sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Um dia feliz...
















Estou sempre atenta às alterações do código da estrada.
Não irei falar das rotundas e outras mas da nova proibição/restrição do uso da faixa do meio.
Fui com uma amiga visitar a minha filha mais nova que estava de folga.
Um dia magnífico e felizmente não apanhei trânsito algum, excepto na malfada IC-19.
Passada a Ponte 25 de Abril, aí vou eu na auto-estrada norte-sul. Pela direita, claro. Reparei que atrás há muito vinha um carro da polícia . Mas apanhei uma fila de cinco carros, entervalos com quatro camiões numa velocidade que dava para adormecer. Estavam no seu direito, o que respeitei, mas eu queria ir um pouco mais depressa e como tal fiz a sinalização e fui para a do meio, mantendo a velocidade de 100km/h até poder ultrapassar todos eles, completamente tranquila já que não me meteria entre os ditos carros e camiões.
Foram para aí uns cinco minutos e retornei à da direita, sempre na velocidade de 100km/h. Como sabem o máximo era 120km.
O carro da brigada de trânsito (devidamente identificado por mim) seguiu na do meio e foi à minha frente e ambos mantivemos a mesma velocidade, ou seja os 100km/h
Às tantas fizeram-me sinal para encostar.Disse para a minha amiga, estes querem festa, vamos ter calma porque pode ser encenação para o qual vou já prevenir-me, ou seja só pararei ali à entrada daquela área de serviço e assim fiz-me de desentendida. Foram mais meia dúzia de metros, fiz-lhes sinal e comecei a abrandar, parando atrás deles mesmo à entrada da tal área, sem desligar o carro, com a 1ª. engatada, sem abrir as janelas, sem destrancar e muito menos sair.
Os dois sairam, cumprimentaram-me batendo-me a pala e pediram-me os documentos e para sair.
Enjaulada, peguei no telemóvel e disse-lhes: mostrem primeiro a vossa identificação, o que fizeram de imediato e lá estava o craché semi-oculto pelo colete, o que me pediram desculpa. Fingi que falava ao telemóvel mas atenta aos movimentos deles...sim, sim é a matrícula tal...carro tal. Ok! obrigado estou mais descansada.
Desliguei o carro e sai, saimos, vestindo de imediato os coletes. Ando sempre com três!
Parece que a senhora estava com medo.
Não Sr.Guarda, jamais por ser fiscalizada o que acho que deveria haver mais, mas todo o cuidado é pouco quando se sabe do que o senhor sabe melhor do que eu e principalmente por não ser uma "normal operação stop" mas um vigilância rotativa, não é bem este termo, mas o que nunca me aconteceu. Socorro-me dos números SOS dos placards das auto-estradas.
Para mim o seguro morreu de velho e se houvesse algo estranho, arrancaria de imediato, daí não ter parado ali mais atrás.
A minha amiga já estava do meu lado e ela que me conhece sabe bem como eu sou e viu o meu olhar de espanto perante dois homens que mais pareciam ter saído de uma tela de cinema. Um mais velho e de cabelo grisalho com uma voz off e um mais novo não com menos qualidades...mas que fiquei com as vistas refrescadas.
Lá viram os documentos, o triângulo, etc... mas valha-me deus...aqueles olhos, aquele andar, aquele cavalheirismo e chegámos à fase de soprar o balão.
Bebeu? sim e muito
Droga-se? sim e muito
Toma sedativos? sim e muito
(a minha amiga afastou-se a rir)
Minha senhora não é possível, porque como vinha a conduzir é impossível.
Pois é Sr.Guarda eu sou do contra. A todos que o Sr. pergunta ninguém conduz bêbado, drogado ou sedado, os conta quilómetros estão errados, são míopes, são os mais respeitadores ao volante, mas a sinistralidade está aos olhos de todos. Mas a juntar a tudo isso, os que cumprem tudo e mais alguma coisa levam com eles em cima e vamos desta para melhor. Um carro é a arma mais mortífera. Estou certa ou errada?
Está certissima. Aiiiiii que voz minha santainhada das terras vermelhas. Só comigo!
Já assoprou no balão?
Nunca!
Então vamos lá.
Assoprei mas não o suficiente.
Tem que ser com mais força.
Então Sr.Guarda mude o kit por favor.
Mudar, mas não é preciso.
No meu entender é, porque o que assoprei já ficou com um registo e sfv quero isso tudo direitinho e não me apetece ir para a esquadra.
Nem refilou e mudou. Reparei nas mãos...aiiiii que mãos!
Assoprei de tal forma que até o pobre se assustou.
ZERO, ZERO, ZERO
Está tudo em ordem, pode seguir, boa viagem e seja sempre a pessoa que demonstrou ser.
Ok Sr. Guarda e o senhor continue a ser o galã de cinema que é, ou será que ainda não percebeu? Você é lindo demais e que seja tão lindo por dentro como é por fora. Parabéns à senhora sua mãe!
Riu-se, abanou a cabeça, bateu a pala e eu arranquei.
Eu e a minha amiga não rimos, gargalhamos e ela disse-me tu tens uma lata.
Pois é mas de que serve a lata? Olha que porra, já viste que os "bons" estão ocupados?
Ocupados?
Claro rapariga o homem tinha uma aliança no dedo. Mas valeu a pena esta paragem, porque vejo melhor o caminho, fiquei feliz por não ter sido uma silada e acima disso porque refresquei as vistas e dei asas à imaginação E tu também e não digas que não. Já pensaste bem? Ai ué mamã!
Já em casa da minha filha mal olhavamos uma para a outra desatavamos a rir. A minha filha que conhece muito bem a mãe que tem...mãe o que aprontaste? Euuuuuuu? e a minha amiga contou na maior das risadas.
A minha bebé agarrada a mim: oh mãe tu és a alegria em pessoa, mas a avó se tivesse vindo tinhas levado na carola, ah tinhas tinhas. Mas vou contar ao teu genro.
Com a tua avó presente seria diferente, porque já são quase oitenta anitos e podes contar à vontade.
Tirando este refrescar de vistas, foi um dia feliz por ver a minha filhota tão feliz.

