domingo, fevereiro 17, 2008

DESAFIO - 6 músicas da minha juventude

Fui desafiada pela Wind "para indicar 6 músicas que, na minha juventude, tenham feito "abanar o capacete".
Acontece que nessa época e devido à ditadura era tudo mais que controlado, não havia concertos mas apenas festas em clubes recreativos com bandas portuguesas bem desconhecidas que tocavam músicas dos conhecidos.
Nas festas organizadas no meu quintal e no quintal dos outros, em garagens, na praia, o som rafeiro do gira-discos ligado à bateria de um carro qualquer, dava de tudo um pouco, através de long-plays que cada um levava.
Dançavamos tudo mas as mais preferidas eram as que "dava para constituir família" podendo dessa forma curtir um pouco mais, no chega, encosta, cola, beija, esfrega e descola longe do olhar dos pais e de adultos que controlavam tudo. Era obrigatório convidar a malta vizinha porque caso contrário aparecia a polícia e às 22 horas acabada tudo, com a agravante de levarem o material que era tão rasca, mas o possível de arranjar. Já não falo quando punham a cidade à escuras.

É dificil de arranjar 6, mas lembro-me destas

- é meu, é meu, é meu - Roberto Carlos
- Tombe la Neije - Adamo
- Não sou digno de ti - Gianni Morandi
- San Franciso - Scott Mackenzie
e para finalizar:
várias dos: Pink Floyd, Chico Buarque, Beatles, Bod Dylan, Duo Ouro Negro, José Cid, Bonga, e muitos outros para não falar do que se fazia com dois simples tambores, uma ocarina e um kissange!

Apesar dos pesares...tive uma juventude tão feliz!!!!

12 Comments:

Blogger wind said...

Obrigada por teres respondido e há aí algumas que era pequena e lembro-me tirando as outras onde era mais velha e que são comuns:)
Beijocas

17/2/08 23:04  
Blogger xistosa, josé torres said...

Tempos em que não havia máquinas que tocassem os "vinis" em condições.

Tinhamos uma garagem alugada que dava para 8 a 10 pares.
Ás vezes, (como eramos magrinhos), cabia o dobro ou mais.

Não tenho saudades, só recordações ... o que passou já não volta!

17/2/08 23:06  
Blogger xico.lf said...

Fatyly,
Apesar da censura, lembro-me que em Angola se ouviam nas rádios músicas que aqui não passavam!
Aos teus junto, minha opinião, Elvis Presley, Neil Sedaka, Françoise Hardy, Platters, Rolling Stones, ???? e os Shadows, Paul Anka, Charles Aznavour (23 cde Fevereiro no Pavilhão Atlântico), Bob Dylan, etc, e também Sylvie Vartan, Johnny Halliday, Jo Dassin, Jean Gabin, Serge Gainsbourg, e tantos outros ...
:)))

18/2/08 02:30  
Blogger Carla said...

acredito que foste feliz Fatyly, sente-se isso no carinho das tuas palavras e, afinal, precisamnos de pouco mais do que pequenas coisas para sermos verdadeiramente felizes

18/2/08 12:35  
Anonymous Anónimo said...

Gostei particularmente da tua ultima frase.E parti-me a rir com este parágrafo:"Dançavamos tudo mas as mais preferidas eram as que "dava para constituir família" podendo dessa forma curtir um pouco mais, no chega, encosta, cola, beija, esfrega e descola longe do olhar dos pais e de adultos que controlavam tudo. Era obrigatório convidar a malta vizinha porque caso contrário aparecia a polícia e às 22 horas acabada tudo, com a agravante de levarem o material que era tão rasca, mas o possível de arranjar. Já não falo quando punham a cidade à escuras."lololololol
Quanto aos artistas alguns conheço,outros nem por isso.Algo em comum:Pink Floyd (tenho a colectânea inteira deles):-)
Beijoca Fatyly
Gostei deste desafio.
JC

18/2/08 14:56  
Blogger Fatyly said...

