Estou sempre atenta às alterações do código da estrada.
Não irei falar das rotundas e outras mas da nova proibição/restrição do uso da faixa do meio.
Fui com uma amiga visitar a minha filha mais nova que estava de folga.
Um dia magnífico e felizmente não apanhei trânsito algum, excepto na malfada IC-19.
Passada a Ponte 25 de Abril, aí vou eu na auto-estrada norte-sul. Pela direita, claro. Reparei que atrás há muito vinha um carro da polícia . Mas apanhei uma fila de cinco carros, entervalos com quatro camiões numa velocidade que dava para adormecer. Estavam no seu direito, o que respeitei, mas eu queria ir um pouco mais depressa e como tal fiz a sinalização e fui para a do meio, mantendo a velocidade de 100km/h até poder ultrapassar todos eles, completamente tranquila já que não me meteria entre os ditos carros e camiões.
Foram para aí uns cinco minutos e retornei à da direita, sempre na velocidade de 100km/h. Como sabem o máximo era 120km.
O carro da brigada de trânsito (devidamente identificado por mim) seguiu na do meio e foi à minha frente e ambos mantivemos a mesma velocidade, ou seja os 100km/h
Às tantas fizeram-me sinal para encostar.Disse para a minha amiga, estes querem festa, vamos ter calma porque pode ser encenação para o qual vou já prevenir-me, ou seja só pararei ali à entrada daquela área de serviço e assim fiz-me de desentendida. Foram mais meia dúzia de metros, fiz-lhes sinal e comecei a abrandar, parando atrás deles mesmo à entrada da tal área, sem desligar o carro, com a 1ª. engatada, sem abrir as janelas, sem destrancar e muito menos sair.
Os dois sairam, cumprimentaram-me batendo-me a pala e pediram-me os documentos e para sair.
Enjaulada, peguei no telemóvel e disse-lhes: mostrem primeiro a vossa identificação, o que fizeram de imediato e lá estava o craché semi-oculto pelo colete, o que me pediram desculpa. Fingi que falava ao telemóvel mas atenta aos movimentos deles...sim, sim é a matrícula tal...carro tal. Ok! obrigado estou mais descansada.
Desliguei o carro e sai, saimos, vestindo de imediato os coletes. Ando sempre com três!
Parece que a senhora estava com medo.
Não Sr.Guarda, jamais por ser fiscalizada o que acho que deveria haver mais, mas todo o cuidado é pouco quando se sabe do que o senhor sabe melhor do que eu e principalmente por não ser uma "normal operação stop" mas um vigilância rotativa, não é bem este termo, mas o que nunca me aconteceu. Socorro-me dos números SOS dos placards das auto-estradas.
Para mim o seguro morreu de velho e se houvesse algo estranho, arrancaria de imediato, daí não ter parado ali mais atrás.
A minha amiga já estava do meu lado e ela que me conhece sabe bem como eu sou e viu o meu olhar de espanto perante dois homens que mais pareciam ter saído de uma tela de cinema. Um mais velho e de cabelo grisalho com uma voz off e um mais novo não com menos qualidades...mas que fiquei com as vistas refrescadas.
Lá viram os documentos, o triângulo, etc... mas valha-me deus...aqueles olhos, aquele andar, aquele cavalheirismo e chegámos à fase de soprar o balão.
Bebeu? sim e muito
Droga-se? sim e muito
Toma sedativos? sim e muito
(a minha amiga afastou-se a rir)
Minha senhora não é possível, porque como vinha a conduzir é impossível.
Pois é Sr.Guarda eu sou do contra. A todos que o Sr. pergunta ninguém conduz bêbado, drogado ou sedado, os conta quilómetros estão errados, são míopes, são os mais respeitadores ao volante, mas a sinistralidade está aos olhos de todos. Mas a juntar a tudo isso, os que cumprem tudo e mais alguma coisa levam com eles em cima e vamos desta para melhor. Um carro é a arma mais mortífera. Estou certa ou errada?
Está certissima. Aiiiiii que voz minha santainhada das terras vermelhas. Só comigo!
Já assoprou no balão?
Nunca!
Então vamos lá.
Assoprei mas não o suficiente.
Tem que ser com mais força.
Então Sr.Guarda mude o kit por favor.
Mudar, mas não é preciso.
No meu entender é, porque o que assoprei já ficou com um registo e sfv quero isso tudo direitinho e não me apetece ir para a esquadra.
Nem refilou e mudou. Reparei nas mãos...aiiiii que mãos!
Assoprei de tal forma que até o pobre se assustou.
ZERO, ZERO, ZERO
Está tudo em ordem, pode seguir, boa viagem e seja sempre a pessoa que demonstrou ser.
Ok Sr. Guarda e o senhor continue a ser o galã de cinema que é, ou será que ainda não percebeu? Você é lindo demais e que seja tão lindo por dentro como é por fora. Parabéns à senhora sua mãe!
Riu-se, abanou a cabeça, bateu a pala e eu arranquei.
Eu e a minha amiga não rimos, gargalhamos e ela disse-me tu tens uma lata.
Pois é mas de que serve a lata? Olha que porra, já viste que os "bons" estão ocupados?
Ocupados?
Claro rapariga o homem tinha uma aliança no dedo. Mas valeu a pena esta paragem, porque vejo melhor o caminho, fiquei feliz por não ter sido uma silada e acima disso porque refresquei as vistas e dei asas à imaginação E tu também e não digas que não. Já pensaste bem? Ai ué mamã!
Já em casa da minha filha mal olhavamos uma para a outra desatavamos a rir. A minha filha que conhece muito bem a mãe que tem...mãe o que aprontaste? Euuuuuuu? e a minha amiga contou na maior das risadas.
A minha bebé agarrada a mim: oh mãe tu és a alegria em pessoa, mas a avó se tivesse vindo tinhas levado na carola, ah tinhas tinhas. Mas vou contar ao teu genro.
Com a tua avó presente seria diferente, porque já são quase oitenta anitos e podes contar à vontade.
Tirando este refrescar de vistas, foi um dia feliz por ver a minha filhota tão feliz.