sexta-feira, setembro 28, 2007

BOM FIM DE SEMANA















Atchhhiiiiiimmmmmmmm!!!!

segunda-feira, setembro 24, 2007

Hoje apetecia-me...


















ficar assim! Posso?

domingo, setembro 23, 2007

Vida - Encandescente

VIDA













A pintura da vida perfeita que nos impingem,
Indiferentes, inconscientes, intelectualmente indigentes,
Acríticos, conformados, resignados,
Olhos postos na TV.
O livre arbítrio num comando que nos controla,
A apatia que se cultiva e nos consola,
Não questionar, não contestar
Que a vida muda fazendo zapping,
Mudando o canal.
E a ilusão que se vive todos os dias,
A ilusão da liberdade
Uma utopia,
Condicionados, aprisionados
Normas, leis, regras, moral.
O tédio e a indiferença num sofá que acomoda,
Olhos vazios adorando um deus que é um ecrã.
E o dia de hoje e o dia de ontem sempre iguais
Nunca mudança,
Igual o passado ao dia presente,
Igual o futuro
O amanhã.

Encandescente

sexta-feira, setembro 21, 2007

Sempre fui uma pessoa ansiosa.














Por exemplo na véspera de alguma coisa que tenho que fazer, uma viagem, uma ida ao médico, etc, etc, é que fico mais agitada.
Se passo por algo terrível, resolvo tudo "pegando o touro pelos cornos", supero e só depois é que fico completamente prostrada e por diversas vezes fui parar ao hospital - diagnóstico...vesícula. Feitos os exames não encontravam nada.
Finalmente com médica de família, que desde já digo "é excepcional", perante este cenário bem esporádico, estudou, analisou e disse-me que era tudo provocado pela ansiedade e mais esquisito ainda...sem sintomas de medos era sempre após algo traumático. Isto já vem do tempo da guerra.
Assim quando passo por uma situação um pouco mais...enfim...tomo um quarto de um comprimido receitado por ela, não dá sono nenhum, acalma a parva da vesícula e assim livrei-me do mal-estar terrível do após.

Podemos desencadear uma "fobia" e a única que tenho é de "multidões" e depois de ler o artigo abaixo, aqui aponto como causa provável "os dois dias e duas noites que passei no aeroporto de Luanda num mar de gente empacotada, silenciosa e opaca para fugir sem saber para onde"!
Se vou a conduzir e deparo-me com um acidente, onde tudo começa a empacotar-se num hábito tipicamente português "cuscar", nada se altera em mim excepto uma raiva perante os cuscos que só empatam. Agora por exemplo, estar num concerto com tudo ao molho e fé em Deus, não seria capaz. Já fui mas todos sentadinhos. Num estádio de futebol? Nem pensar.
Falo das multidões compactas e não das que me dão um certo espaço.

Andava eu por aqui a ler e encontrei algo muito interessante (pouco coincidente no meu tipo de ansiedade, talvez pela minha forma de ser, não fosse eu a aberração da psiquiatria e psicologia - dito por um grande amigo meu que exerce as duas especialidades - gargalhadas) e que nem sequer sabia que havia "nomes pomposos para tantos medos"...mas não encontrei o nome que dão à "fobia de multidões" a não ser que tenha visto mal!

O artigo:
"Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido,nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc.
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. No entanto, o termo ansiedade está de certa forma interligado com o a palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter o medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
Esses dois aspectos tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha, acredita-se que de certa forma, alguma palavra dita no seu passado por alguém, uma ofensa, um comentário, uma atitude negativa em relação a pessoa que sofre desse mal, pode ser a causa principal do surgimento desses sintomas.
É necessário então que a pessoa encontre um meio de superação e continue vivendo, tendo a certeza, que as coisas ruins vividas no passado servirão apenas de crescimento e amadurecimento futuro.
A actividade física está associada à redução de estados de ansiedade.
As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas. Muitos resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autónomo, que controla o "reflexo ataque-fuga".Outros são " somatizações", ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas fisicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular. Cerca de metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito.
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou freqūência pode se tornar patológica e acarretar em muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade.

