domingo, fevereiro 24, 2008

Um domingo em cheio!




Para hoje tinha agendado várias tarefas:
- comprar para a minha mãe o livro da Felicia Cabrita-Massacres em África.
- comprar elástico redondinho para a filha acabar o fato de "leão com penas" que fez para a minha neta mais velha que vai entrar numa peça teatral.
- arranjar uma caixa para levar o fato para o colégio
- dar apoio ao meu genro que ia fazer limpeza à garagem do pai, para ser entregue ao senhorio. Está num lar e infelizmente sem qualquer hipótese de retorno.
- ver a final de ténis no Katar.
- ver a final de sky fly na Alemanha.

Acordei cedo e como sempre bem disposta.
Resolvi ir à Fnac do Cascais Shoping. Convidei um casal meu vizinho que raramente saem porque estão completamente sózinhos. Sou eu que tomo conto da sua casa e das despesas inerentes da mesma, quando se ausentam para irem ter com os filhos a um país tão distante. Mais cedo ou mais tarde ficarão por lá...e eu sinto sempre muito a falta deles, apesar de me telefonarem tantas vezes.
Lá fomos no meu carro laurear a pevide.
Demos uma pequena volta para que ela ficasse a conhecer já que nunca tinha ido ao shoping. Comprei o livro na Fnac, saimos e a meio parei a olhar... e as lágrimas caiam-me em catadupa. Então vizinha? não fique assim, bateu a saudade da sua pequenina não foi? Claro...e se eu já não gosto de shopings...agora então fujo ainda mais! Mas já passou...embora passear!
Seguimos por Cascais e levei o senhor ao seu antigo trabalho. Reviu os amigos, tomamos um café e uma bela torrada à borlix e de os ver tão felizes eu fiquei ainda mais.
Porque irão embora dentro de dias, queriam ir almoçar fora, mas combinei para esta semana porque tinha o resto das tarefas, o que riram a bom rir!
Deixei-os aqui e fui ter com o meu genro. Já tinha arrumado quase tudo. Ajudei a pôr no contentor o que estava deteriorado e o que aproveitou meteu num saco que iria pôr na casa do pai, um bocado mais longe da dita garagem. A casa por enquanto ficará na mesma até ao dia em que o senhorio reclamar.
Entreguei-lhe o elástico e a dita caixa para o fato, porque hoje não ia ver netas senão lá se ia o desporto para o maneta e até porque ontem estive com elas.
Depois fui levar o livro à minha mãe e vim para casa.
Almoçei e estive a ver o desporto. A filha mais nova telefonou quando chegou do trabalho, estava tudo bem com ela e com o marido e os sogros iam lá jantar.
Comecei a fazer o jantar. Arroz de polvo e lembrei-me dela já que é vidrada no meu arroz de polvo.
Quando fui jantar é que reparei a dose que fiz. Caramba como os hábitos demoram a passar e onde eu estava com a cabeça? Sempre fiz jantar para as duas, mas de forma a dar para o meu almoço e para ela levar para o dela.
Um panelão, quando deveria ser uma panelinha. Cum caraças e bateu de novo a saudadezinha malandra mas gostosa porque sei que está bem, feliz e mimada por ele e pela familia dele o que me dá um grande conforto.
Telefonei e disse querem arroz de polvo? venham buscar.
Oh mãe não gozes, com este temporal? Amanhã estou de folga se quizeres vem até cá!
Daqui até lá é uma hora e um quarto e outro tanto para cá e pelos horários de ambos só lá vou de tempos a tempos.
Amanhã não posso, vou levar a tua avó ao médico.
Leva à mana e à avó...ah mas eles não gostam!
Não te preocupes filha que eu cá me arranjo e sabes que não gosto de estragar comer.
Fiz uma dose e levei a este casal que adoro.
Fiz outra e levei à minha amiga e vizinha, mas oh que pena, não estava!
Fiz outra num prato descatável com talher e tudo e fui levar ao jovem que, pela quinta vez fugiu do "acolhimento" e voltou uma vez mais ao vão da escada do prédio aqui perto.
Congelei três doses. Jantei e tenho almoço para amanhã.

Já escondi a panela grande, porque o hábito pode-se repetir e lá ando a comer o mesmo durante uns dias.

