terça-feira, fevereiro 19, 2008

Anos 60, 70 e 80...



Poderia dizer tanto aos pais de hoje...mas ficará para um dia que me apetecer escrever:)

Comentário do Peciscas elevado a post

Este vídeo daria para escrever um longo comentário.
Mas, por agora não tenho tempo.
A gente, que viveu a juventude nesses tempos, começa por concordar sem pestanejar.
Mas, se reflectirmos mais um pouco, começamos a pôr questões.
Nós sobrevivemos a tudo isso.
Mas fomos nós. Porque muitos não sobreviveram.
Efectivamente, havia mais doenças infantis, a mortalidade era maior.
P. Ex. as gasteroenterites na miudagem eram mato...
É claro que tinhamos a liberdade de jogar a bola nas ruas. Mas, de vez em quando, eramos atropelados.
É verdade que não havia televisão nem net, e que tinhamos de inventar os nossos brinquedos. Mas vivíamos isolados do mundo.
Pouca gente tinha telefone.
Pouca gente tinha acesso a cuidados de saúde.
E, não se esqueça que, em Portugal, nos anos 60 e 70, qualquer jovem vivia sobre o costante pesadelo de ter que ir parar a uma guerra onde poderia matar ou morrer.
E, afinal, todo este saudosismo por tempos idos, é uma constante na história.Os nossos pais, recordavam, com saudade os seus tempos de meninice e diziam que os Beatles eram uns cabeludos que envenenavam a saúde mental dos filhos.
Enfim, cada época, tem as suas coisas boas e as suas coisas más.
E há que viver com todas elas, tentando saber separar o trigo do joio.

9 Comments:

Blogger Boop said...

É verdade!
Adorei crecer a brincar na rua, na casa dos vizinhos, a ir sozinha para a escola, etc, etc...

Mas não sou assim tão pessimista! A segurança, nos carros, por exemplo, faz-me muito sentido! E outras coisas...
Os pais é que são muito medrosos... ehehehehe

20/2/08 09:58  
Blogger wind said...

Fatyly como eu me identifiquei com este vídeo:)
Era livre!
Vou-to sacar para outro sítio:)
beijocas

20/2/08 10:40  
Blogger mfc said...

...éramos uns heróis!

20/2/08 18:48  
Blogger Odele Souza said...

Não há como não ter saudade desse tempo Fatyly. Tudo era tão mais simples.

Um abraço.

20/2/08 19:20  
Blogger peciscas said...

Este vídeo daria para escrever um longo comentário.
Mas, por agora não tenho tempo.
A gente, que viveu a juventude nesses tempos, começa por concordar sem pestanejar.
Mas, se reflectirmos mais um pouco, começamos a pôr questões.
Nós sobrevivemos a tudo isso.
Mas fomos nós. Porque muitos não sobreviveram.
Efectivamente, havia mais doenças infantis, a mortalidade era maior.
P. Ex. as gasteroenterites na miudagem eram mato...
É claro que tinhamos a liberdade de jogar a bola nas ruas. Mas, de vez em quando, eramos atropelados.
É verdade que não havia televisão nem net, e que tinhamos de inventar os nossos brinquedos. Mas vivíamos isolados do mundo.
Pouca gente tinha telefone.
Pouca gente tinha acesso a cuidados de saúde.
E, não se esqueça que, em Portugal, nos anos 60 e 70, qualquer jovem vivia sobre o costante pesadelo de ter que ir parar a uma guerra onde poderia matar ou morrer.
E, afinal, todo este saudosismo por tempos idos, é uma constante na história.Os nossos pais, recordavam, com saudade os seus tempos de meninice e diziam que os Beatles eram uns cabeludos que envenenavam a saúde mental dos filhos.
Enfim, cada época, tem as suas coisas boas e as suas coisas más.
E há que viver com todas elas, tentando saber separar o trigo do joio.

20/2/08 22:13  
Anonymous Anónimo said...

E olha que não foi assim há tanto tempo!
Eu que só tenho 29 aninhos revi-me em quase tudo o que vi na minha infância e adolescência!:)
Gostei muito deste vídeo!!
Cada geração tem o seu encanto..eu acho!
Um beijinho bó linda
Cleo

21/2/08 00:22  
Blogger Carla said...

adorei Fatyly
e concordo com as palavras do Peciscas, mas também é bom ter saudades com sabor a um tempo cheio de memórias agradáveis
beijos

21/2/08 14:42  
Anonymous Anónimo said...

