sexta-feira, outubro 12, 2007

12 e 13 de Outubro de 2007















A Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, abre esta sexta-feira as suas 13 portas.

O Crucifixo de não sei quantas toneladas apresenta um Cristo tão magro, tão esquisito, semi levantado parecendo querer dizer...meus irmãos:

Dela saíram oitenta milhões de euros que serão distribuídos por quem financiou, os peregrinos que na sua fé procuraram em Fátima um pouco de paz e aconchego.

Pelo sim pelo não, já fiz as contas ao que gastei nas cinco vezes que fui a Fátima e tenho a haver 5 euros.

Aí sim, seria ouro sobre azul porque a fé de muitos não tem nada a ver com o frio e a chuva que apanham.

A antiga não chegava e o seu átrio, palco de fé também não, já que a Igreja Católica quer sempre obras grandiosas, quando apregoa a simplicidade, o não ser avarento, dar de comer a quem tem fome, estender a mão a quem nada tem, vestir e abrigar quem tem frio e que "esta ostentação" daria para tudo isso e muito mais.

Com toda a certeza há uma reunião de emergência no Além...e se realmente há 90 anos apareceu Nossa Senhora aos Pastorinhos, hoje e amanhã Fátima deveria "dar um sinal dizendo da sua justiça" para que se apregoe menos e se faça mais!!!

Esta foi a minha oração de hoje, que quase sempre toca as raias da refilisse, mas temo-nos entendido muito bem!

14 Comments:

Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Sim, eu entendo esse sentimento. A fé que só tem validade assente no amor pelo próximo, não pode vestir-se de luxo e impurezas e depois orar e suplicar a Deus que tenha piedade dos que sofrem. E há tantos que sofrem e se arrastam para Fátima, em condições penosas, procurando remédio para os seus males...
Para certas coisas não encontramos resposta.

12/10/07 14:30  
Blogger Francis said...

O verdadeiro crente não precisa de ir a Fátima.
Esses 80 milhões (que deveriam ter sido "apenas" 40) teriam sido muito bem empregues ajudando quem precisa... e necessitados não faltam em Portugal, cada vez mais!
Passa lá em casa e vê as banalidades que disse o Reitor desse novo mausoléu.
Kiss, Kiss!

12/10/07 15:42  
Anonymous Anónimo said...

Eu só fui 2 vezes a Fátima, e para acompanhar amigos estrangeiros. A minha fé (se é que algum dia a tive) ficou pelo caminho. Não acredito nem no Homem nem em Deus, acredito apenas em mim.

Só por curiosidade... A nova Igreja foi projectada por um arquitecto grego ortodoxo. O novo Cristo foi desenhado por um artista alemão protestante.

12/10/07 15:53  
Anonymous Anónimo said...

Tenho saudades daquele meu director que me tratava com muita ternura por Isabelinha. Uma altura falávamos de padres, de depósitos a prazo, de um montão de coisas.
Ele sorriu e às tantas disse-nos, com um ar extremamente crítico, não por quem dava as esmolas, mas por quem as recolhia.
Teve a oportunidade de ir às catacumbas, em Fátima, após um treze de Maio. Passou-se, tal a loucura do que viu....
E dizia ele, meio a rir, porque já estávamos na nossa hora de conversa mole, meio a desdenhar: - Aqueles filhos da p... se dessem e distribuissem por quem tanto precisa aquela autêntica e fabulosa fortuna, so daquele dia, não ficavam sequer um nico menos pobres, mas faziam um mar de famílias tão feliz!
E é mesmo!
Já repararam que quando ali vão, nem, vêm as notas que vão deitando pelas ranhuras dos muretos?
Por baixo? Deus meu! Que maná!
E andam eles a pedir para as obras do santuário!
Gosto de Fátima, tenho um respeito, sinto um prazer imenso quando lá vou, mas se puder estar só, tanto melhor!
Quanto a canonizações, o Papa já as congelou para 2008. Ainda há muitas atrasadas a aguardar "despacho" rssss
Valha-lhe Deus!
Não vou com a cara dele nem por um decreto!

Já desopilei, Mãezona.

Tá td bem contigo, Linda?
Comigo? Nem queiras saber! É uma anedota o que se tem passado mas eu continuo a dizer-te que lhes c... na cabeça!
Ganho o mesmo, não é?
E hoje é sexta!
Yupiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!

Beijitos para tu e para a prole mais que linda!

12/10/07 19:28  
Blogger wind said...

Neste aspecto sou contra o que a igreja católica faz para capitalizar cada vez mais. é Fátima, é o Vaticano e todos os exemplos que se vêem de riqueza.
Crer sim, mas sem essas cenas.
Beijocas*

12/10/07 21:27  
Blogger mfc said...

Acho que fizeste um milagre... vou já comer uma feijoada!

13/10/07 01:23  
Anonymous Anónimo said...

Estão a dar dinheiro em Fátima?

13/10/07 10:54  
Blogger Fatyly said...

silêncio culpado e wind
de facto "para certas coisas não encontramos resposta" e não são pecisas estas "cenas douradas" para o conforto do nosso "eu". A simplicidade é mais preenchente

francis
concordo porque eu creio naquilo que creio e gosto de ir a Fátima mas vazia, porque sinto muita paz e calmia mas é no meu dia-a-dia que barafusto:))))
Já lá fui e tu és demais:)))

cris
o actual pápa para mim tem cara de "ratazana de sacristia". Também vi uma grande reportagem sobre as catacumbas de Fátima, que segundo disseram iriam ser abertas ao público, o que não acredito. Não irei porque sufocava, a não ser estar perto de uma das tais ranhuras e esperar pelos donativos. Ah pois seria um roubo, mas ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão - gargalhadas.
Por aqui é caso para dizer: que cambada de ranhosos:) mas de resto tudo fixe!

mfc
a milagreira hoje está a fazer salmão assado no forno:))) Bom apetite para a tua feijoada.

migvic
estão e vai já na tua bik, mas mete-lhe um turbo:))))

Beijocas e obrigado a todos

13/10/07 11:59  
Anonymous Anónimo said...

A quarta maior do mundo!
Parece a guerra dos estádios de futebol.
A mim o que me choca mais, alémm dos oitenta milhões, é o painel do funfo, fundo não sei de quê, ser folheado a ouro.

É pá! somos muito ainda muito novos ricos.

Favas para tanta estupidez

13/10/07 16:51  
Blogger Fábula said...

eu acho que a fé caiu em desuso, tal como os milagres, e Fátima passou de moda... graças a Deus! ;)

13/10/07 18:31  
Blogger ivamarle said...

deixa lá que não és só tu a refilar ;-)

13/10/07 21:03  
Blogger Fatyly said...

marta
tens razão mesmo e acho uma vergonha.

fábula
a fé cada um pode ter a sua, tal como eu, mas nunca pactuei com "o venha a nós o vosso reino" de todas as religiões.

ivamarle
:):):)

Beijocas

13/10/07 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Querida Fatyly!!

E acredita que eu rezei contigo esta oração!!!!

Estás bem querida?
Mil beijinhos
Cleo

13/10/07 23:08  
Blogger Fatyly said...

cleópatra
estou bem ou melhor estamos todos bem e acredito sim senhora.

Beijos

14/10/07 08:56  

Enviar um comentário

<< Home