quarta-feira, novembro 21, 2007

Portugal é um País Deprimido!

A Notícia: (...)O Público apurou que o jovem terá confidenciado, a uma amiga de Gaia, que se sentia deprimido e que estaria mesmo a pensar suicidar-se, juntamente com um outro jovem. A colega terá contado à mãe, que por sua vez, comunicou o caso à PSP de Aveiro.



suicídio colectivo - Publicada por bagaco amarelo

Portugal é um país deprimido. As centenas de lcds e plasmas a funcionar, uns ao lado dos outros nos hipermercados, criando um ambiente de cor e festa, já não funcionam como uma força catalisadora do astral nacional. Aliás, nem os anúncios de crédito fácil para comprar um desses televisores funcionam. Aliás, nesses ecrãs, também já não funciona nada: nem os golos da selecção nacional no canal público, nem os seios dançarinos da Floribella num canal privado, nem o sorriso de plástico dos candidatos a um casamento de sonho noutro canal privado.
O problema é que tirando esses ecrãs, o crédito concedido por uma banca imoral, a selecção nacional e mais três ou quatro programas que mascaram mal esta depressão nacional colectiva, não sobra nada a que o português médio se possa agarrar.
Diz o Diário de Aveiro que esta semana, em Vale de Cambra, a psp conseguiu evitar um suicídio colectivo de adolescentes, e que o facto apanhou toda a comunidade local de surpresa. Eu digo que só uma comunidade deprimida é que não se apercebe que os seus adolescentes andam deprimidos.
É demasiado fácil pôr a maior parte da culpa nos governantes, mas também é verdade que é fácil porque é óbvio.
Os políticos esqueceram-se há muito tempo que o Homem vive do pão, mas agora até se esqueceram que nem só de pão vive o Homem.
Também vive da esperança, e nem essa eles conseguem acordar.

14 Comments:

Blogger Lúcia said...

obrigada Fatyly :).
agradecimentos públicos na chafarica.
és um amor.
um beijo grande

21/11/07 16:07  
Blogger Lúcia said...

obrigada Fatyly :).
agradecimentos públicos na chafarica.
és um amor.
um beijo grande

21/11/07 16:07  
Blogger Lúcia said...

2 vezes???????????????????

21/11/07 16:07  
Blogger Toze said...

Um País que nada oferece, obrigatoriamente é um País deprimido !

(tenho dito)

21/11/07 16:50  
Blogger ivamarle said...

e a porra da depressão por vezes até parece que já não existe, mas os momentos em que tal acontece são tão breves que nem damos por eles...
(desculpa lá, mas ando deprimida...)

21/11/07 21:14  
Blogger ivamarle said...

adorei a tua prenda e o cartão; só mesmo tu para teres gestos destes, mulher...um enorme OBRIGADA e muitos e muitos beijinhos, não sei como retribuir...

21/11/07 21:15  
Blogger Mad said...

Pelo que li no link, não me parece que tenha sido depressão, e sim sugestão induzida pelo tal site.

21/11/07 21:22  
Blogger Fábula said...

pá, esta notícia deprime-me! ;)

21/11/07 21:34  
Blogger Fatyly said...

Lúcia
já lá fui e roubei a foto:)

Tozé
Se o país não oferece, oferecemos nós porque um povo unido jamais será vencido. Baixar os braços e a resignação é as piores atitudes.

Ivamarle
Sabes muito bem que a depressão, além da preciosa ajuda médica, só nós próprios num trabalho árduo é que a venceremos.
Obrigado eu e pelo menos num simples gesto fiz-te sorrir e pensar. Retribuir? sim...vai ao teu blogue e põe lá alguma coisita, porque enquanto fazes são mais uns minutinhos a lutar contra a letargia instalada.
Gostaria de dar a mais pessoas mas não quiz abusar do "generoso carteiro":)

Mad
segundo os telejornais, de facto os jovens, ou mais concretamente o jovem andava muito deprimido, a tal fase do armário pelo qual todos passamos, mas que nem todos se isolam na net em maluqueiras como esta. Os pais deverão estar atentos à referida fase e não deixar por mãos alheias, o que lhes compete verificar.

Sempre achei o povo português muito cinzento e agora parece mais virado para o escuro e eu continuo a malhar no vermelho porque acredito que atravessamos uma fase igual ou parecida a várias por que já passei.

Pôxa minha gente, há trabalho, não há emprego, há impostos a mais, reduzam as despesas, há isto e aquilo e não se pode ter um plasma de 120cms tem-se uma tv farrunca, o pópo fica mais vezes parado porque faz bem andar a pé...êta caramba povão mais manhêeeeeeeeeee mi acuda:)

21/11/07 21:50  
Blogger Fatyly said...

Fábula
há verdades que nos deprimem mas será sempre bom saber para estarmos atentos.

Beijocas a todos

21/11/07 21:51  
Blogger Zé Maria said...

Vim só agradecer o seu simpático comentário no Arrumário. Sabe, já andamos outra vez nos ensaios. O Catarina é de facto formidável!
Presumo que seja a avó Leonor.
Um beijinho.
Zé Maria

21/11/07 23:36  
Anonymous Anónimo said...

Fatyly,
É o País todo que está deprimido sem perspectivas de futuro.
Nada é certo, não há estabilidade em nada!
Há um "clima" pesado por todo o lado, em todas as empresas e serviços públicos.
Como explicar de outro modo que no último fim de semana alargado voos, hotéis, etc, apesar do sobreendividamento geral, tudo ou quase foi esgotado?
Vive-se hoje, agora, amanhã logo se verá!...

22/11/07 02:04  
Anonymous Anónimo said...

No sólo Portugal, el mundo entero ahora busca más espiritualidad por lo mismo, los seres están estresados y deprimidos.

Felicidades para tí!

Besitos amistosos desde Colombia!

22/11/07 03:26  
Blogger Fatyly said...

Zé Maria
Prazer em ter-te por aqui:)
Sou a avó Fatyly a mãe do Gato Secretário, ou Lobinho ou melhor da princesa e claro que sei que já andam nos ensaios mas o papel deste ano não vou aqui denunciar eh eh. Uma equipe teatral que dá gosto ver e irei lá estar com toda a certeza com as duas pimpolhas. Vai ser lindo, vai:)

Xico
Precisamente o que eu não entendo como é possível viver dessa forma em que para muitos os valores se inverteram e claro que não tenho inveja nenhuma de quem viaje, mas e depois? Como nas férias do Verão penhorado o subsidio de natal e nas férias do natal penhoram já o do próximo ano? Que exemplo de poupança se dá? Eu conheço quem se lamenta e depois andam num status nunca visto.
Eu também vivo um dia de cada vez, mas recebida a reforma faço contas, pago o inevitável, e tento que o restante chegue até ao fim do mês porque prefiro que nada me falte à mesa do que uma estonteante viagem.

Lully
De facto assim é e também é verdade que os governantes esquecem-se do povo quando estão no poleiro mas quem sobe muito rápido mais depressa será o tombo. Felizmente não estou stressada nem deprimida e tento que à minha volta olhem o mundo de outra forma, porque adianta andarmos nesse estado? quem beneficia? as indústrias farmacêuticas e o próprio estado:)
Força Colombia ena de tão longe:)

Beijos a todos e obrigado

22/11/07 08:25  

Enviar um comentário

<< Home