terça-feira, abril 29, 2008

Planta-dos-mudos













(foto do google)



Eu adoro flores e plantas, embora tenha mais paciência para as plantas grandes e flores que nascem nos campos. Sempre se deram muito bem comigo e planta pequena, sabe-se lá porquê quando arranjo, envaso, etc. elas crescem, crescem, crescem!
Quando trabalhava, os advogados(as) tinham nos seus gabinetes algumas plantas que traziam. Na nossa sala também lá pusemos algumas e eu como almoçava lá dentro o que levava de casa, no tempo que restava tratava delas.
Recordo que um dos advogados um dia trouxe uma planta pequenina e pobre coitada quase morta. Na minha terra chamam "a planta dos mudos", coincidente com a a atitude de muitos perante o mau feitio que lhe era reconhecido. Não faço a mínima ideia onde é que ele a arranjou, trouxe terra e um vaso maior e pediu-me para eu "lhe dar o calor da minha terra vermelha", ou seja a testar-me para ver se eu pagaria da mesma forma como ele nos tratava, né? Se ele tinha "escola" eu já tinha "universidade" (gargalhadas). Assim foi, mas disse-lhe: Dr. o senhor sabe que as plantas gostam de alegria, simpatia, respeito e carinho? Eu faço com muito gosto, como faço a todas as outras plantas e flores, mas o senhor tem que colaborar para bem da pobrezinha e do pessoal que o atura. Faça um esforço e verá que ela vai sobreviver. Ainda recordo a gargalhada que ele deu, como a dizer: vai, vai!!!
Só sei que a danada arrebitou, rebentou por tudo que era ponta e do vaso passou para um vasão e quando me vim embora deixei-a ficar num super vaso. Quem trabalhava com ele até me disse: oh mulheri que fizeste ao X que ele mudou por completo? Euuu? nadica de nada, quem o mudou foi "a planta dos mudos"!
Eu mudei a planta e esta mudou aquele rapaz.
Há tempos fui lá visitar o pessoal que ainda ficou. Fui ao gabinete cumprimentá-lo e fiquei pasma...porque a planta, já não é planta, mais parece um enorme arbusto para gaúdio do pessoal.

(a seiva desta planta é bastante perigosa, nunca provei, mas dizem que provoca lesões graves na boca quando não tratadas a tempo! Tive uma e foi a única que o meu gato não tocou, já que tinha por hábito dar uma dentada quando eu trazia uma planta ou flor)

11 Comments:

Blogger wind said...

Eu tenho uma e é de facto perigosa, não se deve deixar os animais tocarem.
Tens uma coisa para ti no webclub:)
Beijocas

29/4/08 21:38  
Blogger mfc said...

Precisava de por uma cá num sitiozinho que cá sei!

29/4/08 21:59  
Blogger peciscas said...

Deliciosa a tua história.
E, não há dúvida de que deste uma boa lição ao homem.
Quem gosta e sabe tratar de plantas terá mesmo de ser um pessoa bonita.Aqui, mais uma vez se comprova...
A minha mãe, gostava muito de plantas, tratava delas com amor, conversava com elas. Dizia que elas precisavam de conviver, para crescerem mais fortes.
E a minha mãe era, também, uma pessoa muito bonita...

30/4/08 18:31  
Blogger Odele Souza said...

Fatyly,
Esta história também deixada por você lá no meu Oficina, é muito legal e divertida. Você tem uma forma de contar as coisas que enriquecem a narração, prende-nos a atenção.

Quanto ao nome "Planta-dos-mudos", eu nunca tinha visto. Mas esta aí eu conheço como "Comigo-Ninguém-Pode". É o nome dela aqui no Brasil e por ser venenosa, é evitada em casas que tem crianças.
Eu tive uma dessas no meu outro apartamento, mas a deixava na varanda, num cantinho longe das crianças. Mas me preocupava e acabei por sumir com ela de lá e nunca mais quis saber de ter uma. Não vale a pena correr o risco.

Um beijo.
Obrigada por sua visita lá na minha Oficina. Foi bom te ver por lá e ainda mais com o comentário deixado. Adorei.

30/4/08 22:14  
Blogger Odele Souza said...

