domingo, fevereiro 24, 2008

UM GESTO MEU PARA FLÁVIA

A Odele fez-me este desafio:

"É engraçado que mesmo falando o mesmo idioma nossos sotaques são tão diferentes. Gosto muito do sotaque portugês e tenho curiosidade em saber como lhes soa o nosso português aqui do Brasil. (não vale ser gentil, tem que ser sincera)."

Sempre fui e sou sincera e não digo nada só por gentileza ou para agradar.
Estive a pensar nos três anos que vivi em Sampa, mais ali em Stº.André mas dentro da Vila Maria.Não irei falar de tristeza que daria para outro post, vou falar de alegria, até porque vou falar com:












Flávia tu nem imaginas o sufoco que foi a viagem de Luanda (Angola) até Lisboa e depois para o Brasil, ambas de quase dez horas de voo.
Devido ao calor, saí quase núa (pelada) de Luanda - 45 graus. Aterrei em Portugal com 4 graus e muita chuva e foi no aeroporto que me deram agasalhos, agasalhos que me serviram na viagem para o Brasil, onde tirando agasalho atrás de agasalho, fui-me despindo, fazendo o mesmo à minha filha, com apenas seis meses e aterrámos com 36 graus. Calor-frio-calor...só podia dar nesta rica peça que sou hoje!
Quando sobrevoava Rio de Janeiro, vi a vossa baía tão parecida com a da minha terra e consegui fazer algo que nos últimos dois anos já não fui capaz: chorar, chorar, chorar.

Completamente estourada com as dez horas de viagem, ainda aguentei mais quatro pois fomos de carro até São Paulo.
Vivi na Vila Maria, um bairro pequeno mas acolhedor, como acolhedores são todos os brasileiros e comecei a ouvir a vossa voz tão melodiosa e muito doce"meleca de podre".
Para eles eu era a Dª.Portuguesa.

Foi fácil arranjar amizades e como não trabalhava, falava com a vizinhança e aí começou a ciranda das palavras que quando me esquecia provocava uma risada geral. Não adquiri o vosso sotaque, mas tive que me adaptar a um novo dicionário. Ah pois claro então vê lá tu a trapalhada nesta pequenina amostra:

Por cá: Por aí:
Você...............Senhor
Tu.................Você
Talho..............Açougue
Costoleta..........Bisteca
Rebuçado...........Bala
Rapariga...........Menina
Rapaz .............Menino
Criança............Moleque
Bébé...............Neném
Bom................Gostoso
Carrinha...........Combi
Café/pastelaria....Padaria
Fresco.............Gelado
Frigorífico........Geladeira em Angola Geleira
Arca frigorífica...Frizi
Mesa de cabeceira..Criado mudo
Camisa de dormir...Camisola
Fato de homem......Terno
Sanita.............Privada
Casa de banho......Banheiro
Rebuçado...........Bala
Gargalhada.........Risada
Fita cola..........Durex
Durex..............Camisinha

e misturar tudo isto ao "gerúndio"? eu ficava com uma "coçeira" verbal daí ser a Dª.Portuguesa. Conforme eu aprendi termos tão vossos ensinei os nossos. Mas menina não digas nada, com tudo isto estraguei muito o português de Portugal.

Mas sabes Flávia, Portugal está cheio de brasileiros fazendo de tudo um pouco. Sempre aprendi que quem é ladrão ou gente boa na sua terra, é o mesmo em qualquer lado do mundo,

Gosto muito da melodia da vossa verbalização, da vossa forma de enfrentar a vida, da vossa alegria, da vossa música, do carinho, da forma como saúdam as pessoas, do clima, das praias, da comida, da maria-mole e pé de moleque (até cresceu água na boca) das cores da vossa bandeira, etc.

Também gosto muito de Portugal, mas há certos portugueses que...deixa prá lá, vamos falar de coração!

Flávia porque já és minha/nossa e tens tantos pais, mães, irmãos e irmãs, gosto muito de ti e em brasileiro: êta menina como eu amo você!

