quarta-feira, fevereiro 27, 2008

DESAFIO - 6 insignificâncias











Fui desafiada pela Cléo do Páginas da Nossa Vida para falar de seis insignificâncias sobre mim. Foi difícil já que eu, por si só, sou uma insignificância. Mas numa ginástica mental lá elaborei a meia dúzia:

1- Sou viciada na leitura, do mais rasca ao top gama e por vezes fico furiosa pela má qualidade de tantos textos e pela altíssima compilação de palavras que questiono-me se o próprio autor entendeu o que escreveu. Dou-vos dois exemplos: "Modo prático de aprender futebol" e "O erro de Décarte". Não se riam, porque eu e o futebol nunca nos entendemos ponto final! "O erro" ofereci à minha filha mais velha que foi-me explicando mas desisti porque ia dando em maluca (gargalhadas) mas cada um é p'ro que nasce!

2- Estar sentada num jardim, à beira mar, numa esplanada ou até numa fila de trânsito e observar o comportamento dos outros. Anoto e tenho uma compilação giríssima porque já vi de tudo, desde brincarem como crianças (uma delícia) até tirarem os macacos do nariz (ca nojo).

3- Fazer croché ou trabalhos manuais, para mim uma das melhores terapias.

4- Fazendo minhas as palavras da Cléo, tenho uma tara pela figura do Pai Natal e já tenho oitenta miniaturas, quase todos oferecidas vindos dos quatro cantos do mundo.

5- Saudar em alta voz quando entro em qualquer sítio e dar dois dedos de conversa a quem se abeira de mim pelos mais diversos motivos.

6- Rir-gargalhar e transmitir/distribuir o meu sorriso, já que rio até de mim própria e assim conquisto o mundo e torno a minha vida tão cheia de nadas e nadas tão cheios de tudo!

Vou acrescentar mais uma, para mim a pior de todas:

7- Comprar roupa e calçado porque se pudesse andaria nua!

Agora os desafiados:

Wind
Boop
Raul
Elipse
Ivamarle
Odele

domingo, fevereiro 24, 2008

Um domingo em cheio!




Para hoje tinha agendado várias tarefas:
- comprar para a minha mãe o livro da Felicia Cabrita-Massacres em África.
- comprar elástico redondinho para a filha acabar o fato de "leão com penas" que fez para a minha neta mais velha que vai entrar numa peça teatral.
- arranjar uma caixa para levar o fato para o colégio
- dar apoio ao meu genro que ia fazer limpeza à garagem do pai, para ser entregue ao senhorio. Está num lar e infelizmente sem qualquer hipótese de retorno.
- ver a final de ténis no Katar.
- ver a final de sky fly na Alemanha.

