segunda-feira, abril 09, 2007

Mimos - Afectos
















Gosto muito de o ler e sobretudo de o ouvir.
Às segundas-feiras, vejo sempre no final do Jornal da Noite na SIC, o "Livro de Reclamações", a definição das crianças sobre os mais diversos sentimentos
e a visão sobre as mesmas do fabuloso psicólogo Eduardo Sá!

Hoje foi sobre o "mimo" versus "afectos" e captei algumas frases com muita sabedoria e tão fáceis de serem aplicadas:

"É proibido fazer dieta para o mimo"
"O mimo deve dar-se independentemente das circunstâncias e idades"
"O adolescente ou adulto pede mimos por sinais de fumo, porque quando lhes pergunta, "o que tens?", deixa para lá, não é nada...quando afinal querem mimo/colo/abraço!"
"Mimo nunca é demais, faz bem à saúde, é a vitamina do melhor crescimento e nunca é incompatível com o NÃO!"

Nem de prepósito, referi algo no blogue do Peciscas, sobre a falta e medo de dar afecto a quem nos rodeia, conhecidos e desconhecidos!

Nesta sexta feira...meninos querem ir namorar? tragam-me as netas, já com o banhinho e de pijama que lhes dou de comer.
Mãe a sério? Adoro a minha sogra...é para já (gargalhadas)
Fiquei das 17h às 23h. A pitorrinha adormeceu abraçada a mim e ficou na minha cama e a mais velha sempre no seu/meu mundo mágico das histórias e bicharada.

Porque nunca tive, dou-lhes este "mimo" muitas vezes e sempre que me apeteça, porque merecem, tal como, quer as filhas e genros, sentarem-se no meu colo e abraçarem-me ou brincarem comigo como crianças.

Ainda hoje fiz uma festa na cara de um jovem e dei-lhe um lenço já que chorava copiosamente sentado na berma do passeio. Razão? não sei! Só sei que ao levantar-se ouvi..."Obrigado, nunca ninguém me tinha feito uma festinha"... e lá foi embora! Mas também ouvi...alguma vez eu dava um lenço a um ....? nem respondi, porque os gestos ficam com quem os faz!

Troco uma ida ao cinema, um jantar no restaurante XPTO, uma vestimenta Armani por quem corre para mim de braços abertos!

Se quizeres também tu que me lês abraço-te, beijo-te com carinho e digo o que caracteriza um angolano/brasileiro...vixe maria te amo viu?

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A tua simples presença, mesmo que virtual já é um mimo :)
Beijos
[No]

9/4/07 23:43  
Blogger Mila said...

.....o desperdicio da vida está no amor que não damos....

10/4/07 11:00  
Blogger Lúcia said...

olá Fatyly, toma lá uma beijoca.

10/4/07 11:48  
Blogger wind said...

Também costumo ver esse sr. na tv.
Para ti um grande xi () e muitas beijocas*****

10/4/07 13:13  
Blogger psique said...

as lagrimas caem me cara abaixo... como é bom ter-te ;)

10/4/07 13:57  
Anonymous Anónimo said...

dá mimo bó, é tão bom! :-)
um turrinha especial da neta-gata

10/4/07 15:30  
Anonymous Anónimo said...

Que doce este mimo com sabor tão especial. As palavras valem o que valem e estas são feitas de ternura e recheadas de afecto.
Fiquei com um arrepio maior do que o universo ao ler as tuas palavras.
Um xi-coração com sabor a África.
C.M.

10/4/07 17:08  
Blogger peciscas said...

Também costumo ouvir o Eduardo Sá, sobretudo na Antena 1.
Concordo com muitas coisas que ele diz. Mas não com todas.
Por vezes, sobretudo quando intervém na área educativa, revela algum distanciamento da realidade. Mas isso é um problema algo generalizado, já que, nessa área, os problemas que se envolvem são tão complexos, que se corre sempre o risco de sermos insuficientemente rigorosos.
Mas, com essa dos mimos, concordo mesmo!

10/4/07 17:55  
Blogger jorge esteves said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10/4/07 18:54  
Blogger jorge esteves said...

Os afectos são sempre (estranhamente, para muitos...) assim: maiores, quando reflectidos!...
Abraço

10/4/07 18:55  
Blogger Fresquinha said...

Um beijo nesse coração, Fatyly ! Comoveste-me.

10/4/07 21:11  
Anonymous Anónimo said...

E um beijinho para ti, com muito mimo porque se há pessoa que o merece és tu.

Beijinho Fatyly

11/4/07 14:07  
Blogger Boop said...

Deste senhor confesso que não gosto muito...
Mas a ti deixo-te um mimo! Sem dúvida!!!!

11/4/07 14:51  
Blogger Fatyly said...

Um grande mas grande abraço a todos e obrigado pelos vossos mimos!

Beijocas

11/4/07 20:40  
Blogger ivamarle said...

eu sou de lágrima fácil e acredito sempre na bondade e honestidade dos outros; mas há uma altura em que nos cansamos de levar "pontapés" e sem querer vamos endurecendo e esquecendo os gestos da ternura.Tento mantê-los vivos na minha vida e embora já passe dos 40, nada é mais reconfortante que o colo da minha querida mãe, que, do alto dos seus 78 anos, é capaz de me mimar da mesma forma que o fazia quando eu tinha 10...

11/4/07 23:09  
Anonymous Anónimo said...

ivamarle realmente é verdade e por vezes somos mais pontapeados pela familia do que pelos estranhos.
A sorte é que eu esqueço facilmente e nunca cortei relações com eles.
A minha mãe também tem 78 anos e porque sou eu que moro perto, levo por tabela tocando as raias do insuportável o que os meus irmãos aprontam e não compreendem.
Mas acalmo-a e dou-lhe a volta com muito mimo e como é óbvio também recebo e muito!Beijocas

13/4/07 19:00  

Enviar um comentário

<< Home