As músicas têm o significado que lhes damos e escuta estas de duas cantoras portuguesas - Rita Guerra e Sara Tavares, porque de facto não consigo "chegar a ti" mas "longe do mundo estou perto de ti", com um enorme xicoração de força à tua mãe CORAGEM!



15 Comments:

Blogger Odele Souza said...

Querida Fatyly,

Você já deve ter percebido que não sou mulher de "poucas palavras", mas confesso que estou à procura das mais adequadas para comentar este seu post tão especial, dedicado à minha/nossa Princesa. Agora, são 23 aqui no Brasil e Flavia dorme feito um anjo. Amanhã, domingo através de minha voz, Flavia vai ouvir suas palavras e as músicas que você escolheu para ela. Que lindas as músicas. E as letras, então.

Verdade que ao ler o que você aqui escreve, dou risadas e choro, porque além de divertidas suas palavras é emocionante este seu gesto de carinho para com Flavia.
Você é muito fôfa,Fatyly, "uma querida" como se diz em Portugal.
(aprendi esta expressão com minha amiga Isabel Filipe).

Flavia vai adorar ouvir essa história de quase ficar pelada por causa do calor e depois quase a tremer de frio e novamente calor. "calor-frio-calor". Que aventura!

A diferença de termos entre nossos países chega a ser engraçada e se não tomarmos cuidado pode gerar aí pequenas confusões, nada que umas boas gargalhadas não resolvam.
Adorei a listinha de palavras aí de cima. Ri muito. Flavia também vai gostar de ouvir pois aos 10 anos, e como gostava muito de ler, ela possuia um excelente vocabulário. E como mesmo para a neurologia, o que se passa no cérebro de uma pessoa em coma é um grande mistério, quem há de nos garantir que Flavia, lá onde ela está, não vai também se divertir com esta sua história que você tão carinhosamente lhe conta?

As músicas são lindas Fatyly. Não conhecia nenhuma das cantoras. Obrigada pela oportunidade de fazer Flavia ouvir mais uma vez este sotaque português que aprendemos a amar porque é o que vocês nos passam: AMOR.

Como sempre faço com os textos dedicados à Flavia, vou imprimir seu post, e arquivá-lo na pasta que abri "Mensagens para Flavia".
Fica mais fácil quando quero reler
para ela o que lhe enviam. Enquanto o post está recente, leio mesmo direto da tela do computador.

Um beijo meu e de Flavia pra você Fatyly. Obrigada por esse carinho que nos faz um bem enorme.

24/2/08 02:52  
Blogger R.Almeida said...

Adorei o teu post para Flavia e as diferenças linguisticas.O português do Brasil, a que por cá chamamos português com açucar,na sua forma verbal é mais rico na facilidade de expressão oral, mesmo por parte das camadas menos cultas da população.
Respondi ao teu comentário lá no Sidadania,dá lá um pulo quando tiveres tempo.
bjs

24/2/08 06:45  
Blogger wind said...

Magnífico post de amizade/amor e talvez por isso, estupidamente emocionei-me:)))
Beijocas*

24/2/08 12:40  
Blogger Cadinho RoCo said...

Sou neto de portugueses e talvez por isso aprecie tanto o sotaque d vocês portugueses. E do seu relato para a Flávia, lindo gracioso envolvente mesmo com todas as alterações climáticas e o fastio de viagem tão longa. Enquanto brasileiro, grato pelo carinho para conosco.
Cadinho RoCo

24/2/08 17:47  
Blogger Fatyly said...

Odele
Obrigado eu e de facto o cérebro humano é uma máquina com muitos pontos por descobrir. Não gosto de criar falsas espectativas, mas pelo menos se eu pudesse resolveria já e agora o processo na justiça.
A minha vida sempre foi uma aventura, com altos e baixos...mas ainda consigo saltar os baixos com um sorriso, força e esperança.
Essas cantores são lindas e tenta ouvir outras músicas delas.

