segunda-feira, abril 28, 2008

Londres

A minha reportagem memorial sobre Londres.

Cinco dias, que felizmente em termos de transportes aeroportuários perdeu-se pouco tempo e como não podia deixar de ser eu apitava no "controlo" e como calculam gozada até dizer chega.
Começo por vos dizer que os ingleses, por andei, passeei, comi e diverti-me foram do mais correcto possível. Até com os simples transeuntes onde a língua mais falada era a gestual e nunca fui enganada.
Londres é enorme e logo no dia da chegada, antes e depois do jantar demos um passeio nocturno de duas horas de autocarro e uma paragem num típico Pub Londrino.Esta mesma volta também foi feita de dia.
Deu-me uma ideia sobre uma cidade bonita, cuja arquitectura antiga é preservada e misturada com a mais actualizada não havendo o "choque aberrante" como acontece em Lisboa. O Hyde Park e todos os parques e jardins são do mais belo, onde podemos andar na relva, saborear os mais diversos bancos de jardins e surpreendidos pelos esquilos irrequietos e astutos.
Ao contrário do que li e ouvia, é uma cidade limpa apesar da retirada dos "caixotes e papeleiras da rua" por motivos de segurança. Tudo é ordenado e cumprido à risca. Actualmente existem apenas "quatro milhões" de câmaras de vigilância! As águas do Tamisa são tratadas seis vezes antes de chegarem ao mar. No mesmo dia pode fazer sol, frio, muito frio, chover ou enublar e os ingleses andam vestidos como uma "cebola" despindo-se e vestindo-se conforme o tempo.
Não vi nas ruas "cães a passearem os donos" daí a inexistência dos "pudins", de beatas de cigarros (multa de 85 libras), estas deverão ser deitadas nas sarjetas ou recipientes próprios existentes por todo o lado, o lixo doméstico bem fechado em sacos e recolhidos a toda a hora por pequenos carros camarários, a total inexistência de automóveis particulares, já que durante a semana só circulam apenas transportes públicos e pequenas carrinhas comerciais. É permitido sábado à tarde ou domingo, mas continuam a haver poucos porque o povo vai curtir desporto, campo e beira rio. Carros simples e comuns, mas muito abaixo dos "carrões que se pavoneiam por cá", já que é raro ver um top-gama!
É um serpenteado de ruas estreitas, condução à esquerda, respeita-se ao máximo os(as) ciclistas que vão para os seus empregos todos enfarpelados para não falar da velocidade e afins. Não ouvi uma buzina nem o autoritarismo absurdo como o do português sobre quem muda de faixa, ou terá que fazer uma manobra, mas sim o maior civismo e respeito, esperando sem desesperar. A vida é bastante cara mas também o salário mínimo é elevado e segundo o que nos foi dito as "ajudas estatais" são as mais diversas. Em termos de cuidados de saúde, nem dá para falar! O comércio abre às nove da manhã e encerra às 17,30h ou 18h. Há uma avenida principal de seis quilómetros (não me recordo o nome) que passa pelo Picadilly e Regent Streets, onde o comércio fecha às 20 ou 21h.
Visitei a Torre de Londres, Big Ben e as jóias da coroa com os famosos Beefeaters, zelosos guardiões da história inglesa, mas como para mim as jóias são mortas apaixonei-me pelos corvos (gargalhadas).O Museu Britânico e outros como um dos vários da música, o Castelo de Windsor e um dos vários colégios universitários de Oxford.
Vi onde é feita a regata mais famosa e que há um mês acompanhei pela televisão - Oxford / Cambridge e tinha uma ideia diferente porque sempre me pareceu que naquela zona a extensão o rio Tamisa era bem mais larga. Como é óbvio adorei!
Outros locais como Regent Streets, Kninghtbridge Rd. ou o Picadilly, a nova estação ferroviária de onde parte e chega o comboio de Paris e converge o metro (não me recorda o nome) etc, etc.!
Só vi de longe o Palácio de Buckingham porque estava vedado pela polícia, já que ocorreria até hoje, algo com o governo canadiano e dinamarquês.
Enfim, tudo isto absorvi pelo que fui ouvindo e sobretudo visualizando porque devo ter feito uns oitenta quilómetros a pé!
Finalmente e ontem de manhã fui ver com mais quatro colegas o famoso museu da Madame Tusseauds. Segundo dizem as figuras têm exactamente a altura e largura dos personagens separadas por categorias: realeza, história, política, desporto, música, banda desenhada, etc. Eu parecia uma miúda espantada perante algo que prende a atenção e às tantas choquei com um homem que tirava uma fotografia, a quem pedi desculpa...pois é...estátua não fala, mas desatei a rir fazendo rir quem viu a figura que fiz!
Cada foto que tiram são 7 libras, fora de questão, mas a minha amiga tinha máquina e como não podia deixar de ser tirei: com a Diana, com a Rainha e marido, com o Lance Amstrong, Ayrton de Sena, Freddie Mercury, Robbie Williams, Bob Marlen e outros.
Também tirei uma com aquele "charmoso" (?) que faz a publicidade à máquina de café expresso e sentada ao lado dele a jogar às cartas...né? pois é!
E o Mourinho? perfeito...e o preferido de muitos que por ele passavam!
Só não gostei, embora tivessem dito ao senhor que eu tinha medo e sinceramente apavorou-me a "Câmara dos horrores". Tudo em fila indiana e agarrei-me ao capucho da minha colega e dei a mão à outra que vinha atrás de mim e aquela porra nunca mais acabava. Elas gargalhavam e eu helppppppppppp me e mal me apanhei com "ar puro e luz" ufaaaaaaaaa!!!!

