quarta-feira, março 05, 2008

Saudades no imaginário de uma criança...












Fui levar as netas à escola. Com os pais levam sempre uma caixinha com estrelitas que vão comendo pelo caminho. Por vezes pegam-se porque a que acabou primeiro quer comer a da outra. O carro deles é espaçoso e quando saio com eles vou no meio delas. No meu é impossível e as cadeiras ocupam todo o banco traseiro.
É sempre uma festa mas comigo não fazem farinha e o que eu digo é lei.
Vamos meninas? Hoje a avó leva as estrelitas e quando chegarmos então podem comer, porque não gosto que o façam no carro e como ainda é muito cedo, a avó vai dar uma volta maior, mas nada de gritos nem guerras. Ok?
porque não podemos comer as estrelitas? Não queres o carro sujo?
Não linda, a avó tem medo que se possam engasgar e depois tenho que parar de repente. No carro, podemos falar, cantar mas devemos ir sossegadas.
eu porto-me sempre bem, a mana é que às vezes agarra-me o braço para tirar as estrelitas e eu grito!
Ora vês é para evitar isso que só vos dou quando chegarmos.
tens medo? é por seres um "bocadinho, só um bocadinho velhinha"?
Claro que sim e por ser um bocadinho velhinha é que não admito birras nem desobediências. Amo-vos muito, sabiam?
Simmmm ..."ximmmm"...
vai mais devagar para eu ver os passarinhos e as árvores.
Fui de forma a verem a paisagem e a queimar tempo e gasolina.
Felizes porque as levei e ainda mais felizes ficaram porque seria eu as ir buscar.
Beijos e mais beijos e xau!
Ao fim da tarde fui à sala da mais velha. Com ela colada a mim, sentei-me numa cadeira pequenina a falar com as educadoras para inteirar-me do "dia" e já tinha mais uns três igualmente colados.
Com um ar de senhora e dono do mundo...A é só minha.
Então linda o que é isso? Deixa a X o X e Y estarem aqui, eles também gostam de miminhos.
E virando-se para eles: só um bocadinho porque a é minha e da mana, e porque é "um bocadinho velhinha" não a podem gastar.
Gargalhada geral e ficou registada a observação versus reclamação.
Despedi-me e lá fomos buscar a pitorra.
Super entretida, mas mal me viu, numa chamada de atenção, fez uma beiça do tamanho do mundo, a tentar babar-se tal um pote de mel acabado de ser partido e correu para mim a pedir a famosa ""(chupeta).
Sentei-me com ela ao colo e a mais velha também colada a mim.
Nova abordagem de garotos que igualmente reclamavam "colinho".
"Num quéo, saí daqui" e pimba um pontapé (esta é mais radical e bruta)
O que é isso? pede já desculpa ao X e peguei também no X.
"Decupa" e naquele ninho de pardais lá ouvi as educadoras.
Saímos levando uma em cada mão.
vamos ao parque?
Não linda, está muito vento e frio, vamos para casa que o papá e a mamã depois vão lá buscar-vos.
Para a tua? podemos brincar no quarto da tia? (agora quase vazio mas será sempre o quarto da tia). tenho aqui uma coisa para ti, mas dou-te quando chegarmos a casa.
Para mim? Ai que bom depois quero ver.
Viemos a cantar e como aqui nunca arranjo lugar em hora de ponta, meto o carro na oficina do mecânico que depois arruma-o, acordo previamente estabelecido quando vou buscá-las. Os amigos são para isso!
Depois de entrarmos, vi que a mais velha tirava algo de um saquinho sobre o olhar da mais nova.
ainda não podes olhar, mana tapa daquele lado!
Ok lindas enquanto fazem isso a avó vai preparar a roupa.
Já podes isto é para ti.
Estavam vinte folhinhas alinhadas em dois grupos de dez.
Ai que lindas, mas deves ter estragado um arbusto do jardim.
Não , apanhei-as no chão e são as nossas saudades.
Saudades?
Sim eu tive dez saudades tuas e mana também.
Comovi-me com aquela declaração de amor e beijei-as até dizer chega!
estás a chorar? Os teus olhos até estão mais verdes. Não gostaste?
Claro que gostei muito mas sabes que também há lágrimas de alegria.

Uma bela banhoca, pijama a chover em Londres (como cresceram meu Deus), uma sopinha e depois a entrada directa no mundo mágico do faz de conta.

Colamos numa folha as "saudades" onde ambas escreveram o nome como sabem! (Já está emoldurada)

Foram satisfeitas e ensonadas mas queriam a mesma dose para o dia seguinte...chiça não dá, só mesmo em SOS!

Na agenda já consta que no próximo sábado e domingo irão ficar um bocado comigo!

Quem quiser "colo" esteja à vontade, porque neste coração há espaço para todos!

19 Comments:

Blogger Carla said...

adorei toda essa ternura escrita em folhas colhidas do chão
beijinhos para as três

5/3/08 16:33  
Anonymous Anónimo said...