Hoje só leio recordações!lolololol
Boas,diga-se de passagem.:-)
Gostei do vídeo,q me fez lembrar a minha infância.
Nasci e cresci numa aldeia à beira mar.A minha avó era peixeira,vendia peixe de porta a porta e mais tarde na lota.O meu avô foi pescador toda a vida.Fomos criados(eu e o meu irmão e primos)a andar descalços por aquelas ruas fora,e digo-te q adorava.Ainda hoje é 1 das melhores sensações q tenho,andar descalço.Lembro-me q iamos para a praia jogar à bola e depois era praxe irmos dar 1 mergulho ao mar.Isto com 8,9,10 anos e por aí fora.Não tinhamos q pedir autorização a ninguém,porque era normal q assim fosse.Lógico q havia acidentes,mas ainda hoje os há,mesmo com leis q punem.
Vivia-se mais em liberdade,mas hoje q sou adulto e olhando para trás,sei q corríamos muitos riscos.Há coisas q foi bom serem alteradas,outras q acho q foram exagero.No entanto,mesmo não sendo muito saudosista,gosto de recordar essa época da minha vida,apesar de ser ainda 1 puto e nem ter sido assim há tantas décadas.lololol
Gostei do comentário do peciscas.
adorei o vídeo.
Beijocas Fatyly
JC

21/2/08 19:10  
Blogger xistosa, josé torres said...

O que aprendi nesses anos, 60, 70 e 80:

- Aprendi que os peixinhos dourados não gostam de gelatina. (5 anos)
- Aprendi que o meu pai pode dizer um monte de palavras que eu não posso. (8 anos)

- Aprendi que a minha professora chama-me sempre quando eu não sei a resposta. (9 anos)

- Aprendi que os meus melhores amigos são os que sempre se metem em confusões.(10 anos)

- Aprendi que, se tenho problemas na escola, tenho mais ainda em casa (11 anos)

- Aprendi que quando o meu quarto fica da maneira que quero, a minha mãe mando-me arrumá-lo (13 anos)

- Aprendi que não se deve descarregar as nossas frustrações no irmão mais novo, porque o meu pai tem frustrações maiores e a mão mais pesada (15 anos)

- Aprendi que nunca devo elogiar a comida da minha mãe, quando estou o comer alguma coisa que a minha mulher preparou (25 anos)

- Aprendi que se pode fazer num instante, algo que nos vai dar dor de cabeça a vida inteira (27 anos)

- Aprendi que quando a minha mulher e eu temos, finalmente, uma noite sem as crianças, passamos a maior parte do tempo a falar delas. (28 anos)

- Aprendi que os casais que não têm filhos sabem melhor como se devem educar os meus (29 anos)

- Aprendi que é mais fácil fazer amigos do que livrarmo-nos deles. (30 anos)

- Aprendi que as mulheres gostam de receber flores, especialmente sem nenhum motivo. (33 anos)

- Aprendi que não cometo muitos erros com a boca fechada. (34 anos)

A PARTIR DAQUI MUDEI DE DÉCADA:

- Aprendi que existem duas coisas essenciais para um casamento feliz: contas bancárias e quartos de banho separados. (36 anos)

- Aprendi que a época em que preciso realmente de férias é quando acabo de voltar delas. (38 anos)

- Aprendi que sei que a minha mulher me ama quando sobram dois bolinhos e ela tira o menor. (39 anos)

- Aprendi que nunca se conhece bem os amigos até que se vá de férias com eles. (41 anos)

- Aprendi que casar por dinheiro é a maneira mais difícil de consegui-lo. (42 anos)

- Aprendi que se pode fazer alguém ganhar o dia, simplesmente enviando-lhe um pequeno cartão. (44 anos)

- Aprendi que as crianças e os avós são aliados naturais. (47 anos)

- Aprendi que quando chego atrasado ao trabalho o meu patrão chega cedo. (51anos)

- Aprendi que o objecto mais importante de um escritório é balde do lixo. (54 anos)

- Aprendi que é porreiro festejar o sucesso, mas não se deve acreditar muito nele. (60 anos)

MAS VOU CONTINUAR A APRENDER:

- Aprender que não posso mudar o que passou, mas posso esquecê-lo. (64 anos)

- Aprender que a maioria das coisas com que me preocupo nunca acontecem. (66 anos)

- Aprender que se esperas para te reformares, para começares a viver, esperaste tempo demais. (67 anos)

- Aprender que nunca se deve ir para a cama sem resolver uma discussão. (71 anos)

- Aprender que quando as coisas vão mal, eu não tenho que ir com elas. (72 anos)

- Aprender que talvez te amei menos do que deveria. (80 anos)

- Aprender que tenho muito que aprender. (90 anos) ...

22/2/08 04:03  

Enviar um comentário

<< Home