Lista de fobias - Esta lista traz a relação das fobias, ou seja, dos medos mórbidos, identificados pela Psiquiatria. "

Perante isto há que respeitar quem sofra de tais fobias, umas bem mais graves que as outras e nunca gozar com a situação de quem padece.

terça-feira, setembro 18, 2007

Quem são os CONVENCIDOS DA VIDA?



















No corre-que-corre, o convencido da vida não é um vaidoso à toa.
Ele é o vaidoso que quer extrair da sua vaidade, que nunca é gratuita, todo o rendimento possível. Nos negócios, na política, no jornalismo, nas letras, nas artes. É tão capaz de aceitar uma condecoração como de rejeitá-la.
Depende do que, na circunstância, ele julgar que lhe será mais útil.
Para quem o sabe observar, para quem tem a pachorra de lhe seguir a trajectória, o convencido da vida farta-se de cometer «gaffes».
Não importa: o caminho é em frente e para cima.
A pior das «gaffes», além daquelas, apenas formais, que decorrem da sua ignorância de certos sinais ou etiquetas de casta, de classe, e que o inculcam como um arrivista, um «parvenu», a pior das «gaffes» é o convencido da vida julgar-se mais hábil manobrador do que qualquer outro.
Daí que não seja tão raro como isso ver um convencido da vida fazer plof e descer, liquidado, para as profundas.
Se tiver raça, pôr-se-á, imediatamente, a «refaire surface».
Cá chegado, ei-lo a retomar, metamorfoseado ou não, o seu propósito de se convencer da vida - da sua, claro - para de novo ser, com toda a plenitude, o convencido da vida que, afinal... sempre foi.

Alexandre O'Neill, in 'Uma Coisa em Forma de Assim'

domingo, setembro 16, 2007

COMO ENFRENTAR UMA SEGUNDA-FEIRA...

Oiçam e ao acordarem lembrem-se, animem-se, façam os rituais a dançar, a pular e a sorrir



para que não digam

sexta-feira, setembro 14, 2007

BOM FIM DE SEMANA

terça-feira, setembro 11, 2007

11 de Setembro

11 de Setembro de 2001













O dia em que o mundo parou completamente atónico.
O meu silêncio perante as vítimas do Worl Trade Center!!!!
Não se conteve a sede de vingança de um ego tão fragilizado e quando assim é:
O mesmo silêncio perante as vítimas diárias no IRAQUE que para mim foi e será o maior erro da história mundial!
Os homens não aprenderam e nunca aprenderão que com actos inadequados, imbecis, inoportunos... o justo pagará sempre pelo pecador.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Ténis - FINAL DO US OPEN - 2007

09/09/2007 TÉNIS
Open EUA













A tenista belga Justine Henin, número um do “ranking” WTA, conquistou esta madrugada, o seu segundo título no quadro feminino do Open dos EUA, ao bater na final a russa Svetlana Kuznetsova, quarta cabeça-de-série da competição, em dois “sets”, com os parciais de 6-1 e 6-3. Com mais este troféu, obtido em Flashing Meadows, Nova Iorque, Henin somou o sétimo título de Grand Slam da sua carreira.


10/09/2007 TÉNIS
US Open











O suíço Roger Federer acaba de ganhar o Open dos Estados Unidos, ao bater na final o sérvio Novak Djokovic, com os parciais de 7-6, 7-6 e 6-4.
A partida durou duas horas e vinte e seis minutos de grande ténis, como se avalia pelos resultados dos parciais.
Roger Federer, nº1 mundial e primeiro favorito, venceu pela quarta vez consecutiva o torneio estadunidense.

Djokovic, nº3 do “ranking ATP”, 20 anos, é o terceiro tenista mais novo a disputar a vitória no Open dos Estados Unidos e esta foi a sua primeira final num torneio do Grand Slam.

Acompanhei este torneio e ontem foi um delírio!

