sábado, fevereiro 16, 2008

DESAFIO - 12 palavras minhas preferidas

A Marta do Claras em Castelo desafiou-me para escrever doze palavras, que sejam as minhas preferidas.

Porque sou como sou, aqui estão as minhas doze em duplicado o que não implica que ande sempre no rapa-põe-tira e deixa:

- Amizade - porque faz parte de mim ser amiga até dos inimigos
- Beijo - dou imensos e adoro os que dou a portadores de "olhares opacos"
- Colo - algo que me sabe tão bem e é no dar que recebemos
- Diabruras - adoro fazê-las e causar surpresa e espanto
- Ecologia - ao pronunciar fecho a boca mas ao praticar protejo a natureza
- Família- um bem a preservar
- Gesto - quando praticado de forma gratuita e humana
- Hipócrisia - não deveria fazer parte do dicionário humano
- HOMEM - gosto tanto deles, e por vezes sabe bem contrariá-los ih ih
- Inocente - a quem sempre dou a minha mão
- Já - ...........é agora
- Luanda - o meu berço
- Mar - o meu melhor amigo
- Negativismo - raramente uso mas logo logo vai fora
- Optimismo - o que faz parte de mim
- Paixão - por tudo que engloba a palavra VIDA
- Querer - um verbo que pronuncio diariamente
- Rodopiar - é tão bom
- Sorrir - é tão bom e faz tão bem
- Transparência - sou o que sou e quem não gostar que não olhe
- União - um elo que ando sempre a consertar
- Visão - que nunca a perca
- Welwítshia - a planta mais bela que só existe no deserto de Angola
- Xícara - tão fino e útil: ohhhhh vizinho por favor dá-me uma...de açucar?
- Y - abolida do dicionário português:)
- Zanzar - o meu desporto favorito


Como sei que gostam tanto de desafios (gargalhadas) só podia convidar HOMENS:

- Finúrias
- Mfc
- Peciscas
- Francis
- Júlio César
- Ru2x
- Xistosa
- Carva
- Torquato de Luz
- LB


(fiz economia nos links já que estão ali ao lado)

e agora vou ZANZAR por aí!

Bom sábado

22 Comments:

Blogger wind said...

Gostei de ler e quanto ao desafio no webclub baste só escreveres o nome e quem canta, faz como quiseres:)
Beijos

16/2/08 13:46  
Blogger Odele Souza said...

Adorei as tuas palavras que me fazem melhor te conhecer, mas não conhecia esta:Welwítshia que sequer sei como se pronuncia. Mas saber o significado já me enriquece.

Bem, já sei que estás a zanzar por aí.

Um abraço e bom fim de semana.

16/2/08 13:57  
Blogger Maurette said...

Gostei desse desafio e pus-me a pensar em quais seriam as minhas doze. Mas não resisto a falar sobre uma que é muito usada pelos portugueses: BALÚRDIO. Quando estive aí na terrinha, no ano passado, fiquei arrebatada com a sonoridade dessa palavra na vossa pronúncia! Tão musical, tão suave, parece escorrer da garganta... e ecoa tão bem! Acho mesmo bonita. No português do Brasil, mais aberto e gutural, não tem a mesma magia. Mas essa faz parte da minha seleção de ouro, não pelo sentido em si, mas pelo som mesmo! É linda... em Portugal.
Abraços, Maurette

P.S. - Devo a ti o fato de ter encontrado o blog da Flávia! Obrigada. E tudo por seguir um comentário (feliz) que fizeste sobre o sempre amado Jorge Palma... é, o Jorge está em tudo mesmo. Não tem jeito. Beijos

16/2/08 15:38  
Blogger Fatyly said...

Wind
:) ok e amanhã farei:)

Odele
vou tentar escrever a sonoridade: vélvitxia e nem imaginas a maravilha que é:)

Maurette
Já Odele tinha referido isso e ainda bem que Jorge Palma fez que viesses até a essa roda em torno de Flávia, que merece já que não era merecedora da ratoeira a que foi sujeita.

Balúrdio ai ué mamã...é mesmo está tudo um balúrdio (carissimo) eh eh eh

Tendo eu nascido em Angola - abrimos as vogais, vivi no Brasil que musicam as vogais e agora em Portugal onde se fecha as vogais. Faz um exercício e verás se tenho ou não razão.

Obrigado e beijocas sinceras

16/2/08 17:45  
Blogger Odele Souza said...