Acordei cedo e como sempre bem disposta.
Resolvi ir à Fnac do Cascais Shoping. Convidei um casal meu vizinho que raramente saem porque estão completamente sózinhos. Sou eu que tomo conto da sua casa e das despesas inerentes da mesma, quando se ausentam para irem ter com os filhos a um país tão distante. Mais cedo ou mais tarde ficarão por lá...e eu sinto sempre muito a falta deles, apesar de me telefonarem tantas vezes.
Lá fomos no meu carro laurear a pevide.
Demos uma pequena volta para que ela ficasse a conhecer já que nunca tinha ido ao shoping. Comprei o livro na Fnac, saimos e a meio parei a olhar... e as lágrimas caiam-me em catadupa. Então vizinha? não fique assim, bateu a saudade da sua pequenina não foi? Claro...e se eu já não gosto de shopings...agora então fujo ainda mais! Mas já passou...embora passear!
Seguimos por Cascais e levei o senhor ao seu antigo trabalho. Reviu os amigos, tomamos um café e uma bela torrada à borlix e de os ver tão felizes eu fiquei ainda mais.
Porque irão embora dentro de dias, queriam ir almoçar fora, mas combinei para esta semana porque tinha o resto das tarefas, o que riram a bom rir!
Deixei-os aqui e fui ter com o meu genro. Já tinha arrumado quase tudo. Ajudei a pôr no contentor o que estava deteriorado e o que aproveitou meteu num saco que iria pôr na casa do pai, um bocado mais longe da dita garagem. A casa por enquanto ficará na mesma até ao dia em que o senhorio reclamar.
Entreguei-lhe o elástico e a dita caixa para o fato, porque hoje não ia ver netas senão lá se ia o desporto para o maneta e até porque ontem estive com elas.
Depois fui levar o livro à minha mãe e vim para casa.
Almoçei e estive a ver o desporto. A filha mais nova telefonou quando chegou do trabalho, estava tudo bem com ela e com o marido e os sogros iam lá jantar.
Comecei a fazer o jantar. Arroz de polvo e lembrei-me dela já que é vidrada no meu arroz de polvo.
Quando fui jantar é que reparei a dose que fiz. Caramba como os hábitos demoram a passar e onde eu estava com a cabeça? Sempre fiz jantar para as duas, mas de forma a dar para o meu almoço e para ela levar para o dela.
Um panelão, quando deveria ser uma panelinha. Cum caraças e bateu de novo a saudadezinha malandra mas gostosa porque sei que está bem, feliz e mimada por ele e pela familia dele o que me dá um grande conforto.
Telefonei e disse querem arroz de polvo? venham buscar.
Oh mãe não gozes, com este temporal? Amanhã estou de folga se quizeres vem até cá!
Daqui até lá é uma hora e um quarto e outro tanto para cá e pelos horários de ambos só lá vou de tempos a tempos.
Amanhã não posso, vou levar a tua avó ao médico.
Leva à mana e à avó...ah mas eles não gostam!
Não te preocupes filha que eu cá me arranjo e sabes que não gosto de estragar comer.
Fiz uma dose e levei a este casal que adoro.
Fiz outra e levei à minha amiga e vizinha, mas oh que pena, não estava!
Fiz outra num prato descatável com talher e tudo e fui levar ao jovem que, pela quinta vez fugiu do "acolhimento" e voltou uma vez mais ao vão da escada do prédio aqui perto.
Congelei três doses. Jantei e tenho almoço para amanhã.

Já escondi a panela grande, porque o hábito pode-se repetir e lá ando a comer o mesmo durante uns dias.

A vossa sorte é não morarem aqui perto senão levavam com o arroz da Fatyly.
Solto a maior gargalhada do mundo e penso que sou mesmo parva e taralhoca não concordam?

UM GESTO MEU PARA FLÁVIA

A Odele fez-me este desafio:

"É engraçado que mesmo falando o mesmo idioma nossos sotaques são tão diferentes. Gosto muito do sotaque portugês e tenho curiosidade em saber como lhes soa o nosso português aqui do Brasil. (não vale ser gentil, tem que ser sincera)."

Sempre fui e sou sincera e não digo nada só por gentileza ou para agradar.
Estive a pensar nos três anos que vivi em Sampa, mais ali em Stº.André mas dentro da Vila Maria.Não irei falar de tristeza que daria para outro post, vou falar de alegria, até porque vou falar com:












Flávia tu nem imaginas o sufoco que foi a viagem de Luanda (Angola) até Lisboa e depois para o Brasil, ambas de quase dez horas de voo.
Devido ao calor, saí quase núa (pelada) de Luanda - 45 graus. Aterrei em Portugal com 4 graus e muita chuva e foi no aeroporto que me deram agasalhos, agasalhos que me serviram na viagem para o Brasil, onde tirando agasalho atrás de agasalho, fui-me despindo, fazendo o mesmo à minha filha, com apenas seis meses e aterrámos com 36 graus. Calor-frio-calor...só podia dar nesta rica peça que sou hoje!
Quando sobrevoava Rio de Janeiro, vi a vossa baía tão parecida com a da minha terra e consegui fazer algo que nos últimos dois anos já não fui capaz: chorar, chorar, chorar.

Completamente estourada com as dez horas de viagem, ainda aguentei mais quatro pois fomos de carro até São Paulo.
Vivi na Vila Maria, um bairro pequeno mas acolhedor, como acolhedores são todos os brasileiros e comecei a ouvir a vossa voz tão melodiosa e muito doce"meleca de podre".
Para eles eu era a Dª.Portuguesa.