Num dos encontros, o jovem sérvio Novak Djokovic, muito expressivo, bem disposto, imitou os "tiques" de Rafael Nadal e da menina bonita do ténis que ontem se encontrava no meio da sua comitiva de apoio Maria Sharapova.

Quem acompanha o ténis como eu...é de facto o máximo, ora vejam




e um dia haverá quem o imitará, já que quando está a servir chega a bater 10, 15 e já chegou às 28 vezes com a bola no solo para desespero do adversário.
Mas ontem não, talvez por aconselhamento do seu treinador e devido a penalizações o máximo foram 8 vezes.

sábado, setembro 08, 2007

Michael Bolton

Michael Bolton - When a Man Love a Woman




A felicidade só de alguns... mas que todos deveriam ter direito!

sexta-feira, setembro 07, 2007

Livro- A Estrela de Joana de Paulo P.Cristovão

















(...)
"Cristovão olha para o céu. Está estrelado. Limpo. Uma estrela cadente, coisa rara de ver numa cidade poluída, rasga o céu.
Para si é Joana que lhes agradece.
O já ex-polícia sorri para o ceú e diz, enquanto acompanha a sua trajectória:

- Até sempre grande Joana...até sempre!"

Uma obra de leitura fácil, numa narrativa acessível de um trabalho de bastidores além cortinas e longe de "passadeiras vermelhas" mas com uma entrega total.

Só posso dizer que o li de seguida e apetece-me dar-lhe um abraço (impossível) mas fica entregue no meu:

MUITO OBRIGADO PAULO PEREIRA CRISTÓVÃO

quarta-feira, setembro 05, 2007

Uma simples mudança...

Quando alguém quer mudar de casa, de carro, de...de...de... muda!
Pois muda, mas por vezes ficamo-nos pelo sonho e isso não deixo por mãos alheias porque corro sempre atrás dele até o agarrar.
Quando nos juntamos, comer na cozinha é impensável e na sala é um pouco melhor, mas queria uma sala maior.
Como tenho a varanda fechada e o estore à entrada, resolvi tirar as duas portas de vidro ficando apenas as calhas de alumínio, o que os meus genros já tinham tentado mas não conseguiram, porque há trinta e tal anos as mesmas eram postas antes de acabarem a construção. Aquele metro dava mesmo jeito.
Resolvi meter mãos à obra. Levantando um pouco a calha verifiquei que a mesma estava aparafusada na pedra mármore, ou seja, eu julgava que estaria no cimento e que a pedra mármore envolvente era apenas adorno.
Olha que maravilha.
Mas 48 parafusos eram demais,já que sempre houve uma certa desafinação entre mim e os tipos porque a fazer certas "obras" sou esquerdina.
Falei com o electricista daqui debaixo que logo se prontificou e com uma maquineta em quinze minutos retirou tudo, também a porta de madeira (as três pesadas p'ra caramba)que tinha entre a cozinha e a marquise detrás e arrumou tudo atrás de um armário. Irão para o lixo caso o senhorio não queira guardar no seu armazém.
Com uma massa tapei os buracos dos parafusões, limpei tudo e a pedra mármore ficou branquinha.
Fiquei com o estore que raramente é usado, com uma sala maior e com a cozinha sem uma porta que só dava jeito quando fechava o Pompom.
As próximas alterações só depois da filha ir para o seu novo ninho!
E assim realizei um sonho de ter uma casa maior!!!

segunda-feira, setembro 03, 2007

ESTRUNFES

Quem se lembra?



- 1981 -

Quando as minhas filhas eram pequenas fui colecionando os "Estrunfes" e ambas brincaram tanto com eles.
Há tempos fui buscá-los e agora são as netas que brincam.
Hoje comprei um dvd numa "mega promoção" e porque o encontrei ocasionalmente naquela balbúrdia. Já o vi e realmente são uma delícia.
Amanhã vou ficar umas horas com as netas e vai ser a surpresa do último dia de férias, mas se almoçarem "tudinho".