Wind
Obrigado eu por me pores os neurónios a rebobinarem até láaaaaaaaaa longeeeee LOLLL

Xistosa
Eu também não tenho saudades, mas quando consigo recordar certas "cenas" farto-me de rir. Lá as garagens eram arejadas, mais pareciam telheiros, excepto as das casas dos magnatas. Depois era dentro e fora das garagens:))))

Xico
Claro que tinhamos e ouviamos a rádio, mas as festas eram sempre de sábado para domingo e não havia modo de gravar como hoje se pode fazer:) Lembraste-me de vários Aznavour, Sedaka...enfim!

Carla
Fui e sou feliz. Valorizo muito os nadas da minha minha vida mas todos eles cheios de tudo. Acreditas que por vezes olho para certas fotografias e digo: sou eu????? aiiiiii que piroseira e julgavamo-nos nós as rainhas da festa. E eles? ai meu deus...que patilhas e bigodes e o cabelo à Emerson Fitipaldi LOLLLL

Júlio
Ah pois era, e quando os da minha idade recriminam os jovens que hoje são assim e assado, que estejam bem caladinhos porque faziamos tudo mas de outra maneira, ou melhor com mais imaginação. Nos vinis, não me recordo a duração de cada música, mas quantas vezes "compravamos" quem estava de plantão aos discos de forma a esticar a música, ou seja dava um toque no braço da agulha e por vezes era de partir o côco a rir:))))porque...porque...no dança, dança na areia...iam para trás da goiabeira e assim surgiam por vezes as criançinhas e toca a casa-los rapidamente para a vizinha não falar.
Se não era na festa era na capoeira ou no galinheiro, nos carros ou então...dentro do mar, nas dunas mas tinhamos que fintar muito bem os pais e sempre alguém de vigilância :)))))))))
Depois à mulher tudo era negado, excepto se tivesse 21 anos ou fosse casada. Havia cabarés e boates e para ir ver o que estava além cortinas, casei algumas vezes porque o meu grupo andava munido de alianças. Sinceramente não gostava porque preferia as festarolas arejadas. Há dias estive a recordar com um amigo que andava comigo na natação competitiva, uma cena dessas, eu com os meus 16 anos e ele com 18/19 e lá fomos com o grupo, tão certinho e casadinhos.
Estavamos a dançar quando oiço uma voz de trovão: que fazes aqui? opsssss o meu pai que estava lá com a minha mãe...e eu com a maior cara de pau: o mesmo que o pai está a fazer, a dançar ou já não conhece o X? Ambos escondiamos as mãos, porque a aliança era um passaporte mais que válido...mas com o tempo a policia pidesca descobriu e começou a exijir o BI.
Sim por vezes e para acabarem com a festa a polícia para não falar de certos papás, desligavam a luz e aí entravam os tambores, as ocarinas e toca a merengar:))))

Outros tempos... nada fáceis, mas com luta, sonho, objectivos e alegria eramos felizes.

Beijocas a todos

18/2/08 18:49  
Anonymous Anónimo said...