"Bó tens medo? é por seres um "bocadinho, só um bocadinho velhinha"?" DEMAIS!!!

"Sim Bó eu tive dez saudades tuas e mana também." Não há palavras...

Esta tua neta é um máximo mesmo.Sabias q a Bruna também chama "bó" às avós?lololol Parece q é do nuerte carago.lolololololol
Beijoca Fatyly,nem imaginas as gargalhadas q dei ao ler este post.
JC

5/3/08 18:09  
Blogger wind said...

Tu és linda!:)
Delicio-me com a tua ternura e a tua doçura com que descreves as coisas e que alegria deve ser ter umas netitas assim:)
Toca-me o coração e lá fico eu emocionada.lololol
beijos

5/3/08 19:09  
Anonymous Anónimo said...

É disto que falo Bó linda!!!
Isto é que é a verdadeira Felicidade!:)
Emocionei-me tanto!!!
É que não há mesmo palavras para descrever toda esta ternura!!!

Mil beijinhos para ti e para as tuas netas mais lindas!!!
Cleo

6/3/08 00:30  
Blogger xistosa, josé torres said...

Não sou avô, nem saudades do que nunca fui nem ansiedades ...
Cada casal, escolhe a sua felicidade.
Não destrinço filhos, do genro e da futura nora.
Se não quiserem filhos, não quero netos ...

Eu já vivi ... o que vier é por acréscimo.
Costumo ter cá em casa três "netos", (dois+uma), do vizinho da moradia ao lado.
Desconfio que eu não era tão inteligente como eles, naquelas idades, (8,6 e a miúda, 5).

Ao sábado, ( mãe, está a acabar o mestrado), tocam-me á porta.
Muitas vezes, acabei de me deitar, saído na Net... já não durmo.
Em casa a avó tem que lhes fazer comidas separadas, sem peles e sem espinhas, (isto a grosso modo), aqui, até a pequenita come sardinhas assadas na brasa em cima do pão ...

Será que a partir duma certa idade temos uma mudança brusca de comportamentos ???

Não querem colo ... querem acção e não deixam ninguém descançar ...
Será que se tiver netos, serei assim ???

Serão reminiscências da Branca de Neve e dos 7 anões ???
A vida liliputeana é mágica!
Não se arrependa ... eu também mantenho a disciplina que se pode impôr!

Uma boa semana e que não faltem os, (as) avôs, (ós).

6/3/08 02:24  
Blogger peciscas said...

Deixa-me soltar uma confidência que não será nada honrosa para mim: tenho muita inveja de ti!
Ao ver uma bó tão linda com netinhas tão ternas, a "colar saudades", fico cada vez mais ansioso por ver se chega, também, a minha vez.
Agora, a sério: quando leio estes textos, os olhos humedecem e dou por mim aberto num grande sorriso. Ao mesmo tempo!

6/3/08 18:01  
Blogger Fatyly said...

Carla
Não podias descrever melhor:)

Júlio
a maioria dos garotos chamam "bó" e não são do nuorteeeeeeeee:)
Essa de "um bocadinho velhinha" deve ser por eu ter os cabelos todos brancos e os garotos associam isso aos muito velhinhos. Eu tenho-os desde os meus 28/30 anos. Quando eu ia buscar as minhas filhas ao colégio, alguns colegas diziam...fulana X e Y está ali a tua avó. Ao principio era uma guerra pegada mas depois habituaram-se. Com a neta, os galarotes do colégio dizem que as avós deles têm o cabelo branco, são muito velhinhas e usam bengala. Uma vez ouvi ela a dizer a um deles, como vês a minha Bó ainda não usa bengala, só a Bibó (a minha mãe) e nem aprofundei a questão:) mas ela diz aquilo com o carinho que só visto.

Wind
eu linda? olha que ainda me convenço...e ainda bem que te emocionaste:)))))))))))))

Cléo
Mas não tenhas dúvidas nenhuma, são nos gestos que se encontra a verdadeira felicidade.

Xistosa
Disso não tenhas dúvidas nenhuma: perante os netos temos comportamentos que nunca tivemos com os filhos, porque a idade é outra, temos mais tempo e paciência.
Eu não chego ao ponto de fazer comidas separadas, era o que me faltava, mas se já tinha pavor a espinhas e à casca da maçã...piorei. Elas vão aprendendo, mas tiro as espinhas e nas sardinhas tiram elas. A maçã dou-lhe com casca mas cortada aos bocados. Se entupirem que entupam com os pais, porque eu já tive a minha dose de "sustos" na criação das minhas filhas:)
Sou tolerante, brincalhona e fico de rastos ao fim do dia, mas quando digo Não é Não mesmo!