A vossa sorte é não morarem aqui perto senão levavam com o arroz da Fatyly.
Solto a maior gargalhada do mundo e penso que sou mesmo parva e taralhoca não concordam?

14 Comments:

Blogger xistosa, josé torres said...

Arroz de polvo?
Mas que malandrice ... è meia noite e 50 minutos.
Fiz o jantar, porque a filha e o genro me pediram ... faço um arroz de tomate, com quase 800 g de tomate, e tr~es enormes cebolas, cortadas à torres, isto é, sem paciência, meio picada, meio cortada.
levou bróculos, dos roxos, não dos de viveiro ... fica malandro como eu.
Leva ainda uns alhitos bem picados e umas 4 ou 5 folhas de louro, que depois retiro.
Se lhe juntasse o polvo ... lá se ia a dieta.
Tenho uma cunhada, solteira, com mais 10 ou 11, que eu, (não quilos), que há noite só toma chá e não sei quê.
Hoje fui buscá-la e matou a fome.
Só queria comer arroz, as pataniscas que a minha mulher faz, (EU NÃO SEI !!!, ficam pão frito com bacalhau, cebola e salsa), se não mando o pessoal comer, ando toda a semana a pão e laranjas, quer dizer ... a pataniscas e arroz de tomate.

Gosto, (que me enrosco - parece-me que houve algo parecido, no teatro, salvo erro), de polvo, só não o como cru ...
Aqui no restaurante paterno, a filharada, agora só a filha, que o filho, perdi-o, foi para Inglaterra trabalhar - é dentista!, só com batata assada a murro e á lagareiro, com azeite e alho fervidos.

Também sou um pouco desbragado nas medidas ...
O que sobra, congelo e não tenho pejo em comer diversos dias seguidos.
A minha mulher esfrega as mãos de contente, porque lhe poupa trabalho e à noite, não chovendo, podemos ir namorar até ao café que mais gosto ... fica a 20 minutos, pois os outros são perto demais!
A velhice é assim ...
Falo em velhice, mas ainda hoje dei uma corrida e "cacei" um "rouba-carteiras" a velhotas.
Teve um azar dos diabos, pois apercebi-me do que ia a suceder e quando atravessei a rua, já ia em movimento.
Nem teve tempo de dizer ai e a minha mulher pensou que me tinha dado qualquer maluqueira, pois não sou muito bem certo a bater as horas.
Entra a chegada da polícia e resolver o assunto, foram mais de três horas e tenho a certeza que amanhã vou passar pelo indivídua a "pregar" a religião dele.

Já me precavi e levo numa bolsa, à cinta, os "documentos" necessários para o acalmar, se for caso disso.
Mas voltando ao polvo, se vê que se pode estragar ... pode enviá-lo que eu "congelo-o".

Bom começo de semana!

25/2/08 01:08  
Blogger Fatyly said...

Xistosa
também não me importo de andar a comer a mesma coisa durante uns dias, mas prezo o equilibrio de "uma boa alimentação", ou seja...fico farta e depois não como. Também não sou dada a chá e torradas, como de duas em duas horas e às refeições pareço um pisco:) Adoro polvo e também da forma que falas com batatas a murro.
Felizmente nunca fiz dietas, excepto a que está agora em curso: deixar de fumar. Tenho conseguido mas não canto vitórias:)
O que mais me custa é ter de fazer mas comprar? é tudo tão rasca. Quando almoço fora, normalmente trago metade porque não consigo comer a dose toda:) e fica para o jantar:)

Fazes bem em andar e namorar, mas todo o cuidado é pouco com esses carteiristas porque a maioria trabalha com mais dois ou três, mas fizeste bem, eu também o faria e por vezes tenho medo das minhas reacções. Enfim.

Pois é...os filhos partem...mas já fizémos o mesmo.

Uma boa segunda feira e beijinhos ao pessoal

25/2/08 08:35  
Blogger wind said...

Ó Fatyly podias-te lembrar de mim que adoro arroz de polvo.lololol:)))
Beijocas*

25/2/08 11:48  
Blogger Carla said...

qual quê...que pena não viveres aqui perto, adoro arroz de polvo?
beijos e boa semana

25/2/08 12:29  
Blogger claras said...

eu também gosto muito de arroz de polvo.
Gostei muito, destes teus dois posts.
Deves ser uma pessoa muito alegre, com saudades, mas alegre

25/2/08 16:44  
Blogger Fatyly said...

