não bó não espero nada perdeste!
Enfim, vim aqui apenas para vos dar um xicoração a todos que deixaram tão belas palavras e até quem nãoa deixou.
Boa noite!

26/1/07 22:41  
Blogger rui-son said...

Ohh!! Venho atrasado :(

Mas não há de ser por isso! Muitos Parabéns e Muitas Felicidades! Desejo-te tudo de bom!

E já agora parabéns por estas palavras lindas e muito doces que nos deixaste aqui. Emocionei-me com as tuas palavras, foi de ficar com brilhosinho no olho. Estão muito ternurentas. Adorei mesmo!

Muitas felicidades!

27/1/07 04:42  
Blogger Fatyly said...

Origa rui-son e gostei muito deste teu gesto e retribuo em dobro.
Jinhos

27/1/07 18:20  
Anonymous Anónimo said...

cheguei atrasada mas deixo-te um beijo enorme de parabéns.
E como sempre emociono-me a ler-te

27/1/07 22:08  
Blogger Fatyly said...

Obrigado psique e nunca é tarde:):) e um grande beijinho para ti também.

27/1/07 22:18  
Blogger Mushu said...

Um grande beijinho de parabéns (atrasados)

27/1/07 22:52  
Blogger António said...

Olá, Fatyly!
Já estava a adivinhar, desde o início, que se tratava do história do teu nascimento.
Embora com um dia de atraso não quero deixar de aqui expressar os meus votos de uma longa vida plena de momentos de felicidade.

E um xi-coração muito apertadinho.

27/1/07 22:57  
Blogger Fatyly said...

Mushu e António para vós o meu maior sorriso de gratidão!

27/1/07 23:00  
Anonymous Anónimo said...

Porque mais vale do que nunca, aqui fica… PARABÉNS!!! :-)
Se possível, que faças mais 56 anos, e que a vida te sorria sempre como tu sorris à vida!
BEIJO GRANDE DA GATA!!!

30/1/07 12:55  

Enviar um comentário

<< Home