Xiiii esqueci-me de pôr no post, a vossa constante reclamação: que nós falamos "depressa demais":)))

Raul
Concordo com o que dizes e além disso os brasileiros não têm medo dos afectos e dizem que AMAM com a maior das facilidades e eu aprendi muita coisa com eles:)
Já lá fui e respondi:

Cadinho roco
O que disse é a mais pura verdade e sempre gostei do povo brasileiro que dão brilho e cor à vida.

Wind
Não e não...estupidamente? ainda bem que sucedeu e devias soltar a emoção abrindo as janelas desse coração.
É bom emocionarmo-nos e se lhe dermos continuidade...as lágrimas lavam a alma e faz-nos respirar fundo.

Beijos e obrigado pela vossa presença

24/2/08 19:09  
Blogger Francis said...

Olá, Fatyly.
vim deixar-te o habitual Kiss, Kiss.
Tempo para mais não há.
Gostei do tema e gostaria de voltar a ele quando pudesse. É assunto que tem "pano para mangas"

Kiiiissss!!! :-)

24/2/08 22:58  
Blogger xistosa, josé torres said...

Eu ... como sempre, sou impulsivo.
Não vou ao Brasil, porque posso encontrar tubarões no mar e pelo ar, se os meus pais me quisessem a voar, tinham-me feito com asas.

Não posso criticar a dor alheia, porque só quem passa por estas situações é que se pode pronunciar.

Mas comigo, um qualquer juíz, já tinha sido apertado pelos colarinhos, palavra do "josé torres".

Quando da postagem colectiva, a ODELE é que me chamou á atenção e modifiquei a postagem.
Um pedido duma senhora, quebra-me as regras, porque se fosse do marido, ou sobre outro assunto qualquer e pedido por um homem, não modificava nada.

Há muitos anos, viviamos em ditadura e a minha mulher, para acabar o curso, necessitava de 10 a Química Inorgânica, ou outra química qualquer, daquelas que não suporto.
Foi a exame em Julho e chumbou com 8.

Peguei no "parco" rascunho que ela tinha e informei-me.
Todos foram unãnimes em considerar que tinha nota para mais de 14.
Nem lhe disse nada.
Descobri onde morava, o professor de química, da cadeira, NEVES LOPES !!!, fui a casa dele à hora de jantar.
Atenderam-me e pedi para lhe falar.
Mal colocou o pé na soleira da porta, deitei-lhe as mãos e arrastei-o para a escada.
Falei-lhe ao ouvido, com a meiguice que se fala a UMA SENHORA!!!
( Palavra de honra!!!!)
No fim, disse-lhe que se em Setembro, ela não tivesse 14, conversávamos outra vez.
Delicadamente, pedi-lhe os 20$00, que era o preço de ir a exame na 2ª época.
Não é que ela acabou a última cadeira do curso, com 14 a QUÍMICA INORGÂNICA???

Eu não necessitei ... era bom aluno ... nem sequer sabia onde a matéria vinha nas sebentas.
Não. Não havia livros ...
Havia um mínimo de medo ... para os sicários do regime!
Muitos já morreram, (que a terra lhes seja bastante pesada), mas os que conheci, não lhes perdoei no 25 de Abril.
Havia quem acusasse os próprios irmãos e até os pais ...
Era a podridão humana ...

Nem dei pelas horas.
Já devo ter acabado o testamento ... termino, com o meu habitual:
"E POR HOJE NADA MAIS, BEIJINHOS À MARIA E CUMPRIMENTOS AO MORAIS!"

25/2/08 01:35  
Blogger xistosa, josé torres said...

Perdoe-me o abuso da conversa, mas o que mais gosto é de escrever.

Escrevo sobre o que vivo no dia a dia e no que leio.
Normalmente não invento nada.
O blog, "inséte", era para colocar cerca de 5000, (sim, CINCO MIL ) anedotas.
Mas não posso, 99 % das visitas são femininas ...
E as anedotas têm piada num determinado contexto.