Foi fácil arranjar amizades e como não trabalhava, falava com a vizinhança e aí começou a ciranda das palavras que quando me esquecia provocava uma risada geral. Não adquiri o vosso sotaque, mas tive que me adaptar a um novo dicionário. Ah pois claro então vê lá tu a trapalhada nesta pequenina amostra:

Por cá: Por aí:
Você...............Senhor
Tu.................Você
Talho..............Açougue
Costoleta..........Bisteca
Rebuçado...........Bala
Rapariga...........Menina
Rapaz .............Menino
Criança............Moleque
Bébé...............Neném
Bom................Gostoso
Carrinha...........Combi
Café/pastelaria....Padaria
Fresco.............Gelado
Frigorífico........Geladeira em Angola Geleira
Arca frigorífica...Frizi
Mesa de cabeceira..Criado mudo
Camisa de dormir...Camisola
Fato de homem......Terno
Sanita.............Privada
Casa de banho......Banheiro
Rebuçado...........Bala
Gargalhada.........Risada
Fita cola..........Durex
Durex..............Camisinha

e misturar tudo isto ao "gerúndio"? eu ficava com uma "coçeira" verbal daí ser a Dª.Portuguesa. Conforme eu aprendi termos tão vossos ensinei os nossos. Mas menina não digas nada, com tudo isto estraguei muito o português de Portugal.

Mas sabes Flávia, Portugal está cheio de brasileiros fazendo de tudo um pouco. Sempre aprendi que quem é ladrão ou gente boa na sua terra, é o mesmo em qualquer lado do mundo,

Gosto muito da melodia da vossa verbalização, da vossa forma de enfrentar a vida, da vossa alegria, da vossa música, do carinho, da forma como saúdam as pessoas, do clima, das praias, da comida, da maria-mole e pé de moleque (até cresceu água na boca) das cores da vossa bandeira, etc.

Também gosto muito de Portugal, mas há certos portugueses que...deixa prá lá, vamos falar de coração!

Flávia porque já és minha/nossa e tens tantos pais, mães, irmãos e irmãs, gosto muito de ti e em brasileiro: êta menina como eu amo você!

As músicas têm o significado que lhes damos e escuta estas de duas cantoras portuguesas - Rita Guerra e Sara Tavares, porque de facto não consigo "chegar a ti" mas "longe do mundo estou perto de ti", com um enorme xicoração de força à tua mãe CORAGEM!



sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Anos 60, 70, 80 - II

Um comentário do Xistosa elevado a post.

Não coloquei no anterior porque não deu.

O que aprendi nesses anos, 60, 70 e 80:

- Aprendi que os peixinhos dourados não gostam de gelatina. (5 anos)
- Aprendi que o meu pai pode dizer um monte de palavras que eu não posso. (8 anos)

- Aprendi que a minha professora chama-me sempre quando eu não sei a resposta. (9 anos)

- Aprendi que os meus melhores amigos são os que sempre se metem em confusões.(10 anos)

- Aprendi que, se tenho problemas na escola, tenho mais ainda em casa (11 anos)

- Aprendi que quando o meu quarto fica da maneira que quero, a minha mãe mando-me arrumá-lo (13 anos)

- Aprendi que não se deve descarregar as nossas frustrações no irmão mais novo, porque o meu pai tem frustrações maiores e a mão mais pesada (15 anos)

- Aprendi que nunca devo elogiar a comida da minha mãe, quando estou o comer alguma coisa que a minha mulher preparou (25 anos)

- Aprendi que se pode fazer num instante, algo que nos vai dar dor de cabeça a vida inteira (27 anos)

- Aprendi que quando a minha mulher e eu temos, finalmente, uma noite sem as crianças, passamos a maior parte do tempo a falar delas. (28 anos)

- Aprendi que os casais que não têm filhos sabem melhor como se devem educar os meus (29 anos)

- Aprendi que é mais fácil fazer amigos do que livrarmo-nos deles. (30 anos)

- Aprendi que as mulheres gostam de receber flores, especialmente sem nenhum motivo. (33 anos)

- Aprendi que não cometo muitos erros com a boca fechada. (34 anos)

A PARTIR DAQUI MUDEI DE DÉCADA:

- Aprendi que existem duas coisas essenciais para um casamento feliz: contas bancárias e quartos de banho separados. (36 anos)

- Aprendi que a época em que preciso realmente de férias é quando acabo de voltar delas. (38 anos)

- Aprendi que sei que a minha mulher me ama quando sobram dois bolinhos e ela tira o menor. (39 anos)

- Aprendi que nunca se conhece bem os amigos até que se vá de férias com eles. (41 anos)

- Aprendi que casar por dinheiro é a maneira mais difícil de consegui-lo. (42 anos)