Voltei para te agradecer pelo comentário lá no post de Flavia, onde falas dos e-mails ao Presidente. O homem bem que poderia nos dar ouvidos.

Obrigada pela explicação da palavra
"vélvitxia". É engraçado que mesmo falando o mesmo idioma nossos sotaques são tão diferentes. Gosto muito do sotaque portuguûes e tenho curiosidade em saber como lhes soa o nosso português aqui do Brasil. (não vale ser gentil, tem que ser sincera).

Ah! ainda vou aprender a fazer aqueles maravilhosos posts sonoros do Peciscas para falar com vocês. Não imaginas Fatyly que delícia é ouvir a voz de António aqui no quarto de Flavia.Olho para o rosto dela (que abre os olhos durante o dia) e ela me parece estar concentrada a ouvir a voz de António. Que presente mais lindo este que António nos deu.

E que coisa impressionante este laço, este vínculo de afeto que se forma entre pessoas tão distantes fisicamente mas que se sentem próximas pelas palavras trocadas e que por elas fomos tocadas. Você faz parte desse grupo. Gosto muito de você Fatyly, por sua inteligência, pelo seu envolvimento com as causas, por sua simpatia, por seu bom humor,e por sua presença sempre constante e carinhosa, no blog de Flavia, no de Raul e em tantos outros que eu sei você visita. Você é uma fofa.
Um beijo minha querida.

16/2/08 18:33  
Anonymous Anónimo said...

Bolas!!!
Postaste 24???
Olha eu só postei doze e também fui desafiada duas vezes!!!

A maioria também são minhas preferidas...algumas não conhecia e gostei do significado!!
Beijinho grande bó linda e resto de bom fim de semana!
Cleo

16/2/08 18:42  
Anonymous Anónimo said...

Lindas as tuas palavras.

Dizem bem o que és

Obrigado por teres participado.

16/2/08 19:00  
Blogger Fatyly said...

Odele
Não desesperes o ômi vai dar ouvidos com tantos emails do lado de cá do oceano, porque lula que se preza tem que saber nadar nessas águas, não vai a bem vai a mal:) Mi aguardi:)

Obrigado pelas tuas palavras mas de facto sinto o mesmo em relação a ti e a todos que neste mundo de cabos se juntam e fazem algo maravilhoso em prol de alguma causa. Depois cada um tem o seu espaço lúdico e assim é uma forma de estarmos na internet com solidariedade, com boa disposição, com alegria, chorando, cantando e rindo que faz de nós simples mortais.

Prometo fazer um post sobre como me soa o português do Brasil:)

O trabalho do Peciscas é um momento lindo!

Cleo
oh rapariga linda tu não sabes que eu sempre fui uma fura-regras e é tudo ou nada? eheheh

Marta
Obrigado eu pelo desafio:)

Beijocas sinceras

16/2/08 21:43  
Blogger Fatyly said...

OS HOMENS FUGIRAM TODOS E NEM UM APARECEU - GARGALHADASSSSSSSSSSSSSS

16/2/08 21:45  
Blogger xistosa, josé torres said...

Eu não fujo ...
Estou sempre na primeira linha ... quando algo se degrada e é nececessário fugir, "eu não me fico", sou o primeiro a bater com os calcanhares no cu ...

Já deixei no meu "inséte" as 12 passas do ... não as 12 palavras.

Vou colocar uma ou mais, depende do que conseguir "roubar", Fotos da Welwitshia, que só existe em Angola, no Sul e no deserto da Namíbia.
Vi-a ao natural ... (no deserto da Namíbia, em Angola parece-me que era mais rara ...)
Mas na altura não a poderia transplantar ...
Vou deixar algo sobre ela se conseguir.

Mas as 12 palavras, já as gastei no Claras em Castelo.

Não costumo dizer não a um desafio, mas neste caso sou mais comedido, para não dizer o que penso ...
Talvez não seja sincero ... mas não gosto de desafios em que tenho que desafiar alguém que nem sei se sabe lutar ... è que eu não sei!!!

Vou "roubar" umas plantas ...

17/2/08 00:01  
Blogger xistosa, josé torres said...

Para a ODELE SOUZA, que nunca perca a esperança de vida.

Deixo no meu "inséte" a planta que é um "dinossauro" vivo.

Nunca vi a flor ... mas agora, ao fim de quase 36 anos, acho que poderia ter trazido as sementes ... talvez além ou no além as conseguisse germinar ...
Não "Germinal", que não quero competir com o Émile Zola!

