domingo, fevereiro 03, 2008

Pirosa...e nas nuvens...

Então linda como correu a festa na escolinha?
Foi gira Bó
Foram todos mascarados?
Sim, Bó
O X foi de quê?
De cavaleiro, mas sabes de uma coisa? Eu gosto muito dele, mas já não é meu namorado
Então zangaste-te com ele?
Não Bó, deu-me um beijo lambuzado e eu não gostei nada
Coitado do miúdo, não sejas assim
Ai sou sim Bó e miúdo? ele já é um rapaz tem 5 anos
E tu uma rapariga porque estás quase a fazer 5 anos
Pois já sou muito crescida (e esticou-se toda)
E a X foi vestida de quê?
De princesa pirosa
Pirosa? explica-te lá
Com aquelas saias compridonas e coroas, ai Bó não gosto nada
Mas ela gosta e não devias ser assim, que ela se te ouvir fica triste
Ai sou sim, Bóooo, quando não gosto, não gosto mesmo!

Virando-me para a mais nova
E tu foste de quê?
Di fada e a têla foi a mamã qui fez.
E o vestido foi a Bibó (a minha mãe) que fez há muitos anos.
Xim, a mamã diti

Bó, Bó estás a ver, eu não gosto mas a mana ia linda.
Eu sei que são, mas a X também pode dizer que a tua irmã ia pirosa.
Ai dela Bó.
Mau, não estou a gostar nada disso, ai dela? vais-lhe bater? ai, ai.
Bó, oh Bózinha muita calma eu não bato nos mais pequenos, mas com os grandes defendo-me, oh se me defendo.
Então e se ela chamar pirosa à tua irmã?
Digo-lhe assim: a Fatyly disse que é muito feio chamar isso, ouviste pirosa?
(Segurei o riso)
Ela sabe lá quem é a Fatyly
Sabe, sabe porque já te viu muitas vezes e estás na fotografia da sala dos avós. Bó e também está lá a do Avô X que está no lar muito doentinho, do Y e da Avó X.
Sim linda eu já as vi.
Pois Bó eu só vou conhecer o avô Y e a avó X, um dia
Como assim?
Quando eu for velhinha,(abraçou-me)e Bó tem muita calma que tu só és um bocadinho.
Quando fores velhinha?
Sim Bó, velhinha e voar para as nuvens. Isso é morrer.
Ai é? olha que a avó também não sabia.
Pois a mamã e o papá também não sabiam lá muito bem, mas eu já sei porque na folha número cinco do livro da história que a minha educadora leu, diz lá isso.

Pluffffff fiquei sem fala!Ah filha, filha...como a história se repete e aguenta-te à bronca como eu aguentei!

10 Comments:

Blogger wind said...

Essa tua neta é genial e uma ternura:))))
Beijocas*

3/2/08 21:10  
Anonymous Anónimo said...

Ai Fatyly!!
Até me dóiem os maxilares de tanto me rir!!:))))))))

Essa tua neta é mesmo um orgulho!!Tem uma personalidade muito vincada, não tem??
Imagino o esforço que deves fazer para não te desmanchares a rir à gargalhada!Eu não sei se conseguiria...:)

Beijocas Bó linda!
Cleo

4/2/08 00:57  
Anonymous Anónimo said...

DEmais!
Gostei particularmente desta frase:
"Quando eu for velhinha,(abraçou-me)e Bó tem muita calma que tu só és um bocadinho"

Beijocas
JC

4/2/08 18:47  
Blogger . intemporal . said...

Fatyly visitei o seu Blog que achei lindo e aproveito para agradecer as preciosas e amaveis palavras que dedicou ao meu ultimo post no Blog Sidadania. Hoje sinto-me maior e mais feliz. O meu bem haja.

4/2/08 23:08  
Blogger Fatyly said...

Wind
mas dificil p'ra burros (gargalhadas)

Cleo
por vezes seguro o riso. Ela tem uma personalidade muito forte, mas também é meiga, melhor dizendo melada, tal como eu e a senhora sua mãe. Já o disse muitas vezes que não me recordo do rosto da minha filha mais velha, nascida em plena guerra. Olho para a meia dúzia de fotos e não consigo recordar, da mesma forma o seu primeiro ano de vida dividida entre a saída de Angola e aterragem em terras brasileiras. E sei saber bem porquê as coisas da minha neta, como falar e andar cedo era-me tão familiar.
Hoje com quase 5 anos é sossegada, atenta a tudo e quer sempre aprender mais e mais. Não é mais do que os outros miúdos mas é igualzinha à mãe dela: perante os outros faz cara de pau, defensora acérrima da irmã e é a menina dos "porquês". Hoje a minha filha é extrovertida e simpática, bem longe do que foi em miúda. A vida modifica-nos:)

Júlio
é verdade e anda sempre a dizer isso:) Se por acaso eu digo: caramba tou mesmo velha...ouve-se logo: só um bocadinho e lá vem aquele abraço e beijo melado.

Posithivo
Obrigado eu pelo teu testemunho. Positivo na armadilha da vida, mas sobretudo POSITIVO de...vamos p'ra frente porque atrás vem gente num abraço de solidariedade numa sociedade tão parva e atrasada. Quando tiver mais tempinho irei ver o teu blog.

Beijos a todos e obrigado pela vossa presença

5/2/08 09:32  
Blogger Toze said...

eheheheheheheheh ganda neta :)

Ó Bó desculpa lá que ando muito por fora da blogosfera. Parabéns atrasados pelas tuas 57 Primaveras :)

5/2/08 17:16  
Blogger Fatyly said...

Toze
Obrigado e compreendo perfeitamente.

Beijocas moçoilo:)

5/2/08 18:44  
Blogger xistosa, josé torres said...

Mais um anito.
Atrasados, mas, Parabéns.
Eu deixei de fazê-los ... só os repasso.

6/2/08 03:30  
Blogger Boop said...

Conversas deliciosas!

Sabes lembraste-me da primeira vez que a minha filha teve consciência da morte - e da morte dela propria. E aparentemente a propósito de nada. Tinha 3 anos feitos há pouco tempo, e foi tomada de uma angustia inominável. Coitadinha! Só muito colo tranquilo de mãe a acabaram por acalmar. Pensei... porque raio a miuda há-de pensar tanto?!?!?

Mas tem de se falar das coisas...

6/2/08 04:45  
Blogger Fatyly said...

Xistosa
Obrigado mas eu faço questão em fazê-los:)

Boop
São de facto deliciosas e há que conversar quando questionam. Sempre fiz com as minhas filhas e agora é com a mais velha, que tal como a mãe é a menina dos porquês. Nunca fugi nem o faço com floreados, mas ela interrogou quando viu as fotografias do avô materno e avó materna e como é óbvio os pais explicaram-lhe e quando eu falava com ela deu como dado adquirido a tal história, fantasiada é certo, mas com 4 anos não se pode ir mais além.
Depois quando vai ao lar ver o avô paterno, vem um bocado angustiada mas com colo, carinho e resmas de conversa lá fica mais calma.
Fugir ou tapar o sol com a peneira isso nunca.

Beijocas e obrigado

6/2/08 09:10  

Enviar um comentário

<< Home