Ah! ah! ah!
Voltei porque você escreveu lá no meu Oficinas que no Brasil essa planta venenosa teria outro nome e disse:

"Julgo que no Brasil tem outro nome, acho que é "não me provoques" ou algo parecido:)

Bem, "Não me Provoques" ou "Comigo Ninguem Pode" são igualmente nomes como a dizer: - "Sou perigosa, fiquem longe de mim!"

Um beijo querida.

30/4/08 23:37  
Blogger xistosa, josé torres said...

Não li o post anterior, mas vou voltar ...
Vou a Braga ainda agora, são 30 minutos e volto ... mas para outras paragens na horizontal, que o corpo também pede descanço a quem nada faz.
Só par dizer que não planta que me repudie.
Até tenho um ananaseiro, com cerca de 35 cm de altura, no quintal, onde passou o inverno, protegido por mim.
Também um caroço de manga, 8 caroços de anona e alguns de groselhas, estão em recipientes, mas abrigados, dentro de casa.

Não há semente que não germine aqui por estes lados ... depois é que é pior se o inverno for rigoroso.
A manga é para aí a quinta tentativa.
Depois de estar crescida fica fora de casa.
Têm morrido.
Mas a que durou cerca de 4 anos, já tinha mais de 1 metro de alturo.
Foi há uns anos num inverno pouco chuvoso e como não a reguei ...

Voltarei.

1/5/08 02:24  
Blogger Fatyly said...

Wind
Eu já tive mas morreu e o certo é que o meu gato cheirou e pernas para que te quero:)

mfc
tens um remédio mais eficaz para esse "sitiozinho", pensando no que estou a pensar:) e verás que o vadiola não irá marcar o território.

Peciscas
Dei sim senhora e assim é que se deve proceder, bem como ao longo da minha vida recebi lições de tanta gente.
Obrigado pelo teu elogio, mas já tive plantas que cresceram de tal forma que deias para alguns jardins. Agora tenho apenas duas e as restantes estão no quintal da minha filha e como adoro ir até lá e besuntar as mãos na terra e tratar de plantas e flores. Cavar não, mas sachar e podar sim:)

Odele
É isso mesmo "comigo-ninguém-pode" e em Angola faziam-se cercas com essas plantas para os animais não entrarem. Felizmente nunca nenhuma criança foi afectada, mas mais vale prevenir do que remediar.

Xistosa
acredito e com a manga, por acaso deixas secar quase totalmente o caroço antes de a plantares? Agora é época de o fazer. Comes a manga, põe ao sol o caroço e quando estiver seco enterra-o na horizontal mas no terreno. A que tinhas morreu por ter pouca água???, mas ela não quer muita água. Nada como tentar de novo e boa sorte:)

Beijos a todos e obrigado

1/5/08 08:53  
Anonymous Anónimo said...

Uma história linda!
Como tu, que espalhas alegria e amor, por todo o lado.

Por cá, penso que sabes, às pessoas que como tu, fazem todas as plantas pegar e lindas ficar, diz-se que têm "mão verde".
Tu além da mão , tens também coração verde.


Beijo grande

1/5/08 12:35  
Blogger Fatyly said...

Marta
Obrigado e não sabia desse termo "mão verde", mas gostei:)

Beijocas

2/5/08 07:17  
Blogger xistosa, josé torres said...

O caroço, mal se acaba de comer a manga vai logo para a terra.
Se secar demora mais a germinar.
Já tinha reparado que não quer muita água.

Matei a fome delas, em Angola.
Eram pequenas mas aromáticas e saborosas.
Comi quilos e quilos delas.

4/5/08 06:56  
Blogger Fatyly said...

Xistosa
Eu ainda como mas foram as mangas, as goiabas, as maçãs da india, os cajus, as nesperas etc...que teimosamente nasciam que mataram a fome a muitos e muitos.

Hoje como de vez em quando e nem de longe, nem de perto possuem "o sabor e aroma" das que apanhávamos directamente das árvores.

Sim requer muito pouca água, mas em terreno aberto e durante o inverno é díficil mantê-la com menos:)

Beijos rapaz

4/5/08 08:11  

Enviar um comentário

<< Home