19 Comments:

Blogger xistosa, josé torres said...

Abençoado Portugal com polícias maravilhosos ...

Alguns até se escondem em sítios estratégicos, (que já quase todos conhecemos), para não nos "incomodarem" ... mais à frente os colegas fazem a colecta!

9/2/08 01:31  
Blogger xistosa, josé torres said...

Esqueci-me.
Um bom fim de semana.

9/2/08 01:32  
Blogger Odele Souza said...

Ô Fatyly, só mesmo você com este texto para me fazer rir desse jeito. Mas diga: O guarda de trânsito te lembrava Richard Gere?!
Então, valeu mesmo a pena a parada.
Ah! mas é bem como dizes: Os bons estão todos ocupados". Ai, ai.

Bom fim de semana querida!.

9/2/08 01:38  
Blogger wind said...

Gargalhadas, o que me ri agora contigo:))))
Só te acontecem cenas assim, boas, "de lavar a alma".lololol:)
Beijos

9/2/08 08:46  
Blogger Fatyly said...

Xistosa
Como em tudo há o bom e mau. Não me incomodam em nada porque só pensa assim quem anda na estrada com a plena consciência do verdadeiro civismo e respeito para consigo e para quem leva no carro respeitando dessa forma os outros.
Bom fim de semana

Odele
Fez-me lembrar sim senhora, os olhos e o cabelo todo grisalho. Mas todos os homens têm sempre algo belo e longe de mim "desocupar" algum:))))
Bom fim de semana

Wind
São os tais "nadas" da minha vida que como dizes e bem "lavam a alma" :))))))
Bom fim de semana

Beijos a todos

9/2/08 09:30  
Blogger Fábula said...

eheheh! :D divertido! mas... estou p'ráqui a pensar que não tenho estado atenta às alterações do código da estrada... ups! ;)

9/2/08 13:32  
Blogger mfc said...

Já me fizeste sorrir.
Toma um beijo.

9/2/08 17:00  
Blogger Fatyly said...

Fábula
Foi uma cena a juntar a tantas outras que de facto para além de me dispôr bem faço rir e o Richard Gere made in Portugal deve ter ficado com o ego lá em cima.
Actualiza-te porque tem havido alterações e depois dizem que as mulheres não ligam nenhuma:)

Mfc
Ainda bem que te fiz sorrir e eu não páro de rir quando me lembro da cena. Já fez eco nos meus e nem queiras saber o que os genros já disseram, só ouvido que contado ninguém acredita... mas se a minha velhota sabe aí vou ouvir sermão e missa cantada. Ela era para ter ido mas desistiu:)))))))))))

Beijocas e obrigado

9/2/08 18:23  
Anonymous Anónimo said...

Fatyly,peço desculpa!
Mas tal como tu,também sou do contra.:-)))
Pois eu acho q quem ganhou o dia foram os senhores agentes,por levarem ali 1 liçãozinha de moral de 1 mulher como tu.Houvesse mais!
Bem,acredita q só tu para me fazeres soltar umas boas gargalhadas.Até acordei a Rainha sem querer.:(
Com q então os "bons estão sempre ocupados"!LOLOLOLOLOL
Bom fds
Beijos
JC

9/2/08 19:04  
Blogger Fatyly said...

Júlio
Respeito a tua opinião:), mas a minha intenção não foi dar lições de moral, mas procedo sempre assim quando mandam encostar.