17/2/08 00:37  
Anonymous Anónimo said...

Mau!Quem disse q os homens não apareciam?
Mais vale tarde q nunca.LOLOLOL
Bem,já tenho 12 da Marta,mais 12 tuas dá 24,certo?Ok,eu faço as 24 mas aviso já q me vou baldar aos links!LOLOLOLOL
Beijo Fatyly
Bom fds
JC

17/2/08 00:58  
Blogger xico.lf said...

Fatyly,
Boa escolha de palavras a tua !
:))

17/2/08 04:24  
Blogger Fatyly said...

Xistosa
eu não ri...gargalhei com o teu comentário:))))))))))

Irei lá ao teu Inséte ver.

A Welwitshia só existia no deserto de Moçamedes, hoje Namíbia e tentaram ao longo dos anos transplantar, tirar as sementes da corola florida - um enorme reservatório de água - e nunca deu em nada. Acho que a Welwitshia queria mesmo ser apenas e tão só daquelas areias. Ainda hoje o é.

Júlio
gargalhadas e tu que andas tão ocupado, irei lá espreitar.

Xico
:)

Beijocas a todos

17/2/08 08:37  
Blogger R.Almeida said...

ouve lá...onde fostes buscar a Welwitchia Mirabilis? És cabeça de pungo? Não há deserto de Moçâmedes, e essa cidade hoje não se chama Namibia, mas sim Namibe.Namibia é um País ao sul de Angola,por onde o Deserto do Namibe se prolonga, és mesmo matumba... :) Ke se há-de fazer, hoje deu-me para embirrar contigo.
No jardim botânico em Coimbra há mais de trinta ou quarenta anos,houve uma única que se desenvolveu durante muitos anos.Não sei se ainda existe.
Acho que disse tudo responde ao meu comentàrio beijos e eu a pensar que eras kalu

17/2/08 19:29  
Anonymous Anónimo said...

Só vim aqui comunicar q já lá tá o desafio,com 24 palavrinhas!LOLOL E sem links,claro.:-)
Resto de bom domingo
Beijoca
JC

17/2/08 20:50  
Blogger Fatyly said...

Lb
tu não me conheces, é que sou mesmo brincalhona:)

Ru2x
Xiiiii meu caté dére manhêeeeeee, monanga mi descurpa...além de matumba sou taralhoca. Mas engraçado Namíbia não me soava nada bem, claro que é Namibe.
A Provincia de Moçãmedes - hoje Namibe, compõe-se dos mun.de: Bibala (ex-Vila Arriaga), Camacuio, Moçãmedes, Porto Alexandre e Virei.

Quem virou fui eu :)))) com a mudança de tantos nomes, chiça!!!

Não meu irmão, não sou cabeça de pungo sou Calçinha de Luanda e é como dizes e como diz Xistosa, sim senhora, mas no meu tempo era conhecido pelo deserto de Moçãmedes e ir desta cidade por exemplo até Sá da Bandeira era deserto e deserto onde vi várias plantas dessas e até tinha várias fotos, mas por lá ficaram.
Ainda bem que não mudaram o nome ao Cunebe e Cuando Cubango.

Tentaram em vários jardins botânicos de todo o mundo, mas ela é teimosa como eu só em Angola e mais nada. Sinceramente não sei se existe em algum desses jardins.

Já respondeste e obrigado:)

Beijocas

17/2/08 21:24  
Blogger Fatyly said...

Júlio
Irei ver e tu és cá dos meus...sempre em dobro LOLLL e sem links:))))

Beijocas

17/2/08 21:26  
Anonymous Anónimo said...

VER, OUVIR, ESTAR, RIR, COMER, BEBER, XONAR, PENSAR, FIXAR, DEDUZIR, CONFIAR e sobretudo SER.

18/2/08 22:13  
Blogger Fatyly said...

mfc
...e sobretudo SER e tu de facto és uma pessoa fantástica:)

Obrigado com uma beijoca

19/2/08 08:10  
Blogger Torquato da Luz said...

Estive fora e só hoje vi o teu desafio, cara Fatyly.
Obrigado.
(Já respondi a desafio semelhante no "Ofício Diário").
Beijinhos.

19/2/08 18:26  
Blogger Fatyly said...

Obrigado Toquato e irei ver:)

Beijocas

19/2/08 21:40  

Enviar um comentário

<< Home