segunda-feira, outubro 22, 2007

Sons musicais

Para além da guitarra, gosto muito do som dos instrumentos musicais que é obtido através da percussão.

Por impacto - qualquer sino e o
tambor








o que é tocado com os dedos e a palma da outra mão. Enquanto uma mão toca o tambor a outra abafa e toca ritmos de suporte em torno do pulso principal, com sonoridade grave

Por raspagem -
reco-reco











Agitação- caxixi, ganzá, maracas, chocalhos,

xequerê, que chamavamos a bola de missangas








Instrumento feito com uma cabaça, em diferentes formatos e tamanhos, envolta por missangas que, ao deslizarem, produzem acentos e ritmos.


berimbau, instrumento principal da "Capoeira"
















E há mais dois que é o kissanje(não sei a sua qualificação)


















e a Ocarina (instrumento de sopro ou vento)



















Para terminar e este só quem viveu por terras africanas é que sabe qualificar o som:

Estar deitado e ouvir o bater da chuva tropical num telhado de zinco e por sorte com a mistura de uma manga que se despencou da árvore.

MAS ao ouvir esta mistura...não consigo estar quieta

7 Comments:

Blogger peciscas said...

A gente sai daqui a saracotear.
Em Timor, embora os ritmos fossem muito mais dolentes, a percussão também era a base de tudo. Trouxe de lá um gong e um tamborim.

22/10/07 19:12  
Anonymous Anónimo said...

Ó Mãezona! Da próxima vez vamos dançar uma kizombada valente, ouviste bem?
Não estive lá mas de tanto que ouvi falar e ouvir as histórias dessa terra maravilhosa, estou a imaginar-te feliz, feliz, a dançar com tanta vontade!
Vou daqui, tal como diz o Peciscas, a saracotear-me toda :))))))))
Adorei!
Bigada, meu Amor mais Lindo!
Tua fiota, Cris

22/10/07 20:49  
Blogger wind said...

Só não conheço o kissanje.Esta música também mexe comigo. Não sou de África, nem tenho ascendentes, mas durante anos frequentei discotecas africanas e vibrava:)
Beijocas*

22/10/07 22:32  
Blogger mfc said...

Os sons... da saudade!

23/10/07 00:07  
Blogger Fábula said...

realmente... é difícil... =)

23/10/07 00:25  
Anonymous Anónimo said...

...os sons, os aromas, as cores...saudades de um espaço infinito!
Carla

23/10/07 14:37  
Blogger Fatyly said...

Peciscas
saracotear eh eh eh eu direi ahhhhhh merengue:)
Gosto do som do gong mas aprecio pouco o tamborim, e concordo que os sons de Timor sejam mais dolentes!

Cris
é verdade de tanto se falar os sentidos ficam em alerta, mas quem beber água do Bengo jamais esquece:)
Bora daí p'ra rebita:)))

Wind
Dei à minha filha mais filha o kissange que o meu falecido irmão João tocava tão bem. Eu dou uns toques mas nada como ele o fazia tão bem:) Sim já tinha lido esse teu apreço pela música africana:)

mfc
são de facto!

fábula
é contagiante:))))

Carla
realmente era tudo de uma dimensão infinita e só de me lembrar que a povoação mais próxima de Luanda era apenas a 320km ...sinto-me numa caixa de fósforos:)

Beijos a todos

23/10/07 19:01  

Enviar um comentário

<< Home