- Aprendi que se pode fazer alguém ganhar o dia, simplesmente enviando-lhe um pequeno cartão. (44 anos)

- Aprendi que as crianças e os avós são aliados naturais. (47 anos)

- Aprendi que quando chego atrasado ao trabalho o meu patrão chega cedo. (51anos)

- Aprendi que o objecto mais importante de um escritório é balde do lixo. (54 anos)

- Aprendi que é porreiro festejar o sucesso, mas não se deve acreditar muito nele. (60 anos)

MAS VOU CONTINUAR A APRENDER:

- Aprender que não posso mudar o que passou, mas posso esquecê-lo. (64 anos)

- Aprender que a maioria das coisas com que me preocupo nunca acontecem. (66 anos)

- Aprender que se esperas para te reformares, para começares a viver, esperaste tempo demais. (67 anos)

- Aprender que nunca se deve ir para a cama sem resolver uma discussão. (71 anos)

- Aprender que quando as coisas vão mal, eu não tenho que ir com elas. (72 anos)

- Aprender que talvez te amei menos do que deveria. (80 anos)

- Aprender que tenho muito que aprender. (90 anos) ...

e eu aprendi tanto com o que dizes aqui. Parabéns e obrigado! (57 anos)

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Anos 60, 70 e 80...



Poderia dizer tanto aos pais de hoje...mas ficará para um dia que me apetecer escrever:)

Comentário do Peciscas elevado a post

Este vídeo daria para escrever um longo comentário.
Mas, por agora não tenho tempo.
A gente, que viveu a juventude nesses tempos, começa por concordar sem pestanejar.
Mas, se reflectirmos mais um pouco, começamos a pôr questões.
Nós sobrevivemos a tudo isso.
Mas fomos nós. Porque muitos não sobreviveram.
Efectivamente, havia mais doenças infantis, a mortalidade era maior.
P. Ex. as gasteroenterites na miudagem eram mato...
É claro que tinhamos a liberdade de jogar a bola nas ruas. Mas, de vez em quando, eramos atropelados.
É verdade que não havia televisão nem net, e que tinhamos de inventar os nossos brinquedos. Mas vivíamos isolados do mundo.
Pouca gente tinha telefone.
Pouca gente tinha acesso a cuidados de saúde.
E, não se esqueça que, em Portugal, nos anos 60 e 70, qualquer jovem vivia sobre o costante pesadelo de ter que ir parar a uma guerra onde poderia matar ou morrer.
E, afinal, todo este saudosismo por tempos idos, é uma constante na história.Os nossos pais, recordavam, com saudade os seus tempos de meninice e diziam que os Beatles eram uns cabeludos que envenenavam a saúde mental dos filhos.
Enfim, cada época, tem as suas coisas boas e as suas coisas más.
E há que viver com todas elas, tentando saber separar o trigo do joio.

domingo, fevereiro 17, 2008

DESAFIO - 6 músicas da minha juventude

Fui desafiada pela Wind "para indicar 6 músicas que, na minha juventude, tenham feito "abanar o capacete".
Acontece que nessa época e devido à ditadura era tudo mais que controlado, não havia concertos mas apenas festas em clubes recreativos com bandas portuguesas bem desconhecidas que tocavam músicas dos conhecidos.
Nas festas organizadas no meu quintal e no quintal dos outros, em garagens, na praia, o som rafeiro do gira-discos ligado à bateria de um carro qualquer, dava de tudo um pouco, através de long-plays que cada um levava.
Dançavamos tudo mas as mais preferidas eram as que "dava para constituir família" podendo dessa forma curtir um pouco mais, no chega, encosta, cola, beija, esfrega e descola longe do olhar dos pais e de adultos que controlavam tudo. Era obrigatório convidar a malta vizinha porque caso contrário aparecia a polícia e às 22 horas acabada tudo, com a agravante de levarem o material que era tão rasca, mas o possível de arranjar. Já não falo quando punham a cidade à escuras.

É dificil de arranjar 6, mas lembro-me destas

- é meu, é meu, é meu - Roberto Carlos
- Tombe la Neije - Adamo
- Não sou digno de ti - Gianni Morandi
- San Franciso - Scott Mackenzie
e para finalizar:
várias dos: Pink Floyd, Chico Buarque, Beatles, Bod Dylan, Duo Ouro Negro, José Cid, Bonga, e muitos outros para não falar do que se fazia com dois simples tambores, uma ocarina e um kissange!