É tão bom recordar!!!
Sabes...a minha mãe costuma contar estas coisas...como era no tempo deles...os namoros e as traquinices que faziam hihihihi!!
Olha,vou-te contar aqui uma das traquinices da minha mãe(ela não se importa hihihihi)!
A minha mãe foi(e ainda é)uma rapariga muito bonita,sempre teve muitos pretendentes e era uma safada de primeira!hahahaha
Um belo dia...num desses bailaricos que se faziam dançou com um rapaz(não era o meu pai)que se apixonou por ela! Então foi falar com o meu avô que queria namorar a filha!O meu avô disse que não se importava, que o rapaz era de boas famílias e muito certinho e deu-lhe autorização para namorar com ela!Isto foi tudo feito sem a minha mãe saber! Ela na altura já namorava o meu pai às escondidas, que segundo diziam embora fosse de boas famílias tinha fama de mulherengo!!hahahaha Um dia,o meu avô diz para ela que andava um rapaz interessado nela e que ele gostava dele e que lhe dava autorização para namorarem! Ela quando soube quem era...ia-lhe dando uma coisa má...só que o rapaz não a largava e o meu avô andava sempre a insistir no mesmo!
Bem...um dia ela traçou um plano para o por a milhas!!!hahahahaha Foi ter com ele(à frente do meu avô)..à saída da missa num domingo e disse-lhe que marcaria um encontro com ele(com o pai presente)no local e hora que ele quisesse para conversarem! Ele ficou todo contente e o meu avô também e lá marcaram o sítio e a hora!O encontro era no dia seguinte à porta da Igreja e tinham combinado quando ela saísse da escola,o meu avô e ele iam lá ter e conversavam os dois! Pois bem, a D.Lurdes nesse dia de manhã,foi à casa da minha bisavó,avó dela,e roubou um fardo de palha e foi pô-lo lá à porta da igreja no local combinado! Agora imagina a cara do meu avô e do rapaz quando lá chegaram e viram que no lugar dela estava lá um fardo de palha que é o que se dá aos burros!!! hahahaha Olha..foi remédio santo..nunca mais quis nada com ela!!
E eu farto-me de rir quando vejo as fotos deles com a minha idade e mais novos...sabes eu acho que a vossa geração teve um certo encanto, que a minha não tem!!!
Fartei-me de rir com o teu post e com a resposta ao meu imperador!
Gostei das escolhas musicais, embora algumas não conheça!
Giro este desafio!!
Desculpa o testamento!!
Um beijinho grande bó linda!:)
Cleo

18/2/08 20:22  
Blogger peciscas said...

Também vou responder. Amanhã.
E poderia, perfeitamente, escolher qualquer uma dessas.
Aliás, Roberto Carlos, Beatles, também estão na minha lista.

18/2/08 20:23  
Blogger wind said...

Uma pequenita prenda para ti:
http://www.youtube.com/watch?v=m7jJoF6kp_U
Beijocas:)

18/2/08 22:03  
Blogger xistosa, josé torres said...

Bailaricos desses só em África ... aqui os mais parecidos eram em Cortes - Monção, um lugarejo, (hoje freguesia), à beira rio.
Não havia luz, nem homens para dançarem ... na década de 60, quando rebentou a guerra nas colónias e não só por isso, escapuliram-se.
Eram necessários "melros" e eu e um primo, iamos a Espanha, (Aranté), (no barco do meu avô), porque éramos 3 ou 4 para 30 ou 40 e não só solteiras.

A luz era o luar e a energia eléctrica, para o giradiscos era fornecida por um gerador a pedal.
Era necessário um sempre a dar ao pedal ... no gerador, como é lógico.

Grandes tempos ... havia, passarinhos, pássaros e passarões!

Pedras, terra e erva fofa!

19/2/08 00:27  
Blogger mfc said...

Bem podia subscrevê-los todos... e mais alguns!

19/2/08 20:44  
Blogger Fatyly said...

Wind
esta cantora caboverdiana é um doce, mas este trio e sobretudo o Rão Kyau estão um must. Lembro-me do Rão tocar no metro dos Restauradores e quem o lançou foi o Júlio Isidro quase em simultâneo com o António Variações. Obrigado e podes acreditar que bailei:)

Xistosa
e lá era precisamente ao contrário...1 rapariga para dúzias de rapazes. Havia umas festas no Ferróvia onde os moçoilos tinham que tirar ou comprar senhas, de um lado elas sentadinhas e digo-te que havia quem fosse muito mais bonita do que eu...mas nunca apanhei "chá de cadeira". loll

Sempre preferi as dos quintais e garagens, o grupo era quase todo de conhecidos e porque podiamos dançar descalços e logo eu que detestava as "piroseiras" da época.

mfc
pois é...somos de facto de uma geração GENIALLLLLLLL:)

Beijocas

19/2/08 21:56  

Enviar um comentário

<< Home