Como o GOVERNO contratou uma catrafiada de acessores, se sobrar algum ... vou tentar que me dê uma ajuda!
Uma boa semana!

25/2/08 01:42  
Blogger Fatyly said...

Francis
Obrigado e tem calma rapaz porque um dia haverá tempo para o tempo:)

Xistosa
Não é fácil num mundo onde há milhares e milhares de processos. Lá não sei, mas cá qualquer cidadão pode e deve ir ao tribunal bater o pé e saber o estado do processo, que normalmente está deitado com resmas em cima, com muito pó e esquecido e não precisa de incomodar o advogado. Enquanto o fazem, garanto-te que...água mole em pedra dura, tanto dá que fura.

Essa do 14 foi de Mestre e num tempo em que de facto havia podridão humana. Hoje falam da corrupção e o que os bufos e pidescos ganhavam em extras informativos????

Beijocas

25/2/08 08:19  
Blogger Fatyly said...

Xistosa

Não sou fã de anedotas, embora leia, rio bastante mas é algo que esqueço facilmente.
Ai e por falares nisso podes ir ao parlamento porque são quase todos anedóticos:)
*****

25/2/08 08:21  
Blogger Odele Souza said...

Fatyly e xistosa,
Apenas esclarecendo sobre o follow up do processo de Flavia:
Aqui também no Brasil, qualquer pessoa pode ter acesso ao andamento de seu processo. No caso de Flavia, meu advogado está acompanhando quase que diariamente no Fórum, pois estamos na expectativa de que nos próximos dias o processo dela siga para Brasilia. Tão logo isto aconteça manterei os leitores de Flavia informados. Quem sabe nesse momento possamos estar fazendo uma nova blogagem coletiva ou escrevendo para autoridades jurídicas brasileiras....

Algumas pessoas podem talvez pensar que eu e Flavia estamos sem um bom advogado. Pelo contrário, nosso advogado é excelente. Infelizmente, pelo menos aqui no Brasil, mesmo o melhor dos advogados se depara com a atuação nem sempre justa dos juízes. Como eu já escrevi no blog de Flavia por duas vezes, ou seja, nas duas sentenças já acontecidas no processo de Flavia nesses longos NOVE ANOS, os juizes entenderam que 50 mil reais seriam suficientes para eu cuidar dela - em coma - pelo resto de sua vida. Mesmo sendo um dos réus a riquíssima multinacional Jacuzzi.
Foi uma sentença no mínimo desrespeitosa com a vida de Flavia.E óbvio, minha luta continuou.

Um beijo.

26/2/08 01:28  
Blogger Fatyly said...

Odele
Claro que eu já tinha lido isso e sei que estás devidamente acompanhada, ou melhor dizendo o processo de Flávia tem o seu advogado, e como dizes e bem eles próprios por mais eficientes que sejam esbarram no paredão lento da justiça e como tal não podem fazer mais.

Só que cá a maioria das pessoas não sabe, que mesmo com o acompanhamento juridico na pessoa de um advogado, podem elas também eirem saber do estado do processo, melhor falando "fazerem pressão" e dessa forma é como as moscas...não picam mas chateiam.

Sei que não és mulher de baixar os braços o que infelizmente muitos e muitas o fazem. Força mulher que todos juntos venceremos.

Um beijo para ti, outro para o Nando e um muito especial a Flávia

26/2/08 08:50  
Blogger inespimentel said...

Óptima escolha... são 2 excelentes exemplos de intérpretes portuguesas!
Mais uma - "Camisola" para nós é "camisa de noite" para os brasileiros, não é??

26/2/08 14:02  
Blogger Fatyly said...

Inês
é sim senhora e o fato de homem é "terno":) mas há muitoas mais:)

Vou acrescentar:

Beijocas

26/2/08 21:42  
Anonymous Anónimo said...

La Señora Guerra tiene buenos pectorales

9/3/08 05:47  

Enviar um comentário

<< Home