Claro que se fosse uma "operação stop" das mais conhecidas, aí é hábito "encostar" mas levo sempre tudo numa boa porque a missão deles é bem dificil e só diz que é caça à multa quem de facto faz do carro um brinquedo qualquer.
A mim nunca me caçaram e porquê? porque cumpro tudo e já apanhei sustos com "assassinos" ao volante.

E não estão ocupados? arranja-me lá no teu reino um cinquentãoooo livre e disponível porque por aqui esgotaram e longe de me meter à bulha com um ocupado. Fogeeeeeeee LOLLLLLLLLLL

Tadinha da rainha, oh seu safado já não basta o Rodrigo pontapear?

Um beijo para os cinco:)

9/2/08 20:58  
Blogger Torquato da Luz said...

Só mesmo tu, Fatyly!
Beijinhos.

9/2/08 21:46  
Anonymous Anónimo said...

hahahahahha
Desculpa Fatyly...mas fartei-me de rir! Oh pah..sabes vir aqui ler-te foi um bálsamo para mim!!!hahahahaha Tou farta de me rir...
Sabes...estou a tentar imaginar a cara do polícia e só de pensar desato a rir de novo!!!
Ah grande Bó Linda!!! Assim mesmo é que é!!!hihihihihi
Agora um áparte...tenho que me actualizar quanto às novas regras do código da estrada!!! Acreditas que não sabia essa do uso/restrição da faixa do meio??:(
Ainda sou apanhada para aí a fazer alguma infracção e tenho algum polícia à perna!!Bolas!!Olha...mas se tiver que ser ao menos que me calhem dois iguais aos teus...ou os mesmos, quem sabe??hihihihihi
(se o meu imperador lê isto...não sei não!!hihihihi)

Beijocas Bó linda!
Bom fim de semana!
Cleo

9/2/08 23:15  
Blogger Odele Souza said...

Querida Fatyly,
Venho agradecer-te pelo e-mail enviado ao Presidente do Brasil, mencionando o caso de Flavia. Apagar teu comentário?! De jeito nenhum! Vou, não demora muito, é transformá-lo num post. Sabe Fatyly, alguns comentários deixados no blog de Flavia, realmente me tocam pela conscientização que as pessoas demonstram ter da real dimensão da história de minha filha. E teu comentário reflete isto.
Um beijo, e bom domingo.

10/2/08 01:08  
Blogger Fatyly said...

Torquato
:)))))

Cleo
Eu tento não perder o comboio em termos de actualização para não dizerem que as mulheres é que conduzem mal eh eh eh
Como nas rotundas, para mim a pior das alterações. Também penso e já o disse aqui que para 80% dos automobilistas o manípulo dos piscas é um acessório pouco ou quase nada utilizado...que raiva:)))

Odele
Obrigado eu e para o vosso presidente foi o primeiro mas outros seguirão:) se tiver resposta (que acredito) dar-te-ei conhecimento:)
O meu mundo não tem fronteiras e se puder ajudar porque não?

Beijocas a todos

10/2/08 08:46  
Blogger jorge esteves said...

Foi a primeira narrativa que li de um dia feliz em que um dos protagonistas é a Brigada de Trânsito...

abraços!

10/2/08 19:25  
Blogger Fatyly said...

Tinta permanente
Já tive outras com a Brigada de trânsito pelos motivos que já disse anteriormente porque quem não deve não teme e só tenho medo (mas como não vivo de medos) é levar com um caramelo em cima a duzentos e muitos à hora e a zaguear pelas faixas sem respeito por si próprio e muito menos pelos outros. Também é assustador o choque em cadeia daí dar espaço, muito espaço e não exceder as velocidades e infrigir as regras porque até o nosso próprio veículo pode ter uma falha mecânica. Devemos olhar para a Brigada de trânsito como uma mais valia e sinceramente quando os vejo até agradeço.
Obrigado
Beijocas

11/2/08 08:33  
Blogger Carla said...

o que eu já me ri a visualizar a cena...és um espanto e um poço de boa disposição

11/2/08 12:50  
Blogger Fatyly said...

Carla
pareces a minha amiga...que não parava de rir e já tão habituada à minha "lata". Por natureza sou tremendamente optimista e sorridente e acredita que rio de mim própria e da "merda" que nos faz tropeçar na vida.

E o gozo que me dá perante a "antipatia, má criação e falta de pachorra" de quem nos atende atrás de um balcão? Só sei que saio a rir e deixo um sorriso plantado na fronha de quem faz do "cliente" o poço das suas arrelias e más disposições.
E entrar num espaço e dar uma saudação audivel do lá de lá da lua?

É a prática adquirida de 30 anos a lidar com o público e do mais dificil: todo o que envolve a justiça:) e de cinco numa loja de trezentos onde fazia mais que muitas assistentes sociais:)

Beijos garota

12/2/08 10:46  
Blogger Fatyly said...

lb
eh eh eh...e porque não paraste?

Beijocas

14/2/08 22:20  

Enviar um comentário

<< Home