Apesar dos pesares...tive uma juventude tão feliz!!!!

sábado, fevereiro 16, 2008

DESAFIO - 12 palavras minhas preferidas

A Marta do Claras em Castelo desafiou-me para escrever doze palavras, que sejam as minhas preferidas.

Porque sou como sou, aqui estão as minhas doze em duplicado o que não implica que ande sempre no rapa-põe-tira e deixa:

- Amizade - porque faz parte de mim ser amiga até dos inimigos
- Beijo - dou imensos e adoro os que dou a portadores de "olhares opacos"
- Colo - algo que me sabe tão bem e é no dar que recebemos
- Diabruras - adoro fazê-las e causar surpresa e espanto
- Ecologia - ao pronunciar fecho a boca mas ao praticar protejo a natureza
- Família- um bem a preservar
- Gesto - quando praticado de forma gratuita e humana
- Hipócrisia - não deveria fazer parte do dicionário humano
- HOMEM - gosto tanto deles, e por vezes sabe bem contrariá-los ih ih
- Inocente - a quem sempre dou a minha mão
- Já - ...........é agora
- Luanda - o meu berço
- Mar - o meu melhor amigo
- Negativismo - raramente uso mas logo logo vai fora
- Optimismo - o que faz parte de mim
- Paixão - por tudo que engloba a palavra VIDA
- Querer - um verbo que pronuncio diariamente
- Rodopiar - é tão bom
- Sorrir - é tão bom e faz tão bem
- Transparência - sou o que sou e quem não gostar que não olhe
- União - um elo que ando sempre a consertar
- Visão - que nunca a perca
- Welwítshia - a planta mais bela que só existe no deserto de Angola
- Xícara - tão fino e útil: ohhhhh vizinho por favor dá-me uma...de açucar?
- Y - abolida do dicionário português:)
- Zanzar - o meu desporto favorito


Como sei que gostam tanto de desafios (gargalhadas) só podia convidar HOMENS:

- Finúrias
- Mfc
- Peciscas
- Francis
- Júlio César
- Ru2x
- Xistosa
- Carva
- Torquato de Luz
- LB


(fiz economia nos links já que estão ali ao lado)

e agora vou ZANZAR por aí!

Bom sábado

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

PRÉMIO: Diz que até não é mau blog

Prémios que recebi:

1-

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Postagem colectiva contra a pedofilia















Através do Peciscas, juntei-me nesta postagem colectiva.

A todos os Namorados!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

PARABÉNS MINHA NETA

Hoje já és grande, fazes 5 anos.

Aos teus papás o meu maior obrigado por ti e por estes cinco anos tão cheios de sobressaltos e alegrias.

Não façam cerimónias e sirvam-se à vontade.











e amanhã prometo ler-vos com atenção porque hoje tenho as encomendas habituais

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Prémio Nobel da Paz!

Ramos Horta e Xanana Gusmão foram alvo de atentados.

Ramos Horta ainda em estado grave vai ser transferido para Darwin-Austrália.

Alfredo Reinado, procurado pelas autoridades desde 2006, foi o o autor do atentado a Ramos Horta. Morreu no mesmo - menos um no xadrez da bestialidade humana.

Sinceramente ...um povo que lutou tanto pela sua liberdade continua a ferro e fogo às mãos de "bestas" que procuram a instabilidade, oxigenando "ares que vitimaram tantos inocentes".

Já era hora de pousarem as armas e calar os ódios pela sede do poder.

Que merda de mundo!

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Um dia feliz...
