Adorei Londres e o meu "sonho" era tal e qual. Uma etapa que jamais esquecerei.
Quando eu tiver as fotos mostrarei algumas para verem a figura que fiz e a alegria estampada no meu rosto!

Mas...dou-me por muito feliz viver em Portugal!

16 Comments:

Blogger wind said...

Ainda bem que gostaste e tudo correu bem:)
Principalmente que tenhas realizado um sonho:)
Beijocas

28/4/08 16:48  
Anonymous Anónimo said...

Ah Londres... A minha segunda cidade preferida! Sabias?

Beijinho

28/4/08 22:15  
Blogger mfc said...

Vamos ver então essas fotos "very british"!

28/4/08 22:35  
Anonymous Anónimo said...

Bó linda!!!!
Voltaste!!:)
Tive saudades tuas..que julgas!!hihihihihihi
Adorei saber que te divertiste muito..pois bem mereces!!!:)
Sabes..eu também adoro o nosso Portugal pequenino à beira mar plantado...mas é sempre tão bom conhecer outras culturas e outros lugares!!:)
Fico à espera das fotos..tá???
Com o Mourinho então!!! Bemmmm...hahahahahaha
Beijossssss..muitos muitos!
Cleo

29/4/08 13:18  
Blogger Odele Souza said...

Que delícia este relato de tua viagem Fatyly. Olha que sou capaz de imprimir teu post para ter como referência quando um dia eu for a Londres - sim, porque sonhar é preciso.

Sempre achei que os viajantes devem ter idade, conhecimentos e curiosidade suficientes para poder aproveitar uma viagem. Deliciar-se com a cultura local, encantar-se com a arquitetura, mostrar interesse pela história do lugar.
Estás no ponto Fatyly, pronta para aproveitar uma viagem como esta que fizeste. Fico contente por ti, acredita. E de quebra, tu ainda nos transmite essa rica experiência da qual certamente não te esquecerás.

Um beijo.

PS. Gostaria de receber uma visita tua no meu blog Oficina de Palavras
e ter um comentário teu, se podes claro, nos dois últimos posts.

29/4/08 17:43  
Blogger Carla said...

Amiga
passei para ver os resultados da tua viagem a uma das minhas cidades preferidas...feliz por tudo ter corrido bem e pelo teu sonho corresponder à realidade
deixo-te um beijo doce

29/4/08 20:56  
Blogger Fatyly said...

Wind
gostei muito e ainda mais por ter realizado o sonho já de menina e moça:)

lg
não sabia, mas olha que tens bom gosto porque de facto é uma cidade linda, ordenada e limpa. Também gostei muito de Paris, mas Londres é Londres e mais nada:)

mfc
ainda não as tenho, mas vamos a ver se não sairam "very portuguesas":)

Cléo
Ainda não fui aos vossos blogues e acredito nessas "saudades", mas tenho vindo aqui aos bocados, já que para além do cansaço londrino:), estou nos preparativos habituais, encher a geleira de comida, porque de sábado a quinta, vou entrar de serviço de rectaguarda às netas e genro, já que a filha vai a um congresso aos States. Tudo porque a comida da sogra e da avó é muito boa:) e realmente ele faz tudo, mas tudo em parcearia com a minha filha, agora cozinhar? é um desastre. Claro que se eu não estivesse tinham que se virar, mas estou e faço com muito gosto e carinho. A minha mãe também deu-me férias e foi com o meu irmão para casa dele lolll

Mourinho??????????? está tal e qual, é charmoso sim senhora, mas não tirei uma foto com ele!!!!