Peciscas
não sei se tens filhos, mas se os tiveres um dia serás e verás o que descrevi ao Xistosa. Mudamos e por vezes até somos cobrados pelos filhos: oh mãe tu a mim nunca me deixaste fazer ou fizeste isto ou aquilo:))))

Obrigado pela vossa "saudade" sincera.

Beijocas

6/3/08 22:20  
Blogger mfc said...

Fizeste-me sorrir.
Obrigado.

6/3/08 22:29  
Blogger xistosa, josé torres said...

A vida com lizura, lhaneza e verdade é mais fácil de ser vivida.

7/3/08 02:02  
Blogger xistosa, josé torres said...

É pá!!!
"lizura" com "z", já não sei como corrigir.
Talvez seja uma LISURA diferente, mais moderna.
Desculpem a gralha!

7/3/08 02:03  
Blogger Paula Raposo said...

Maravilhoso o teu post! As tuas netinhas são umas queridas, transbordam todas ternura:avó e netas. Adorei. Beijos de um bom fim de semana.

7/3/08 11:55  
Blogger Fatyly said...

mfc
e é tão sorrir:) mas com elas vou à gargalhada:)

xistosa
é de facto muito mais fácil:)

paula raposo
há que aproveitar enquanto são novinhas porque depois de crescidos e se eu ainda for viva lá terão a sua vida e pouco tempo para a avó o que compreendo e aceito perfeitamente. Nòs avós, nós os mais velhotes é que temos que ir preparando o terreno para se nos virmos aflitos e sós recorrer a um lar:)

Obrigado e beijocas

7/3/08 18:46  
Blogger Francis said...

os teus últimos Postes são tão antagónicos. Num, sorrisos; noutro, nem a musica do Fernando Tordo para me alegrar :-)
Um grande Kiss, Kiss!!!

7/3/08 20:29  
Blogger Fatyly said...

Francis
deixa lá rapaz, tem lá calma porque a vida já por si é antagónica...hoje em cima, amanhã em baixo, mas que prevaleça a alegria e vontade de viver.

Um BIG KISS:)

7/3/08 22:59  
Anonymous Anónimo said...

Essa das 20 saudades (10 cada uma das tuas piolhinhas) é de ficar mesmo de olhos marejados de felicidade!

És mesmo bonita, miúda!

E já levei mais uma rabecada da Avó Edu quando viu aqui a tua prenda.
Mandou dizer que eu sou uma filha desnaturada e que ainda vai ser ela que te vai levar a surpresa (linda!)para minha vergonha!

Beijos, minha querida Mãezona.
Adoro-te mais essa prole linda que tens, meu doce.
Olha, o m tlf fixo pifou de vez :-(
Já tenho o outro, mas como ainda n mudei o nr para o meu porque tenho de ir à PT e n tenho tido oportunidade por causa do aproximar do final do trimestre, estou sem telefone pq n sei (n te rias pf) o nº de telefone provisório deste novo! (perdi-o) e também n sei onde raio meti o nº da linha de apoio.
Só meu, já viste?
Nem sabes o que as tuas netas mais velhitas me gozaram!

8/3/08 01:51  
Blogger Fatyly said...

Cris
Chama-se isso "ter o sotão a abarrotar de coisas" (gargalhadas) mas deixa lá filhota tudo tem o seu tempo e verás que encontrarás o caminho certo do telefone:)

É uma prol e peras:))))))))

Beijocas

9/3/08 08:30  
Blogger Odele Souza said...

Querida Fatyly,
Todas as avós deveriam tratar netos e netas com essa mesma ternura.

Pelo que tenho visto, algumas avós/avôs são bastante distante dos netos mas também conheço outros assim como tu que sente e transmite o afeto que têm por seus netos.

Essa é uma relação muito linda avós e netos. Vou gostar quando chegar minha vez e claro, vou me lembrar desta tua relação tão bonita com tuas netas.

Um beijo minha querida.

9/3/08 19:21  
Blogger Fatyly said...

Odele
Sabes Odele de facto a minha relação com as netas é genuína, pura e com muito amor. Mas um dia elas terão a vida delas e se eu ainda for viva compreenderei perfeitamente o afastamento, porque nas costas dos outros eu leio as minhas.
Há de facto avós distantes (a minha avó materna nunca me deixou saudades de tão mázinha que era, mas também com 29 netos ela tinha muito por onde escolher) e quiz o destino que fosse eu, logo aquela de quem ela nunca gostou, fosse a única que a visitava no lar.
A minha mãe tem 11 netos e só 4 é que são netos de verdade e como ela diz...não é preciso irem lá a casa todos os dias, mas há telefone e telemóvel(celular:)) e virem aqui tão perto e não a visitarem é demais...para ela claro!
Tal como os filhos...

Obrigado eu e uma grande beijoca

9/3/08 21:38  
Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

Desfolhei o teu blog com tanto prazer. és uma ternura e não há post em que não se sinta isso. este último é a cereja em cima do bolo.

beijo enorme

21/4/08 18:31  

Enviar um comentário

<< Home