Estou sempre atenta às alterações do código da estrada.
Não irei falar das rotundas e outras mas da nova proibição/restrição do uso da faixa do meio.
Fui com uma amiga visitar a minha filha mais nova que estava de folga.
Um dia magnífico e felizmente não apanhei trânsito algum, excepto na malfada IC-19.
Passada a Ponte 25 de Abril, aí vou eu na auto-estrada norte-sul. Pela direita, claro. Reparei que atrás há muito vinha um carro da polícia . Mas apanhei uma fila de cinco carros, entervalos com quatro camiões numa velocidade que dava para adormecer. Estavam no seu direito, o que respeitei, mas eu queria ir um pouco mais depressa e como tal fiz a sinalização e fui para a do meio, mantendo a velocidade de 100km/h até poder ultrapassar todos eles, completamente tranquila já que não me meteria entre os ditos carros e camiões.
Foram para aí uns cinco minutos e retornei à da direita, sempre na velocidade de 100km/h. Como sabem o máximo era 120km.
O carro da brigada de trânsito (devidamente identificado por mim) seguiu na do meio e foi à minha frente e ambos mantivemos a mesma velocidade, ou seja os 100km/h
Às tantas fizeram-me sinal para encostar.Disse para a minha amiga, estes querem festa, vamos ter calma porque pode ser encenação para o qual vou já prevenir-me, ou seja só pararei ali à entrada daquela área de serviço e assim fiz-me de desentendida. Foram mais meia dúzia de metros, fiz-lhes sinal e comecei a abrandar, parando atrás deles mesmo à entrada da tal área, sem desligar o carro, com a 1ª. engatada, sem abrir as janelas, sem destrancar e muito menos sair.
Os dois sairam, cumprimentaram-me batendo-me a pala e pediram-me os documentos e para sair.
Enjaulada, peguei no telemóvel e disse-lhes: mostrem primeiro a vossa identificação, o que fizeram de imediato e lá estava o craché semi-oculto pelo colete, o que me pediram desculpa. Fingi que falava ao telemóvel mas atenta aos movimentos deles...sim, sim é a matrícula tal...carro tal. Ok! obrigado estou mais descansada.
Desliguei o carro e sai, saimos, vestindo de imediato os coletes. Ando sempre com três!
Parece que a senhora estava com medo.
Não Sr.Guarda, jamais por ser fiscalizada o que acho que deveria haver mais, mas todo o cuidado é pouco quando se sabe do que o senhor sabe melhor do que eu e principalmente por não ser uma "normal operação stop" mas um vigilância rotativa, não é bem este termo, mas o que nunca me aconteceu. Socorro-me dos números SOS dos placards das auto-estradas.
Para mim o seguro morreu de velho e se houvesse algo estranho, arrancaria de imediato, daí não ter parado ali mais atrás.
A minha amiga já estava do meu lado e ela que me conhece sabe bem como eu sou e viu o meu olhar de espanto perante dois homens que mais pareciam ter saído de uma tela de cinema. Um mais velho e de cabelo grisalho com uma voz off e um mais novo não com menos qualidades...mas que fiquei com as vistas refrescadas.
Lá viram os documentos, o triângulo, etc... mas valha-me deus...aqueles olhos, aquele andar, aquele cavalheirismo e chegámos à fase de soprar o balão.
Bebeu? sim e muito
Droga-se? sim e muito
Toma sedativos? sim e muito
(a minha amiga afastou-se a rir)
Minha senhora não é possível, porque como vinha a conduzir é impossível.
Pois é Sr.Guarda eu sou do contra. A todos que o Sr. pergunta ninguém conduz bêbado, drogado ou sedado, os conta quilómetros estão errados, são míopes, são os mais respeitadores ao volante, mas a sinistralidade está aos olhos de todos. Mas a juntar a tudo isso, os que cumprem tudo e mais alguma coisa levam com eles em cima e vamos desta para melhor. Um carro é a arma mais mortífera. Estou certa ou errada?
Está certissima. Aiiiiii que voz minha santainhada das terras vermelhas. Só comigo!
Já assoprou no balão?
Nunca!
Então vamos lá.
Assoprei mas não o suficiente.
Tem que ser com mais força.
Então Sr.Guarda mude o kit por favor.
Mudar, mas não é preciso.
No meu entender é, porque o que assoprei já ficou com um registo e sfv quero isso tudo direitinho e não me apetece ir para a esquadra.
Nem refilou e mudou. Reparei nas mãos...aiiiii que mãos!
Assoprei de tal forma que até o pobre se assustou.
ZERO, ZERO, ZERO
Está tudo em ordem, pode seguir, boa viagem e seja sempre a pessoa que demonstrou ser.
Ok Sr. Guarda e o senhor continue a ser o galã de cinema que é, ou será que ainda não percebeu? Você é lindo demais e que seja tão lindo por dentro como é por fora. Parabéns à senhora sua mãe!
Riu-se, abanou a cabeça, bateu a pala e eu arranquei.
Eu e a minha amiga não rimos, gargalhamos e ela disse-me tu tens uma lata.
Pois é mas de que serve a lata? Olha que porra, já viste que os "bons" estão ocupados?
Ocupados?
Claro rapariga o homem tinha uma aliança no dedo. Mas valeu a pena esta paragem, porque vejo melhor o caminho, fiquei feliz por não ter sido uma silada e acima disso porque refresquei as vistas e dei asas à imaginação E tu também e não digas que não. Já pensaste bem? Ai ué mamã!
Já em casa da minha filha mal olhavamos uma para a outra desatavamos a rir. A minha filha que conhece muito bem a mãe que tem...mãe o que aprontaste? Euuuuuuu? e a minha amiga contou na maior das risadas.
A minha bebé agarrada a mim: oh mãe tu és a alegria em pessoa, mas a avó se tivesse vindo tinhas levado na carola, ah tinhas tinhas. Mas vou contar ao teu genro.
Com a tua avó presente seria diferente, porque já são quase oitenta anitos e podes contar à vontade.
Tirando este refrescar de vistas, foi um dia feliz por ver a minha filhota tão feliz.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Comunicado Urgente:














Devido a doença prolongada provocada por tantos cortes, para melhoria do estado actual da Nação, o PS e o PSD já começaram a correr atrás do "português" a pedirem por tudo que voltem a acreditar neles e que lhes dêm de novo o "penso para uma cura absoluta" !!!!

Olha, olha...eu se já não acreditava la-ri-lá-lá...vai-te catar e vê se me agarras!

domingo, fevereiro 03, 2008

Pirosa...e nas nuvens...

Então linda como correu a festa na escolinha?
Foi gira Bó
Foram todos mascarados?
Sim, Bó
O X foi de quê?
De cavaleiro, mas sabes de uma coisa? Eu gosto muito dele, mas já não é meu namorado
Então zangaste-te com ele?
Não Bó, deu-me um beijo lambuzado e eu não gostei nada
Coitado do miúdo, não sejas assim
Ai sou sim Bó e miúdo? ele já é um rapaz tem 5 anos
E tu uma rapariga porque estás quase a fazer 5 anos
Pois já sou muito crescida (e esticou-se toda)
E a X foi vestida de quê?
De princesa pirosa
Pirosa? explica-te lá
Com aquelas saias compridonas e coroas, ai Bó não gosto nada
Mas ela gosta e não devias ser assim, que ela se te ouvir fica triste
Ai sou sim, Bóooo, quando não gosto, não gosto mesmo!

Virando-me para a mais nova
E tu foste de quê?
Di fada e a têla foi a mamã qui fez.
E o vestido foi a Bibó (a minha mãe) que fez há muitos anos.
Xim, a mamã diti

Bó, Bó estás a ver, eu não gosto mas a mana ia linda.
Eu sei que são, mas a X também pode dizer que a tua irmã ia pirosa.
Ai dela Bó.
Mau, não estou a gostar nada disso, ai dela? vais-lhe bater? ai, ai.
Bó, oh Bózinha muita calma eu não bato nos mais pequenos, mas com os grandes defendo-me, oh se me defendo.
Então e se ela chamar pirosa à tua irmã?
Digo-lhe assim: a Fatyly disse que é muito feio chamar isso, ouviste pirosa?
(Segurei o riso)
Ela sabe lá quem é a Fatyly
Sabe, sabe porque já te viu muitas vezes e estás na fotografia da sala dos avós. Bó e também está lá a do Avô X que está no lar muito doentinho, do Y e da Avó X.
Sim linda eu já as vi.
Pois Bó eu só vou conhecer o avô Y e a avó X, um dia
Como assim?
Quando eu for velhinha,(abraçou-me)e Bó tem muita calma que tu só és um bocadinho.
Quando fores velhinha?
Sim Bó, velhinha e voar para as nuvens. Isso é morrer.
Ai é? olha que a avó também não sabia.
Pois a mamã e o papá também não sabiam lá muito bem, mas eu já sei porque na folha número cinco do livro da história que a minha educadora leu, diz lá isso.

Pluffffff fiquei sem fala!Ah filha, filha...como a história se repete e aguenta-te à bronca como eu aguentei!

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Para Flávia, Vivendo em Coma

O Peciscas dedicou a Flávia













o Post Sonoro-19

Oiçam e sintam o real valor de um gesto tão simples!

Fui com ele na roda em torno desta situação que me toca tanto.