Odele
Podes fazer e é isso amiga, eu sonhava ir a Londres, demorou mas não tardou:)
Não tenho agora em mente nenhum outro país, talvez conhecer melhor Portugal, já que fazem várias excursões de um ou dois dias ao longo do ano. O ano passado fui a duas cidades e este ano já não posso esticar mais a bolsa:)
Sinceramente, e não sei bem porquê, perdi o interesse de voltar a ver a minha terra, talvez por saber que iria encontrar um país semi-renovado e já sem o que deixei! É estranho o que sinto e não sei explicar melhor!
Não gosto muito de viajar, embora se pudesse trocaria o carro pelo avião.

Já fui ao teu novo blogue e respondi:)

Carla
Tens bom gosto...e adorei!!!

Beijos e obrigado pelo vosso apoio

29/4/08 21:27  
Anonymous Anónimo said...

Mãezona, não resisto. Termos estado a matar saudades ao telefone, ouvir-te contar desse sonho, rir-me a bom rir com as tuas peripécias (eu bem digo que tenho a quem sair...rsss) e depois, chegar aqui e voltar a "ouvir-te" é uma coisa que não te explico!...
Era o teu sonho, Mãezona, agora, já é mais uma das tuas realidades, já viste?

Estou super feliz por ti e ctg, meu Amor!

Sabes que te adoro e que tudo o que contas me faz tão bem, tão bem!

Bigada por teres pensado em ti!
Já era mais do que merecido, gozares o prazer de realizar mais um sonho tão belo!

Não vou dizer nada, por enquanto, mas, vai pensando, que te vou ajudar a realizar outro sonho :-)
Água de coco, é a pista...rsss...e não te digo "mai nadjica dji nada!"
Da tua Fiota que te ama e das tuas netas, milhões de beijos,
Cris, João e Rita ***

29/4/08 22:51  
Blogger Fábula said...

sim, sim, queremos fotos deste teu momento célebre! =)

1/5/08 12:03  
Anonymous Anónimo said...

Transborda alegria, esta descrição do teu sonho realizado.

e é tão bom realizar sonhos.

Mas dava dinheiro para te ver a pedir desculpa à estátua de cera.


Beijo

1/5/08 12:42  
Blogger Fatyly said...

Cris
Obrigado linda e foi bom ouvir-te:)

Marta
é de facto tão bom. Que cena hem? gargalhadas

Beijocas

2/5/08 07:16  
Blogger Paula Raposo said...

Gostei muito da tua reportagem!! Beijos.

2/5/08 14:36  
Blogger Fatyly said...

Paula
Obrigado:)**

2/5/08 18:15  
Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

Com que então em hollidays! E logo Londres, que é aquela confusão deliciosa, a começar pelo aeroporto. Eu só viveria ali para os lados de Chelsea, a very quite place. Adoro e detesto Londres. Mas visitar Londres tb era um sonho. E é uma cidade impressionante!

kisses ;)

3/5/08 03:51  
Blogger carva55 said...

Olá Fatyly. Amiga, gostei de saber da concretização deste teu sonho. Espero que te tenhas divertido muito. Sabes uma coisa ? Ao ler , tornei atrás no tempo , trinta anos ! Aos meus tempos de jovem marinheiro. Também eu nessa altura pisei Inglaterra e visitei vários lugares. Obrigado por este retorno que involuntariamente e indirectamente me causaste.
Um beijo
Carva55

3/5/08 19:27  
Blogger Fatyly said...

mrf
Não achei confusão no aeroporto porque há civismo e tudo explicado ao pormenor. Calculo que deva ser com atrasos ou até greves, mas também há espaço e milhares de cadeiras:))))))

Hoje não conseguiria dizer onde viveria, mas não me importava de fazer parte de uma das 120 familias (beefeaters) que vivem na Torre de Londres eh eh eh

Carva
amigaço eu só fui mesmo a Londres e Oxford, mas adorei e diverti-me imenso.

Beijocas

6/5/08 22:20  

Enviar um comentário

<< Home