Wind e Carla e Roxanne
não sabia, mas quem sabe se um dia não faremos um piquenique e leve um super tachão:)

Roxanne
Felizmente sou uma saudosista saudável, não como pessoas que eu conheço que só vivem no e do passado.
Sou muito optimista e alegre, mas também tenho dias de telha, ou melhor telhado que dá forte mas passa rápido e o que me dá maior prazer é rir de mim própria porque faço e acontecem-me coisas que só visto:)

Beijocas e obrigado

25/2/08 18:59  
Blogger Odele Souza said...

Fatyly,
Para ser bem franca nunca experimentei arroz com polvo.Mas imagino que deve ser gostoso e pelo que você descreve até fico com vontade.

Xistosa, os homens quando decidem cozinhar, quase sempre dão um show. Cozinham muito bem. Sorte de sua mulher.

Abraços.

26/2/08 01:49  
Blogger Fatyly said...

Odele
O meu pai gostava muito e na noite de natal os três, ele, eu e a minha filha mais nova era o que comíamos já que não gostamos de bacalhau:)

Conheço vários homens que cozinham muito bem e como dizes e bem - sorte da sua mulher - e um exemplo disso é o meu genro, marido da minha mais nova. O da mais velha é um desastre na cozinha mas ajuda noutras coisas como tratar das filhas, estender roupa etc, etc. o que já é muito bom:)

Beijocas

Beijocas

26/2/08 08:54  
Blogger Carla said...

fatyly
um pic nic...adoro, quem sabe o futuro não nos reune num espaço aberto cheio de verde e com pessoal tão louco como nós
beijinhos

26/2/08 12:42  
Blogger inespimentel said...

Gosto imenso de arroz de polvo, aqui no sul é muito comum e eu já o sei fazer bem bom... tenho o problema das quantidades, como já cozinhei para autênticos "enfardadores" se me distraio faço comida para um batalhâo... depois são as caixas e as caixinhas com os restos e os restinhos...
ÉS uma mulher cheia de energia e com um olhar bem aberto sobre os outros, deves ser em muitos momentos o anjo da guarda com que se pode contar!
Bom haver gente como tu

26/2/08 13:51  
Blogger peciscas said...

Não és parva nem taralhoca.
Tens é um imenso coração.
E o que te vale é mesmo não morares por aqui perto pois quando me cheirasse a arroz de polvo, lá me tinhas à porta...

26/2/08 18:55  
Blogger Fatyly said...

Carla
Tenho tantas saudades de fazer um pic nic:) e nunca se sabe né?

Inês
O mal está aí, foram anos a criar enfardores e por vezes esqueço-me:)
Felizmente até hoje não me faltou energia e esse olhar sobre os outros aprende-se todos os dias e se pensarem bem qualquer um poderá ser...mas custa deixar o sofá das mordomias:)

Peciscas
Obrigada e fizeste-me sorrir, porque isso acontece sempre que faço muamba ou caril, o cheiro chega longe e lá aparecem os cravas:)

Beijocas e obrigado

26/2/08 21:50  
Anonymous Anónimo said...

Ohhhhhhh...vocês não se esqueçam de mim para o pic-nic..ouviram??? hahahahaha

Olha bó linda..fizeste-me lembrar a minha mãe...que às vezes também me liga e diz.."Ai...fiz tanta comida..se tivesses aqui mais perto!":(
Nunca se habitua à minha ausência...e acho que nunca se vai habituar!!

Tu és o máximo..sabias????
Eu adoro arroz de polvo...e não é que enjoei no início da gravidez?? Vá-se lá perceber! Mas agora já como..como tudo aliás!!! hihihihi

Um beijinho grande bó linda!
Cleo

27/2/08 00:57  
Blogger xistosa, josé torres said...

Sexta feira ao almoço, há paella mista, em Caminha.
No sábado é em Peso - Melgaço, mas ao fim do dia, porque necessito de tempo para comprar e preparar tudo.
Em Peso, somos 19 ou 20, porque a paella não dá para mais ninguém.

Em Caminha, somos 11.

Se sobrar algo, coloco-o no inséte.

Mas desta vez vou fotografar ... talvez consiga colocar as fotos.

Bom fim de semana.

28/2/08 02:29  

Enviar um comentário

<< Home